.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PARELHAS: "Ministério Público está de olho nos casos de nepotismo"

Não é de hoje que o Ministério Público vem alertando a prefeitos e presidentes de câmaras sobre o crime de nepotismo.
Em Parelhas o prefeito atendeu ao MP e tratou logo de demitir os cargos comissionados que por ventura configurasse nepotismo, ou nepotismo cruzado, que acontece quando existe um parente na prefeitura e outro na câmara.
Da mesma forma o presidente da câmara municipal vem tendo este mesmo cuidado, fazendo somente o que está dentro da lei.
Parabéns aos gestores que atenderam a recomendação do MP.

Entenda o que configura crime de nepotismo: 

1. A linha reta - São consanguíneos: há vínculos entre os descendentes e ascendentes de um progenitor comum. Ex: bisavós, avós, pais, filhos, netos, bisnetos... A linha reta é ilimitada. O grau se conta a cada geração. O filho é 1º grau, neto = 2º grau, bisneto = 3º ... 
2. Linha Colateral: São os irmãos, primos, tios, sobrinhos... Na linha colateral, embora não descendendo um do outro, são descendentes de um tronco ancestral comum. O parentesco começa no 2º grau. Exemplo: irmão = 2º grau; tios = 3º grau; sobrinhos = 3º grau; sobrinho-neto = 4º grau; primos = 4º grau; primo-segundo = 5º grau; primo-terceiro = 6º grau. 
3. Parentesco por afinidade: São os sogros, pais dos sogros, avós dos sogros. Os enteados e seus filhos, as noras, os genros, os cunhados (irmãos do cônjuge), tios, sobrinhos, primos e avós do cônjuge. 

PARELHAS: "Com a saída do PR, deverá surgir um novo partido pra compor aliança com a situação"

Não é novidade prá ninguém que o Partido da República não faz mais parte da base aliada do prefeito Francisco Medeiro.
É verdade também, que alguns membros do partido ficaram na base, mas uma hora teriam que decidi que rumo tomar.
Informações dão conta de que possivelmente, surgirá um novo partido para abrigar aqueles que decidiram ficar e apoiar o projeto político do prefeito. Discussões tem sido feitas desde Natal, passando por Assu, até chegar em Parelhas, tudo isso com as bênçãos do Deputado Estadual George Soares.
O Blog procurou saber mais detalhes das conversas, mas a resposta que obteve foi que as coisas estão bem encaminhadas e deverão ser concretizadas em breve.

CORRUPÇÃO: "Fantástico exibe reportagem sobre desvio de dinheiro em cidades do interior da PB; veja o vídeo


O Fantástico citou nomes de seis prefeituras do interior da Paraíba, sendo uma da região de Sousa, Cajazeiras e mais quatro da região de Cajazeiras.

A tão esperada reportagem do Fantástico da Rede Globo foi ao ar neste domingo (14). No quadro ‘Cadê o Dinheiro que estava aqui?’, o repórter secreto Eduardo Faustini visitou várias cidades do Sertão da Paraíba que estão sendo investigadas na Operação Andaime deflagrada pelo Ministério Público Federal da cidade de Sousa.

Apenas uma cidade da região de Sousa foi citada na reportagem, o município de Marizópolis. O prefeito José Vieira (sem partido), chamado na cidade de Coronel Zé Vieira prestou entrevista ao Fantástico e disse estar tudo normalizado. Ele estava despachando na sua residência e declarou que a situação complicada na operação é do construtor Francisco Justino, delator da Andaime.
A Globo citou a prefeituras de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Monte Horebe, Bernardino Batista e Joca Claudino. Desses municípios somente a prefeita de Joca Claudino prestou entrevista a reportagem, enquanto as outras encaminharam nota de esclarecimentos.

De acordo com a reportagem, mais de 200 milhões reais foram desviados em licitações realizadas em 83 cidades e somente o construtor Francisco Justino ganhou 177 licitações públicas. O construtor também prestou entrevista a Globo e contou como agia.

