sábado, 30 de novembro de 2024

O Auxílio Alimentação e a indignação seletiva


Toda e qualquer manifestação popular é válida, afinal vivemos em uma democracia. Entretanto, não custa nada resfrescar a memória daqueles que se acham baluartes da moral e dos bons costumes.

Quem não lembra a polêmica envolvendo o aumento do salário dos vereadores, que a partir do ano vem receberão  9.500 reais.

Vc sabia que o único vereador  que votou contra, além de perder a campanha amargou uma segunda suplência?

De que serviu toda celeuma se a maioria que protestava, fazia vídeos e xingava, foi ás urnas e votou pra que o grupo do prefeito passasse de 7 para 9 vereadores? 

O que se viu na campanha, foi alguns dos que hoje criticam se degladiando em defesa de seu "político de estimação".

A frase que os candidatos mais ouviram nessa eleição foi: " Só voto se me der algum benefício pra mim ou pra um filho meu." Foi um verdadeiro leilão, nos moldes de quem desse mais levava.

É mentira?

Nesse caso do auxílio alimentação, que, é bom que se diga, será arquivado pelo presidente, afinal, requerimento nada mais é do que uma sugestão. Embora a maioria das Câmaras Municipais do Brasil, do RN e do Seridó, já implantaram, ou vão implantar,  a daqui de Parelhas se implantasse, não estaria descobrindo a roda, é  só pesquisar. 

Além disso as "indignações seletivas" não se deram conta de que o requerimento beneficiaria também os funcionários da Casa, que dentre eles há quem receba apenas o mínimo. E ainda, a não conceder o auxílio, o recurso volta para os cofres da prefeitura, para alegria do prefeito e sua galera.

No mais, ao invés de ficarem tecendo críticas sem saber a quem, ou sobre o que, o bom seria que todos acompanhassem de perto como se comporta  o vereador que  colocou dentro do Poder Legislativo, incluindo os de oposição.

Há mais coisas entre o céu e a terra, que a nossa vã filosofia possa sequer imaginar!

Deputado Francisco visita obras da Transposição no Ramal do Apodi


Presidente da Frente Parlamentar das Águas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado Francisco do PT visitou nesta sexta-feira (29) as obras da transposição do São Francisco no Trecho IV, do qual faz parte o Ramal Apodi e que está com cerca de 68% de obras concluídas. 

O convite foi estendido pela Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pelo deputado Tassiano Diniz (União), que fez a fala de abertura no local do encontro, a Câmara Municipal de Cachoeira dos Índios (PB). A visita técnica dos representantes dos Legislativos foi com a intenção de unir esforços e conhecimento sobre o andamento desse importante projeto de integração do Rio São Francisco. 

Na comitiva também estavam presentes o presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Paulo Sidney; o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Francisco Auricélio de Oliveira; deputado paraibano Chico Mendes (PSB-PB), autor da proposição para a visita; o ex-deputado Jeová Campos, ex-presidente da Frente Parlamentar das Águas na PB, além de integrantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Nacional, técnicos e lideranças políticas dos municípios do entorno. 

Este trecho irá contribuir com o abastecimento de cerca de 54 municípios ou aproximadamente 750 mil pessoas, principalmente da região oeste potiguar. 

“Esse é um sonho antigo que o presidente Lula tirou do papel, colocou como uma realidade e que teve uma grande participação do governo da professora Fátima Bezerra. Agora o nosso desejo é que essas obras sejam concluídas o mais breve possível, porque elas são a garantia de água para beber, de água para o consumo animal, para a atividade econômica e para a agricultura. Portanto, é uma obra histórica, é provavelmente a maior obra hídrica do nordeste brasileiro. Então há muita expectativa nossa que essas águas cheguem ao Rio Grande do Norte também", disse o deputado Francisco do PT.

Francisco afirmou que acompanha as obras da Transposição antes mesmo de ser deputado estadual. "Sou seridoense, de uma região do Rio Grande do Norte onde fui prefeito, que também será contemplada com as obras do Programa de Integração do São Francisco, (PISF), então a minha mensagem para o povo do Rio Grande do Norte é que nós estamos atuantes, vigilantes e acompanhando a realização dessas obras para que possamos, o mais breve possível, presenciar a chegada das águas do São Francisco através do ramal do Apodi", disse.

A primeira parada do grupo foi na Barragem do Redondo, no Sítio Redondo, em Cachoeira dos Índios. O ponto seguinte foi a Barragem Caiçara, em São José de Piranhas, marco zero do eixo norte e aonde se inicia o Ramal do Apodi, que vai até o túnel de Major Sales e encontra "reservatórios de passagem", como em Angicos, Pau dos Ferros e outros, até chegar à Santa Cruz, destino final. O terceiro local da visita técnica foi o emboque do túnel Major Sales, no município de Uirauna, divisa do RN com a PB.

A visita técnica foi guiada pelo coordenador geral de obras e fiscalização do Ministério da Integração, o engenheiro Tiago Portela, que fez explicações sobre cada trecho visitado e citou a previsão de conclusão para o terceiro trimestre de 2025. 

Segundo Tiago, este trecho da transposição, que no momento conta com cerca de 1.500 trabalhadores, já chegou a contar com até 2.500 profissionais.

Presidente do Igarn, Paulo Sidney explicou que o reservatório Caiçara, mesmo aparentando ser pequeno, do ponto de vista da armazenagem, é estratégico para o PISF. “Com esse incremento da transposição, nossos maiores reservatórios vão poder ter um nível de água desejado e nós vamos poder fazer isso incrementando com as águas que virão aqui da integração do São Francisco", disse.

Auricelio, da Semarh, afirmou: "É uma obra importante para a segurança hídrica do RN" .

Em outubro, o Governo Federal deu início aos testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi. A água do Rio São Francisco saiu da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar se as estruturas recém construídas estão funcionando adequadamente.

Obra do Novo PAC, o Ramal do Apodi se inicia na estrutura de controle na Barragem Caiçara, com extensão de 115,5 km, e se desenvolve pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da Barragem Angicos, situada no município de José da Penha. 

Este ramal é parte do eixo Água para Todos do Novo PAC e tem como principal objetivo levar água para os cidadãos, indústrias e áreas de desenvolvimento da agricultura irrigada na bacia do rio Apodi, no estado do Rio Grande do Norte, e nas bacias do médio e baixo rio Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará. Tem investimento previsto de aproximadamente R$ 1,7 bilhão pelo Governo Federal.

Ramal do Apodi

O Ramal do Apodi, Trecho IV do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), transportará, por gravidade, as águas do rio São Francisco, a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115,4 quilômetros.

O Ramal do Apodi tem extensão de 115,5 km e é constituído por diversas obras de acordo com a lista a seguir:

- 37 Sub-trechos de Canal (extensão total de 96.731,66 m);

- 04 Estruturas de Controle;

- 08 Rápidos (extensão total de 3.011,94 m);

- 06 Aquedutos (extensão total de 2.920,00 m);

- 01 Túnel (extensão total de 6.510,35 m);

- 04 Sifões Invertidos (extensão total de 370,02 m);

- 02 Soleiras Bico de Pato (extensão total de 96 m);

- 01 Queda;

- 04 Galerias;

- 01 Reservatório.

SANTANA DO SERIDÓ: "Vereador Ivan Dantas recebe o Selo Diamante de Transparência Pública e comemora a conquista"



A Câmara Municipal de Santana do Seridó sob a presidência do vereador Ivan Dantas de Souza, alcançou um marco significativo nesta sexta-feira (29) ao ser reconhecida com o Selo Diamante de Transparência Pública, durante a XX edição do projeto Sexta de Contas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), em Natal.

O prêmio é parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avalia e certifica a qualidade da gestão pública em aspectos como a disponibilização de informações financeiras, orçamentárias e administrativas. 

A conquista reafirma o compromisso do Poder Legislativo com a clareza e a acessibilidade na prestação de contas à população.

O presidente da Câmara Municipal de Santana do Seridó comemorou a premiação destacando o esforço contínuo de sua equipe em garantir uma gestão transparente e eficiente:

“Este selo é mais do que um prêmio; é o reconhecimento do trabalho dedicado da nossa equipe para garantir que a população tenha acesso a todas as informações. Transparência é um pilar essencial da democracia, e essa conquista nos motiva a avançar ainda mais.”





PL recebe filiação de quatro deputados estaduais do RN


O Partido Liberal (PL) recebeu, nesta sexta-feira (29), a filiação de quatro deputados estaduais, que passarão a integrar os quadros da legenda. O evento,  realizado na Casa do PL, em Natal, contou com a presença do senador Rogério Marinho, presidente estadual da sigla.

Na oportunidade, se filiaram ao partido os deputados estaduais Tomba Farias, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, José Dias, Gustavo Carvalho e Dr. Kerginaldo. 

“O PL recebe quatro grandes deputados que engrandecerão ainda mais o nosso partido. São parlamentares que orgulham o RN e que defendem exatamente as nossas bandeiras, a família, a liberdade e nossa pátria. Além disso, a chegada dos novos deputados confirma que o PL é o partido que mais cresce no Estado e no Brasil”, disse Rogério Marinho.

Com as novas filiações, o PL se tornou o partido com a maior bancada na Assembleia potiguar, com seis integrantes. O partido já conta com os deputados estaduais Coronel Azevedo e Terezinha Maia.