sexta-feira, 19 de maio de 2023

Projeto de Lei do vereador Ildécio Oliveira cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia


Preocupado com as pessoas que sofrem com a fibromialgia, doença reumática que afeta a musculatura, o vereador Ildécio Oliveira, deu entrada na sessão desta quinta-feira dia 18, em um Projeto de Lei que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia.

O projeto prevê que a prefeitura municipal seja responsável pela emissão do documento que será válido em toda circunscrição do município de Parelhas, tendo o portador da referida carteira atendimento prioritário. 

O vereador falou sobre a importância a aprovação desta lei:

 "A aprovação da seguinte Lei é um importante passo no reconhecimento das limitações que a fibromialgia impõe aos pacientes. Devido às limitações físicas e psicológicas, os portadores da fibromialgia terão acesso ao atendimento prioritário em órgãos e empresas públicas, em concessionárias de serviços públicos e em estabelecimentos privados. A Lei se aplica também aos comércios que recebem pagamentos de contas. Diante do exposto, solicito o apoio dos nobres vereadores para aprovação desse Projeto de Lei.

Em razão da referida patologia ser uma doença de difícil diagnóstico, é muito comum que as pessoas por ela acometidas desenvolvam quadros depressivos. O isolamento é algo comum, pois o preconceito e a intolerância imperam justamente em decorrência de desinformação e do senso comum a respeito da fibromialgia. As pessoas acometidas não só merecem, mas precisam urgentemente de politicas públicas que as equiparem com as pessoas com deficiência, tendo em vista que as crises de fibromialgia prejudicam drasticamente a locomoção daqueles por ela acometidos." Disse o parlamentar



Nenhum comentário: