quinta-feira, 9 de abril de 2020

MANDATO POPULAR: "Vereador Frank Professor solicita distribuição da merenda escolar para famílias carentes"

O vereador Frank Professor solicitou através de oficio, a secretaria de educação Maria de Lourdes Souza, para que a mesma autorizasse por vias legais, a distribuição da merenda escolar  das escolas municipais, a famílias em vulnerabilidade social nesse período de pandemia.

De acordo com o vereador, a merenda que seria utilizada nesse período de isolamento poderia alimentar muitas famílias que não tem o que comer.

"Enviei ofício a secretária, uma vez que durante esse período de isolamento, a merenda ficará armazenada podendo correr o risco de vencer o prazo de validade. Pensando nisso pedir a mesma que por meus de vias legais distribuísse essa merenda para famílias necessitadas de nossa cidade" Explicou o vereador Frank




SANTANA DO SERIDÓ: "Em tempos de pandemia prefeito vai gastar quase 107 mil com lanches e refeições"


O Blog acaba de receber a informação de que o prefeito da simpática Santana do Seridó, publicou um pregão presencial nº 010/2020, com o objetivo de contratar serviços de fornecimento de lanches e refeições, pasmem, no valor de R$ 106.940,00(Cento e seis mil, novecentos e quarenta reais).

Em tempos de pandemia, onde o país vive a maior crise de sua história, gastar mais de 100 reais com lanches, é um tanto quanto exagerado, não acha não prefeito?


Mais uma fake news do gabinete do ódio

O esquema bolsonarista de fake news foi colocado em ação nesta quinta-feira(09) para espalhar uma nova mentira. Vários perfis falsos no Twitter, dos chamados robôs, dispararam uma mesma mensagem: a de que teriam um primo curado por cloroquina, remédio de eficácia não comprovada, pelo qual Jair Bolsonaro tem feito lobby. 
Com a mentira, o chamado “gabinete do ódio” bolsonarista, que dissemina fake news e insultos pela internet, coloca em risco a saúde da população brasileira, ao espalhar a falsa percepção de que as pessoas podem quebrar a quarentena, porque já existiria uma cura para o coronavírus.
Bolsonaro chegou a dizer que a cloroquina seria um remédio para curar as pessoas de coronavírus. Esse posicionamento também seria uma forma de o ocupante do Planalto reforçar o seu discurso de pedir a reabertura do comércio, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Brasil 247

JANELA PARTIDÁRIA: "PT cresce em Santana do Seridó, partido passa a ocupar três cadeiras no legislativo"

O fechamento da janela partidária, deu uma quinada considerável no PT da cidade de Santana do Seridó. O partido, que contava apenas com uma cadeira na câmara municipal, antes da janela, passou a assumir três vagas no poder legislativo.

Além do vereador Elvis Cabral, que foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores, o PT agora conta com os vereadores Antônio Trindade e Bruno Augusto Bezerra Jota, que assinaram ficha no partido e irão disputar a reeleição, pelo partido do Deputado Estadual Francisco do PT.

Para as eleições deste ano, o PT deverá apresentar uma nominata forte com 10 a 14 nomes para disputa proporcional.

Já na majoritária o ex-prefeito Adriano Gomes que já é filiado ao partido, deverá ser o candidato a prefeito, tendo como companheiro de chapa o também petista Tiago Cabral.




CNN: "Onyx discute demissão de Mandetta com Osmar Terra: "eu teria cortado a cabeça dele"

Na manhã desta quinta-feira (9) o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, discutiu a possível demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com o ex-ministro Osmar Terra, informa Caio Junqueira, na CNN.
A conversa foi flagrada pela CNN Brasil após a emissora ter telefonado para Terra às 8h33. O ex-ministro atendeu o telefone, não falou nada e permaneceu com a chamada em andamento.
Osmar Terra, no diálogo, defendeu que o governo Bolsonaro adotasse uma política para substituir a quarentena, motivada pelo novo coronavírus. "Tem que ter uma política que substitua a política de quarentena. Ibaneis (Rocha, governador do Distrito Federal) é emblemático. Se Brasília começa a abrir... (Mas) ele está com um pouco de receio. Qualquer coisa que fala em aumentar...". Terra falou também que acredita que acha que as medidas adotadas pelo ministério da Saúde não protegem o grupo de risco.
Durante a conversa, Onyx afirmou que Bolsonaro deveria ter arcado com as consequências da demissão de Mandetta e disse que teria "cortado a cabeça" do ministro.
Veja o diálogo entre Onyx e Terra sobre Mandetta:
Onyx: "Eu acho que esse contraponto que tu tá fazendo..."
Terra: "É complicado mexer no governo por que ele tá..."
Onyx: "Ele (Mandetta) não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo."
Terra: "E ele (Mandetta) se acha."
Onyx: "Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)..."
Terra: "O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro."
Onyx: "Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira (de Bolsonaro)... O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele..."
Terra: "Você viu a fala dele depois?"
Onyx: "Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele (Mandetta) há dois meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria."
Terra: "Eu ajudo, Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser."

Terra foi procurado pela CNN e disse que não irá comentar o assunto, já que se trata de uma conversa privada. Onyx Lorenzoni não se manifestou.
Brasil 247

GRIPEZINHA: "Brasil tem 941 mortes e 17.857 casos confirmados de coronavírus"


O balanço dos casos de Covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8) aponta: 941 mortes e 17.857 casos confirmados. 

Na terça (7), havia 800 mortes e 15.927 casos confirmados. São 1.930 casos (alta de 12%) e 141 mortes (alta de 18%) a mais em 24 horas.

Blog do Seridó


EUA ultrapassam Espanha e são segundo país com mais mortes por coronavírus

Paramédico do corpo de bombeiros do Condado de Anne Arundel testa seu equipamento antes do início de seu turno em Glen Burnie, Maryland, na quinta-feira (9) — Foto: Alex Edelman//AFP
Os Estados Unidos são o segundo país com mais mortes causadas pelo coronavírus, com 15.774 óbitos registrados até a tarde desta quinta-feira (9), segundo a universidade Johns Hopkins.
Ao atingir a marca, ele ultrapassou a Espanha, que agora aparece em terceiro, com 15.238. O país com mais mortes provocadas pelo coronavírus continua sendo a Itália, com 18.279.
Os EUA são ainda o país com mais casos confirmados em todo o mundo, 363.851 nesta quinta, mais que o dobro do segundo mais afetado, a Espanha, que tem 152.446.
O estado com maior número de casos e mortes nos EUA é Nova York. De acordo com o “New York Times”, o estado tinha nesta quinta-feira 149.401 casos, e 6.268 pessoas já morreram. A cidade de Nova York concentra a maior parte dos casos – 81.803 – e mortes, 4.571.
Nos últimos dois dias, os Estados Unidos bateram recordes de mortes pela doença, com quase dois mil óbitos em períodos de 24 horas. Foram 1.939 na terça e 1.973 na quarta.
G1
 BG

Primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson deixa a UTI e seguirá tratamento em hospital

Após três dias, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) nesta quinta-feira (9). Ele permanece em um hospital de Londres para o tratamento da Covid-19, doença para a qual estava em tratamento.
Em comunicado, um porta-voz do governo disse que Johnson continuará sob monitoramento nesta “fase inicial de recuperação”.
“Ele está em boa forma”, afirmou o comunicado.
Aos 55 anos, Johnson recebeu o diagnóstico de Covid-19 ainda em 27 de março. Oito dias depois, o premiê britânico deu entrada no hospital St. Thomas, em Londres, com febre e tosse persistentes. Por precaução, o primeiro-ministro foi transferido para a UTI no dia seguinte.
O estado de saúde de Johnson havia melhorado na quarta-feira. Apesar de não ter precisado de um respirador, os médicos ventilaram o primeiro-ministro para melhor a condição pulmonar do político.
Sem Johnson, quem comanda o Reino Unido?
Por enquanto, o secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, tem comandado o governo — no Reino Unido, não há um plano B formalmente descrito nos casos de ausência do primeiro-ministro. A própria liderança governista decide o que fazer nesses casos.
Raab disse que os ministros receberam ordens diretas de Johnson, mas não está claro o que acontecerá se decisões cruciais precisarem ser tomadas.
G1

Igreja Católica critica Bolsonaro, que desinforma e provoca cisões

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Walmor Oliveira de Azevedo, critica o comportamento de Jair Bolsonaro durante a pandemia de coronavírus. Para o líder católico, a instabilidade política prejudica a resposta do país à pandemia.

A CNBB assina a carta lançada em conjunto com outras entidades, após Bolsonaro chamar a Covid-19 de “resfriadinho” na TV. O documento afirma que o ocupante do Palácio do Planalto ameaça a saúde pública com “campanha de desinformação”.
Reportagem do jornalista Felipe Bächtold na Folha de S.Paulo lembra que a manifestação foi subscrita também pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), entre outras entidades.
O presidente da CNBB defende o direito da população de advertir e orientar o governo, e isso não deve ser visto como posicionamento político-partidário.
Ele também critica decreto de Bolsonaro determinando a abertura de igrejas com argumento de que fazem parte de “atividades essenciais”.
Brasil 247


PARELHAS: "Hipoteticamente gestão municipal conta agora com maioria na câmara"

Definido o destino  partidário de alguns vereadores,  o prefeito Alexandre Petronilo, conta agora, mesmo que hipoteticamente, com a maioria dos pares, que compõem a Câmara Municipal de Parelhas.

A oposição  é formada pelos vereadores, agora no PSDB: Galega, Romisélia, Humberto, Dr. Alison e João Grandão.

A situação por sua vez, conta com os edis: Tom, Pepeu, Rogéria, Netinho, Frank e agora o vereador Itayguara, que apesar de não se declarar situação, também não faz mais parte do grupo de oposição a  atual gestão.


RN EM DIA: "Governo Fátima vai antecipar pagamento do mês de abril"

O Governo do RN vai antecipar a primeira parcela da folha salarial de abril para algumas categorias. A intenção é seguir o protocolo do pagamento da última parcela de março e evitar aglomeração de pessoas em agências bancárias.
Se antes o calendário previa o depósito para todas as categorias neste dia 15, conforme faixa salarial, e a segunda parcela para o dia 30, agora o pagamento terá início nesta sexta (10).
Servidores da Segurança Pública, entre ativos, inativos e pensionistas, recebem o salário integral nesta sexta. Também nesta data, os ativos da Saúde com faixa salarial até R$ 4 mil, além do depósito de 30% para quem recebe acima desse valor.
No dia 14, terça-feira, recebe o salário integral todos os outros ativos que ganham até R$ 4 mil, além do depósito de 30% para quem ganha acima desse valor.
No dia seguinte, quarta-feira, será depositado os salários dos inativos e pensionistas, incluindo os da Saúde, também respeitando a integralidade do salário para a faixa até R$ 4 mil e 30% para acima desse valor.
Texto: Assecom/RN.