quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

NATAL: "Servidor público é preso durante operação do MPRN que investiga esquema de “fura-fila” na Saúde"


Um servidor foi preso preventivamente e outras três pessoas estão proibidas de exercerem suas funções públicas após uma operação deflagrada nesta quarta-feira (8) pelo Ministério Público.

A ação denominada “Operação Bom Samaritano” investiga um suposto esquema de “fura-fila” na rede de saúde pública de Natal e contou com o apoio da Polícia Militar. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e outros quatro de busca e apreensão na capital potiguar e em Parnamirim, na região metropolitana.

Entre os crimes investigados, há a inserção de informações falsas em banco de dados, cuja pena é de 2 a 12 anos de reclusão, e multa; e ainda associação criminosa, com pena de 1 a 3 anos de reclusão.

De acordo com as investigações do MPRN, há suspeita de que o grupo recebia vantagem financeira indevida em troca da marcação de consultas e procedimentos médicos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), ou realizavam tais marcações de acordo com pedidos de políticos municipais e estaduais.

Ainda segundo o que já foi apurado, as fraudes investigadas teriam sido cometidas principalmente na Unidade Integrada de Saúde da Cidade da Esperança (Policlínica Oeste) e muitos dos beneficiados sequer eram moradores da capital potiguar.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos investigados, em Natal e em Parnamirim. O servidor preso será encaminhado ao sistema carcerário potiguar. O material apreendido será analisado pelo MPRN para tentar identificar o envolvimento de outras pessoas no esquema fraudulento investigado.

O MPRN prossegue com as investigações acerca de outros servidores da SMS de Natal e de municípios do interior, bem como agentes políticos, que teriam participado desse esquema criminoso.

Ao todo, quatro promotores de Justiça, 13 servidores do MPRN e 24 policiais militares participaram da ação.



Nenhum comentário: