terça-feira, 11 de outubro de 2011

Inscrições com visitas itinerantes do programa Garantia Safra estão suspensas



A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e recursos naturais vem através deste informativo divulgar a suspensão temporária das inscrições itinerantes do programa Garantia Safra 2011/2012 do Governo Federal. O motivo seria a greve da EMATER.

As inscrições acontecem em etapas, por comunidades pólo. Elas foram iniciadas no dia 20 do ultimo mês. Toda semana, um Técnico da EMATER acompanhado por uma equipe e da Secretaria Gildete Maria visitam comunidades para que os moradores das mesmas e das proximidades possam receber orientações e fazer as inscrições.

Não há previsão para retorno das visitas. A pretensão é que as ações sejam retomadas logo. A Prefeitura Municipal de Parelhas pede que os moradores de comunidades rurais que ainda não se inscreveram se tranquilizem, e adianta que a Secretaria responsável está articulando soluções para que nenhum munícipe seja prejudicado. 


Rafaela Gomes

Coordenadora de Comunicação
--

DIA 10 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DA SAÚDE MENTAL



“O que nos parece loucura nos outros não é mais que a nossa incompreensão”.
Fernando Sabino.

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece.
O CAPS I Parelhas é um serviço substitutivo da esfera pública municipal, na atenção à saúde mental dentro do contexto da Reforma Sanitária e Psiquiátrica. O CAPS vem a 05 anos desenvolvendo um excelente trabalho no papel de cuidar sem excluir promovendo CIDADANIA para além dos muros, onde os usuários dos serviços são tratados como cidadãos, com dignidade respeitada e acolhimento por uma equipe multiprofissional preparada dar a “atenção diária” através de cuidados intensivos, tendo responsabilidade constante com paciente, família e comunidade. A equipe trabalha numa proposta inetrprofissional com intervençoes multidisciplinares, composta por um adminitrador, uma psiquiatra, uma psicologa, duas assistentes sociais, um farmaceutico, uma enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e equipe de apoio ( recepção, cozinha , ASGs ente outras)
As atividades terapêuticas, que vão além de consultas e medicamentos, como é o caso das práticas de atenção psicossocial que dão uma ênfase maior ao: criar, falar e escutar, buscando cuidar não só da patologia, mas resgatar o convívio social, sua cidadania e seus direitos perdidos. É importante destacar que a interação das pessoas na sociedade e a criação de redes, laços de amizade, culturas, de comunidade, de solidariedade não só constituem importante base de apoio à pessoa com transtorno mental e a famílias em momentos de crise, como também impedem o adoecimento, em determinados casos, a recaída.  
“Que saibamos lançar sobre eles olhos de inclusão, que os possibilitem retomar as rédeas da sua existência, resgatar a sua identidade, dignidade, autoestima, autonomia, cidadania, ressocialização. Que os muros sejam quebrados, muros esses do preconceito, discriminação, dos estereótipos negativos e possamos construir um mundo mais justo e igualitário, exterminando todas as formas de preconceito e exclusão social.” Liliane Macedo.
Neste caso o CAPS I Parelhas se legitimiza enquanto instituição de co-responsabilidade e não apenas de referência, onde a equipe prioriza a participação da intersetorialidade no cuidado com estes sujeitos desconstruindo a exclusão, construindo a desospitalização e fazendo surgir a ressocialização. Vendo que exclusão social desempenha papeis e atitudes preconceituosas e segregadoras.

EQUIPE CAPS I Parelhas

CONVITE




A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte convida as crianças e as mães para um programa comunitário que será realizado nesta quarta-feira, dia 12 – Dia da Criança – na escola Dom José Delgado a partir das 8 horas. Teremos cortes de cabelo e atendimento odontológico gratuito além da distribuição de sorvete, algodão doce e pipoca. Contamos com a sua presença.

Agradece: A ADRA

JOSÉ AGRIPINO NÃO QUER COLIGAÇÃO DO DEM COM PSD


O presidente nacional do DEM, senador José Agripino, reforçou no plano nacional o que disse em entrevista à Tribuna do Norte: que o apoio do partido às candidaturas que tiverem o PSD como cabeça de chapa. “Isso é um assunto decidido, tem apoio de 100% do partido. A votação é mera formalidade”, afirmou o parlamentar.
O DEM pretende vetar a adesão dos diretórios municipais às chapas do PSD para prefeito, mas aceitará receber apoio do adversário. Os dois também poderão estar do mesmo lado, na coligação de candidatos de outros partidos. A resolução será votada na próxima reunião da direção executiva nacional. Segundo Agripino, o veto será uma “manifestação clara de inexistência de afinidade”.