quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Ministra da Saúde anuncia revogaço de normas do governo anterior que “ofendem a ciência”

 


A nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, tomou posse no cargo na manhã de ontem terça-feira, 2, prometendo um “revogaço” em normas da pasta que “ofendem” a ciência. Durante o governo Jair Bolsonaro, a Saúde foi ocupada por uma ala ideológica que defendeu, por exemplo, o uso de medicamentos com ineficácia comprovada contra a covid, como a cloroquina.

“Serão revogados nos próximos dias as portarias e notas técnicas que ofendem, a ciência, os direitos humanos, os diretos sexuais reprodutivos e que transformaram várias posições do Ministério da Saúde em uma agenda conservadora e negacionista da ciência”, disse. “Nossa gestão será pautada pela ciência, pelo diálogo com a comunidade científica.”

Segundo a ministra, integram a lista de normas que serão revogadas “toda a parte de saúde mental que contraria os preceitos que nós defendemos, como humanização, luta anti-manicomial”. Nísia Trindade também citou que o ministério vai invalidar “retrocessos” na “questão da saúde de mulher”.

“Notas técnicas que contrariem as orientações científicas tais como recomendação de uso de cloroquina, hidroxicloroquina, dentre outras notas”, acrescentou.

A cerimônia foi acompanhada por ministros do governo Lula: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Ana Moser (Esportes) e Esther Dweck (Gestão), Cida Gonçalves (Mulher), Camilo Santana (Educação) e Sonia Guajajara (Povos Originários).

Nísia Trindade e seu secretariado chegaram à nomeação usando máscaras contra a covid-19, mas retiraram durante a cerimônia. O equipamento não vinha sendo usado pelo antecessor, Marcelo Queiroga.

Roberto Flávio



Nenhum comentário: