quarta-feira, 6 de novembro de 2019

FIASCO: "Petrobras salva governo no megaleilão do pré-sal"

Gente importante no governo já começou a fazer as contas do prejuízo político do resultado do megaleilão do pré-sal nesta quarta-feira.

O governo alardeou a arrecadação de 106 bilhões de reais, mas o leilão chegou mesmo a 69,9 bilhões de reais – e tudo graças à sofrida Petrobras que livrou o governo do fiasco completo.

Num leilão sem brigadores nem ágio – e sem o alardeado forte interesse de empresas estrangeiras –, a Petrobras compareceu com 62,7 bilhões de reais dos 69,9 bilhões de reais arrecadados.

Com uma fila de estados endividados já contando com dinheiro para fechar as contas, será difícil a vida de Paulo Guedes para entregar o que o governo prometeu – metade do terreno na lua sumiu.

Pelas contas atuais, os governadores dividirão agora um bolo de 5,3 bilhões de reais e não mais os 10,7 bilhões de reais previstos.

João Marcolino


Após fim da A2 Trader, investidores voltam atenção para outras empresas do RN

Após o encerramento das atividades A2 Trader nesta terça-feira (5), os olhares dos investidores potiguares e nacionais se voltam agora para três plataformas com promessas de ganhos bem acima da média dos que são registrados no mercado financeiro: Focus, Xpay e Inovabit.
As três empresas oferecem retornos de investimentos que todos os especialistas de mercado financeiro apontam que tais ganhos inexistem, principalmente ao se trabalhar com criptomoedas.
A Focus oferece retornos mais brandos e com oscilação, variando entre 12,42% e 19,01% ao mês, segundo números de resultados apresentados pela empresa em 2019. Já a Inovabit e a Xpay são mais agressivas no posicionamento. A Inovabit garante dobrar o capital investido em 50 dias e a Xpay garante um ganho de 5% ao dia.
As empresas apresentam algumas características em comum com a A2 Trader como: o recrutamento de investidores, ganhos diários reais, bonificação por metas e prêmios. Essas características não são comuns às corretoras de valores brasileiras registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
As corretoras, inclusive, nunca prometem ganhos reais, traçam um perfil do investidor antes de apresentar qualquer tipo de carteira ou fundo de investimento e, em raríssimos casos, oferecem algum tipo de premiação.
Blog do BG


PARELHAS: "Município renova manutenção da estrada da Comunidade Várzea do Barro"

Dando sequência ao trabalho de manutenção e recuperação de estradas rurais, a Prefeitura de Parelhas, por meio da Secretaria  de Agricultura em parceria com a Secretaria de Transportes, iniciou nessa quarta-feira (06),   melhorias na estrada que dá acesso à comunidade Várzea do Barro.
De acordo com o secretário de Transportes, Serginho, a Prefeitura realizou um mapeamento completo das estradas rurais que precisavam de serviços de manutenção. "O trabalho de recuperação de estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos. Estamos renovando a manutenção da estrada de acesso à comunidade Várzea do Barro, tendo em vista a aproximação da Festa de Nossa Senhora das Graças." concluiu o Secretário. 
A manutenção das estradas rurais tem sido uma constante da Gestão Municipal, promovendo a recuperação de estradas, melhorando a vida do produtor rural e dos moradores das comunidades rurais de Parelhas
.

ÉPOCA: "Com que objetivo um porteiro que trabalha há 13 anos no mesmo lugar iria comprar uma briga com o presidente da República?"

porteiro que escreveu "casa 58" no caderno da portaria do Condomínio Vivendas da Barra, onde Jair Bolsonaro e o acusado de matar Marielle Ronnie Lessa têm casa, não era nenhum novato no emprego.
Em seu depoimento, ele relatou que já estava havia 13 anos no Vivendas da Barra e, quando disse que a voz do outro lado da linha era do "seu Jair", sabia do que estava falando, pois "conhecia bem" a voz de Bolsonaro.
Falando nisso, uma pergunta central ainda precisa ser respondida: "com que objetivo um porteiro que trabalha há 13 anos no mesmo lugar iria comprar uma briga com o presidente da República e ou com um notório matador, Ronnie Lessa?"
Época

FRANCISCO DO PT: "Eu não tenho direito de enganar os servidores com ilusões e nunca farei isso"

O deputado estadual Francisco do PT usou as redes sociais para falar sobre a votação desta terça-feira (5), em que os parlamentares votaram o recurso apresentado pelo deputado Nelter Queiroz, pedindo para que o plenário da Assembleia Legislativa vote a emenda apresentada por ele e considerada inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.

A emenda concede reajuste de 16,38% para todos os servidores estaduais, o que é considerado ilegal, já que essa prerrogativa é exclusiva do poder executivo e é vedado ao poder legislativo qualquer matéria que possa gerar despesas para o Governo.

Diante disso, o deputado Francisco do PT votou contrário ao recurso apresentado por Nelter Queiroz e utilizou as redes sociais para explicar a posição dele.

“A Assembleia não pode votar projeto que concede reajuste a servidores e, portanto, cria despesa, porque essa é uma prerrogativa exclusiva do executivo. No dia em que os servidores negociarem com o governo e este enviar para a Assembléia uma proposta de reajuste, votarei favoravelmente com certeza. Mais do que votar: farei a defesa." 

Da maneira como foi encaminhado, ou seja, sem amparo legal, seria uma demagogia e uma enganação com os servidores votar favoravelmente num projeto apenas para criar ilusões numa categoria já tão sofrida. Meu compromisso com os servidores continua o mesmo, mas não dá pra brincar com coisa séria. Falsear a realidade, criando uma sensação momentânea de conquista que não tem nenhuma chance de se concretizar, não faz parte da minha história. 

Eu não tenho direito de enganar os servidores com falsas ilusões e nunca farei isso”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.

O deputado também argumentou durante a votação. “Quem tá votando a favor aqui, sabe que está votando em algo que é inconstitucional e sabe que não tem como essa emenda se concretizar. Teve deputado que disse aqui pra mim, que não teria coragem de subscrever essa matéria porque sabe que é ilegal e hoje, está votando favorável”, argumentou Francisco, concluindo que é preciso manter a coerência e ser honesto com os servidores.


VÍDEO: "Mais uma dica importante para o ENEM"

SANTANA DO SERIDÓ: "Projeto de Bolsonaro prevê extinção do município"

Em mais um de seus delírios, o presidente Jair Bolsonaro levará ao congresso nacional uma proposta  que risca do mapa mais de 1200 municípios em todo o país. Dentre eles, está a simpática Santana do Seridó, com pouco mais de 2.600 habitantes.

A ideia é que esses municípios, passem a ser distritos das cidades mais próximas, no caso de Santana, Bolsonaro que quer ela passe a ser distrito de Parelhas.

Talvez esse projeto não seja aprovado pelo Congresso, dificilmente os deputados e senadores votarão em um PL dessa natureza, mas a ideia do presidente é essa mesmo, extirpar os municípios de pequeno porte.

Só no Rio Grande do Norte, 49 municípios deixariam de existir.

Do Blog: "Desse governo eu não duvido de mais nada."




Joice Hasselmann chora e diz que ela e seus filhos estão sendo ameaçados de morte

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) se emocionou ao fazer um discurso, nesta terça-feira (5), na tribuna da Câmara. 

A ex-líder do governo no Congresso reclamou dos ataques e das ameaças que tem recebido nas redes sociais, disse que não se intimida e que vai identificar e levar à Justiça a “gangue” que faz campanha difamatória contra ela. Ela também relatou que tanto ela quanto seus filhos já foram ameaçados de morte.

“Essa moça tem dois filhos: uma jovem e um adolescente, de 11 anos. Nenhum de vocês sabe qual é o rosto dos meus filhos, por quê? Porque eles também já foram ameaçados de morte”, disse. “E o meu mais novo, semana passada, me disse: ‘Mãe, por que estão chamando a senhora de porca na internet?’ ‘Por que estão chamando a senhora de Pig na internet?’ Não foi a senhora que ajudou tanto esse governo?”. Nesse momento a deputada chorou.

Ela acrescentou: “E não vai existir homem com mandato, sem mandato, seja o que for, deputado, senador, presidente — não me interessa! —, não vai existir homem, nem mulher que vai fazer isso com a minha família. É pela minha família e é pela família de todos vocês, porque se nós não pararmos essa esquizofrenia, essa loucura, essa gangue, não teremos como reconstruir este Brasil, não teremos como reconstruir este país”.


Desde que deixou a liderança, a parlamentar passou a ser chamada de porca e Pig nas redes sociais por grupos ligados à família Bolsonaro. Também foram espalhadas montagens contra ela. “Foi a primeira vez que eu me senti vítima do mais sujo machismo”, disse Joice sobre os xingamentos.

Congresso em Foco









Proposta de Paulo Guedes poderá extinguir 49 municipios no RN

O governo federal quer acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total, o que é visto como indício de baixa sustentabilidade financeira. A ideia é que eles sejam incorporados por municípios vizinhos em 2025, o que significa que não haveria sequer eleição local em 2024. A criação de novas cidades também passará a depender da comprovação da sustentabilidade financeira da prefeitura.
A avaliação do governo é que foram criados muitos municípios sem sustentabilidade financeira, mas que acabam mantendo uma máquina de cargos e salários considerável, com prefeitura, secretarias e câmara de vereadores.
Segundo a estimativa mais recente do IBGE, 1.254 municípios brasileiros têm menos de 5 mil habitantes. No Rio Grande do Norte, há 49 municípios com essa característica.
Nem todos eles são de imediato passíveis de fusão. Mas a maioria com população inferior a 5 mil habitantes tende a ter arrecadação própria menor que 10% da receita total, o que significaria que precisaria ser incorporado por outra prefeitura, se a PEC for aprovada. Haverá um processo, regido por lei ordinária a ser aprovada no Congresso, para estabelecer o passo a passo da medida. “As próximas eleições (de 2020) não será afetadas”, garantiu o assessor especial do Ministério da Economia Rafaelo Abritta.
Tribuna do Norte