quinta-feira, 9 de novembro de 2023

PARELHAS: "Vereador Josivan Alves vem se destacando por aproximar as classes menos favorecidas do Poder Público"


Se tem uma coisa que o mandato do vereador Josivan Alves sabe fazer, dialogar com a sociedade parelhense.

O edil vem promovendo diversas audiências públicas e rodas de conversas, visando aproximar as pessoas que são colocadas as margens da sociedade, do poder público municipal.

Nesta terça-feira(07), o parlamentar promoveu uma roda de conversas para discutir o orçamento do município, com diferentes segmentos da sociedade, com o objetivo de ouvir, discutir e encaminhar demandas das instituições públicas como associações.

Trazer o povo para o centro do poder, é uma iniciativa louvável por parte do parlamentar.




TEM DOIDO PRA TUDO: "Deputado Bolsonarista diz que vai punir a filha se ela for bem na prova do ENEM"


O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou, nesta quarta-feira (8/11), que a filha “vai sofrer punição” se tiver bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A declaração do parlamentar ocorreu durante sessão da Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, que recebeu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.

Segundo o deputado, a filha, de 17 anos, participou da primeira etapa do Enem nesse domingo (5/11). No primeiro dia de prova, os candidatos responderam questões de ciências humanas e linguagens, além da redação.

Gayer defendeu, ainda, que “uma pessoa que se sai bem nessa abominação [no Enem] já não é mais um indivíduo, é um avatar ideológico”.

Enem
Manuel Palácios afirmou, durante a sessão da Câmara, que o Enem é construído a partir de critérios técnicos e objetivos. O presidente do Inpe, responsável pela prova, declarou que o exame apresentou questões contrárias ao agronegócio e ao capitalismo.

Palácios destacou que o candidato não precisa concordar com a opinião do autor da questão, mas interpretar o texto e responder o que foi pedido. “O que se pede, no comando do item, é que ele manifeste, ao assinar a resposta correta, que compreendeu o argumento do outro”, explicou.

Além do presidente do Inep, a Câmara trabalha para realizar uma audiência pública conjunta com as comissões da Educação, Fiscalização Financeira e Agricultura a fim de ouvir o ministro da Educação, Camilo Santana.

As questões do Enem têm sido alvo de críticas, principalmente da oposição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A segunda etapa do Enem ocorrerá neste domingo (12/11), quando os candidatos vão responder questionamentos relacionados a ciências da natureza e matemática.



ALERTA: "80 prefeituras do RN não conseguirão pagar o 13° salário"


O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, afirmou que pelo menos 80 prefeituras do Rio Grande do Norte não conseguirão cumprir com o pagamento do 13° salário e nem com os encargos previdenciários em dezembro.

Em relação ao pagamento do 13°, o presidente da Femurn afirmou que a data de previsão é que esse pagamento seja feito até o dia 20 de dezembro.

Já para os servidores estaduais, o secretário da Fazenda do Estado, Carlos Eduardo Xavier, esteve ontem 7 na Assembleia Legislativa do RN para discutir importantes pautas e afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para garantir o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores, mas ainda não tem uma data definida para o anúncio.

Carlos Eduardo ainda ressaltou que o Governo tem expectativas para o aumento da alíquota modal do ICMS para 20% em 2024, caso a medida não seja aprovada, o Rio Grande do Norte pode entrar em colapso fiscal e afetar o setor produtivo.

AgoraRN