sexta-feira, 14 de outubro de 2022

HUMILHANTE: ''População mais pobre dorme na rua pra conseguir atualizar cadastro no Auxílio Brasil''


No que seria o último dia para a atualização dos dados do Cadastro Único, pessoas dormiram na rua para conseguir atendimento na sede no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal. A fila começou a se formar ainda na noite dessa quinta-feira (13), com a chegada dos primeiros usuários.

Na manhã desta sexta-feira (14), o número de pessoas esperando pelo atendimento para a atualização das informações ficou ainda maior. Na fila, a reclamação das pessoas era de que o aplicativo não funcionava. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) recomenda o uso da tecnologia para que filas sejam evitadas.

Ao mesmo tempo em que as pessoas chegavam ao local, o Ministério da Cidadania anunciava a prorrogação do prazo para a atualização. Inicialmente, o limite era esta sexta-feira. Contudo, houve a extensão por mais 30 dias.

Nessa quinta-feira (13), em entrevista ao RN No Ar, da TV Tropical, o prefeito Álvaro Dias comentou sobre os problemas relacionados ao Cadastro Único. “Vou ver para que seja solucionado. O auxílio estásendo muito procurado pela a população. Nós temos como obrigação facilitar o acesso da população. Vou tomar providências para solucionar os problemas”, afirmou.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Portal da Tropical




Nenhum comentário: