quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

PERGUNTAR NÃO OFENDE: "Porque Walter Alves e o MDB estadual não querem fortalecer o partido em Parelhas?"


Um fato estranho tem chamado a atenção dos observadores políticos aqui da cidade de Parelhas.

O presidente do MDB estadual e vice-governador do estado Walter Alves, tem rodado todas as cidades do Rio Grande do Norte, formando alianças e fortalecendo o partido nos município, e que, diga-se de passagem, está fazendo um trabalho de articulação muito bem feito.

Porém, ao que que parece, Parelhas, cidade governada por mais de 20 anos pelo MDB e aliados, está fora do radar do vice-governador, por aqui não se ver nem falar em Waltinho, alíás, mesmo quando a governadora esteve na cidade no último dia 12, o filho de Garibalde levou falta.

Todo mundo sabe, que todo mundo sabe, que o MDB de Parelhas, se apequenou, depois da derrota no pleito de 2020, entretanto o maior líder político do partido na cidade, ainda vive e tem poder de decisão na sigla a nível local.

Como perguntar nunca ofendeu, porque será que Walter Alves tem esnobado o munícipo de Parelhas?

Seria prevendo outra derrota? 

Ou ainda existe o sentimento de que o MDB poderia indicar o vice de Dr. Tiago?

Exite alguma coisa estranha no ar...

Há quem garanta, que Walter Alves sonha em está no palanque dos Bicudos, mas para isso, a vaga de vice precisa ser do MDB e o nome do ex-prefeito Alexandre é o mais cotado pra assumir esse papel.






PARELHAS: "Partido Verde deverá ser reativado e abrigar nomes importantes para disputa nas eleições de Outubro"


O PV(Partido Verde), poderá ser reativado aqui na cidade de Parelhas e abrigar nomes fortes e importantes que visam a disputa nas eleições de Outubro.

A informação é de que a federação que foi oficialidada para as eleições de 2022, PV/PT/PCdoB, e está obrigatoriamente mantida, deverá se repetir em várias cidades do estado, Parelhas é uma delas.

Para quem acompanha a política de perto e entende do assunto, na federação será  muito mais fácil a eleição ou reeleição de alguns nomes que já foram postos.

Para quem não lembra, o PV já exitiu em Parelhas e fez parte da coligação vencedora nas eleições de 2012, ajudando na reeleição do então prefeito Francisco do PT.

Agora na federação, o partido resurge forte e com nomes de peso, com chances reais de eleição.

No estado, o partido abriga a Deputada Eudiane Macedo, os deputados George Soares e Hermano Morais e o suplente Vivaldo Costa.





ALERTA: "Entenda a Doença X, que pode ser 20 vezes mais mortal que a Covid e será debatida no Fórum Econômico Mundial"


O Fórum Econômico Mundial que começou nesta segunda-feira em Davos e pretende reunir 52 chefes de Estado e governo. Nesta quarta-feira, um painel da Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende discutir sobre a temida “doença X”, que segundo os cientistas pode provocar 20 vezes mais mortes do que a pandemia de coronavírus.

“Que novos esforços são necessários para preparar os sistemas de saúde para os múltiplos desafios pela frente?” é a pergunta da sessão marcada para amanhã de manhã que contará com a presença de participantes como Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS; Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde do Brasil e Michel Demaré, presidente do conselho da AstraZeneca.

Mas o que é essa “doença X”? O termo foi criado pela própria OMS na tentativa de preparar o mundo para uma nova doença epidemiológica, como foi a Covid, que pode ser causada por um patógeno atualmente desconhecido. Ou seja, ela é uma doença, a próxima que vai aparecer, porém não sabemos qual ela é, mas sim que ela existe e que a população deve estar preparada para isso.

O objetivo da OMS foi criar uma forma de levar os cientistas a trabalharem em medidas médicas para evitar o aparecimento de ameaças infecciosas desconhecidas desenvolvendo novas tecnologias como vacinas e medicamentos.

Em 2017, a OMS adicionou a “doença X” a uma pequena lista de agentes patogênicos considerados de alta prioridade para pesquisa, juntamente com assassinos conhecidos, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS) e o ebola. A covid-19, por exemplo, era uma doença X, até desencadear a pandemia no final de 2019.

A lista atual inclui: covid-19, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, doença pelo vírus ebola e doença pelo vírus Marburg, febre de Lassa, síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e SARS, vírus Nipah e doenças henipavirais, febre do Vale do Rift, zika e Doença X.

Quatro anos depois da publicação da lista, em novembro de 2022, a OMS anunciava a criação de um grupo de mais de 300 cientistas para identificar agentes patogénicos que poderiam provocar futuros surtos e pandemias e que pretendia olhar nomeadamente para a “Doença X”.

O Globo