POLÍTICA: "Tribunal Regional Eleitoral reprova contas de Henrique Eduardo Alves"

As contas da campanha do candidato derrotado ao governo do estado, Henrique Alves foi reprovada agora de tarde em sessão do Tribunal Regional Eleitoral do RN.
O placar foi de 3 X 2.
Votaram pela desaprovação os juízes Almino Lemos, Alceu Cicco e Sérgio Maia.
Os juízes Herbert Motta e Gustavo Smith votaram pela aprovação, com ressalvas.

DESCASO: "Hospital Regional de Currais Novos está com gerador quebrado desde o último sábado"

O Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, que é referência para a Região Seridó, está desde o último sábado (13) sem gerador, comprometendo o funcionamento de alguns equipamentos na urgência/emergência e bloco cirúrgico em caso de falta de energia.
No fim de semana ocorreu um problema técnico em uma das correias do gerador, que acabou se rompendo, o motor superaqueceu comprometendo as juntas de cárter e tampão provocando vazamento de água e óleo. Substituíram as correias e tentaram dar partida no motor, porém não houve sucesso.
Com isso a unidade hospitalar está sem nenhuma retaguarda para a manutenção dos que estejam na dependência de ventilação mecânica.

UTILIDADE PÚBLICA: "Divulgado o resultado final do concurso para professor efetivo da rede estadual"

O resultado final e a classificação do concurso público para professores e especialistas em Educação da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte foram divulgados nesta terça-feira (16) no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan): www.idecan.org.br. Os extratos também serão publicados no Diário Oficial do Estado, disponível em http://www.diariooficial.rn.gov.br.
O concurso tem validade de dois anos, podendo ser estendido por igual período. A nomeação dos candidatos, observada a ordem de classificação final, por POLO/DIREC/CARGO/DISCIPLINA, será feita pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), obedecendo ao limite de vagas existentes. Os candidatos devem estar aptos para posse em até 30 dias contados da nomeação, incluído nesse período o prazo para obtenção do atestado de saúde ocupacional.

LULA: "Não aguento mais falar disso"...

Alvo de investigações do Ministério Público Estadual e da Operação Lava Jato sobre um apartamento no Guarujá e um sítio em Atibaia (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira, 15, um desabafo durante reunião do conselho consultivo da presidência do PT.
“Não aguento mais falar disso. O Luiz Marinho vai lá em casa e só quer falar disso. Chego no Instituto para trabalhar e só falam disso. Não aguento mais”, disse Lula, segundo relatos de conselheiros.
A “escalada de ataques ao companheiro Lula” foi incluída pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, na lista de temas prioritários da reunião. Diante do desabafo do petista, o assunto acabou ficando em segundo plano. Na semana passada, durante reunião do conselho do Instituto Lula, o ex-presidente já havia evitado o assunto e chegou a interromper uma convidada que insistiu na pauta.

POLÍTICA: "Presidente do PTB mantém diálogo político com Wilma de Faria de olho nas eleições"

O presidente estadual do PTB, Getúlio Batista, esteve reunido nesta terça-feira (16) com a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Na pauta, a aproximação política dos dois de olho em um projeto comum para as eleições de 2016.
Getúlio explicou que recebeu o convite para um diálogo sobre as eleições que foram bastante produtivos com várias possibilidades à mesa e que essa conversa aproximou o PTB da ex-governadora.
“Foi uma conversa muito boa e muito franca. Conversamos sobre a possibilidade de estarmos juntos em torno de um projeto envolvendo um nome do grupo como ela mesma ou a deputada estadual Márcia Maia”, adiantou.
Getúlio também aproveitou a conversa para oficializar o convite a Wilma para que ela ingresse no PTB. “Ela tem uma história em Natal e no Rio Grande do Norte. É um grande nome. Outros partidos também já fizeram o convite. Se vier para o PTB, será, com certeza, uma grande força pra nós”, completou.