segunda-feira, 12 de junho de 2023

Classe política do RN que apoiou a venda da refinaria Clara Camarão deve ser chamada para defender as razões desse crime contra os potiguares


Vendida sob o governo Jair Bolsonaro, a refinaria Clara Camarão passou a ser operada pela 3R Petroleum esta semana. Primeira ação: aumentar a gasolina e o diesel acima do valor praticado pelas outras refinarias do país.

A Clara Camarão é a única compradora do petróleo produzido na região, gerando um monopsônio. Depois de refinar, o RN compra praticamene todo o combustível a ela. O consumidor final já pode sentir, me desculpa a ironia, a “promoção”. A gasolina pulou de cerca de 5.49 para 5.89 esta semana.

A classe política do RN entusiasta da venda deveria aparecer agora para explicar as vantagens estabelecidas pela operação. Políticos como Rogério Marinho, Betinho Rosado, General Girão, José Dias, Gustavo Carvalho e Getúlio Rego poderiam falar agora a respeito, já que foram favoráveis a medida.

PORTA GIRATÓRIA DO MERCADO

A 3R Petroleum tem como presidente do seu conselho Roberto Castelo Branco. Castelo Branco era o presidente da Petrobras quando os ativos do RN foram vendidas para a empresa. Ele esperou a quarentena e assumiu o conselho da 3R, que adquiriu a refinaria e poços no RN a valores abaixo de mercado. Após a compra, a empresa teve um crescimento em seus lucros em 1364%. 

FONTE: opotiguar.com.br, via Roberto Flávio



Nenhum comentário: