segunda-feira, 8 de maio de 2023

Deputados do RN topam serem lembrados como apoiadores da disseminação de notícias falsas


Deputados de direita do RN se dividem entre os que abraçam as fake news e os que titubeiam (Fotomontagem: Blog do Barreto)

No futuro a história apresentará a fatura do que os políticos de hoje fazem. Como hoje em dia é muito mais fácil fiscalizar como as bancadas votam sabemos como os nossos representantes se posicionam nos parlamentos.

Esta semana esteve em jogo um projeto fundamental para a melhora da qualidade de nossa democracia: o Projeto de Lei 2630, o famoso “PL das Fake News”.

O debate que deveria girar em torno de medidas para conter a disseminação de notícias falsas que levaram o Brasil a quase sofrer um golpe de estado em 8 de janeiro e provocou uma onda de ataques em escolas, mas terminou na discussão rasa sobre liberdade de expressão.

Nenhum artigo traz qualquer ameaça a liberdade de expressão. O que existe é a corresponsabilização da big techs, donas das redes sociais, pelo cometimento de crimes de seus usuários.

A preservação da democracia passa por medidas de combate as fake news. Dois oito deputados do Rio Grande do Norte somente Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ambos do PT, estão comprometidos com o projeto.

General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL, são beneficiários da desinformação e logicamente são contra a proposta. Já o “centrão” se divide entre os que sucumbiram as pressões das redes sociais como Robinson Faria (PL) e Paulinho Freire (União Brasil) e os que estão em cima do muro como João Maia (PL) e Benes Leocádio (União Brasil).

A história vai lembrar de quem um dia lutou para conter a propagação de mentiras na Internet, quem se beneficiou dos crimes, os que se acovardaram e os que pensaram nos próprios interesses.

Bruno Barreto



Nenhum comentário: