quarta-feira, 4 de outubro de 2023

MOSSORÓ: "Ex-presidente da Câmara Municipal é condenada a 30 anos de prisão por corrupção passiva e peculato"


A ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró Maria Izabel Araújo Montenegro (MDB) foi sentenciada em mais um dos processos relativos à Operação Sal Grosso, deflagrada em 14 de novembro de 2007, pela 11ª Promotoria de Justiça.

O cumulativo de pena imposto à ela em regime fechado, mas com direito a recorrer da decisão, em liberdade, chega a “30 (trinta) anos e 1 (um) mês de reclusão e 370 (trezentos e setenta) dias-multa.”

Na mesma sentença, o magistrado Ricardo Antônio Menezes Cabral Fagundes, da 3ª Vara Penal da Comarca de Mossoró, também condenou marido e um dos filhos de Izabel Montenegro. José Nicodemus Holanda Montenegro, o marido, teve pena definitiva em 4 (quatro) anos e 8 (oito) meses de reclusão 75 (setenta e cinco) dias-multa. O filho Paulo Henrique Araújo Holanda Montenegro teve pena definitiva em 4 (quatro) anos e 8 (oito) meses de reclusão 75 (setenta e cinco) dias-multa.

A decisão do juiz foi em relação à Ação Penal do MPRN sob o número 0121290-69.2013.8.20.0106, considerando culpada a ré Izabel Montenegro (“Izabel da Caixa,” seu nome político à época), em crimes de corrupção passiva e peculato. Segundo os autos, Izabel Montenegro embolsava dinheiro de empréstimos contratados à Caixa Econômica Federal (CEF) por três assessores, além de empalmar remunerações de uma funcionária “fantasma,” lotada em seu gabinete.

No período, ela integrava o legislativo mossoroense, presidido por Júnior da Escóssia (in memoriam).

Ficou comprovado ainda que a então parlamentar foi beneficiada pelo fato dos empréstimos terem sido cobertos pela própria Câmara Municipal de Mossoró, em vez dos assessores.

Os assessores e a funcionária fantasma tiveram sentenças favoráveis. Desvencilharam-se de qualquer pena, porque colaboraram com as investigações. Confirmaram em juízo as denúncias do MPRN.

Por Carlos Santos, via Robson Pires



CARNAÚBA DOS DANTAS: "A volta de Zeca Pantaleão"


É possível que o nome do ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas (RN), Zeca Pantaleão, possa ressurgir das cinzas para disputar a prefeitura nas eleições do próximo ano.

A aprovação da atual gestão despencou para rejeição assustadora dando oportunidade a oposição.

Por Robson Pires



Potigás lança Chamada Pública 2023


A Companhia Potiguar de Gás (Potigás) lançou, nesta semana, a chamada pública 2023 para aquisição de 140 mil metros cúbicos diários de gás natural a partir de 1° de janeiro de 2024, com validade de cinco anos.

Os interessados em participar da chamada pública deverão manifestar sua intenção mediante o envio de proposta comercial até o dia 20 de outubro de 2023 para chamadapublicagn@potigas.com.br. Esclarecimentos adicionais também devem ser enviados para esse endereço de e-mail. As condições e especificações estão disponibilizadas no site da Potigás (www.potigas.com.br).

Atualmente, a Potigás possui contratos de fornecimento de gás natural com a Potiguar E&P, empresa que extrai o gás onshore no Rio Grande do Norte, com a Petrobras, e com a portuguesa Galp, que explora o pré-sal brasileiro.

FONTE: thaisagalvao.com.br