.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PARELHAS: "O papel do vice-prefeito(a) antes e depois"

Há quem diga que a figura do vice, não tem lá muita importância, é invisível, e que "qualquer" pessoa poderia ser indicado para o cargo.
A história mostra exatamente o contrário, o Brasil por exemplo, tem um vice atuante e articulado que é  Michel Temer do PMDB.
O Rio Grande do Norte já teve um vice dedicado e que  tornou-se Governador do estado e hoje seu antigo cargo de vice é ocupado pelo ex-deputado Fábio Dantas que tem um participação de destaque no governo.
Parelhas hoje tem o vice-prefeito que mais assumiu na história, Zezinho de Bilala, respeitado e dedicado a gestão.
Portanto o vice deve ser bem escolhido(a) e bem avaliado(a), afinal, em algum momento ele(a) estará á frente dos destino da cidade ou, em casos extremos, poderá assumir de vez a prefeitura.
Essa história de que vice é vice, não é correta, o vice é mais que um figura de ilustração, é a segunda pessoa depois do prefeito.
Portanto todo cuidado é pouco na escolha do vice ou da vice.

BRASIL: "PMDB e PSDB fecham acordo para entregar o pré-sal"

A bancada de senadores do PMDB fechou acordo com parlamentares da oposição para tentar isolar o PT e aprovar o projeto de lei que muda o regime de partilha na exploração do pré-sal. Pelo projeto apresentado no ano passado pelo senador José Serra (PSDB-SP), a Petrobras deixará de ser obrigada a investir pelo menos 30% de todos os investimentos na exploração do petróleo em áreas consideradas estratégicas para o país. Pelo acordo, fechado à revelia do Palácio do Planalto e dos senadores petistas, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) seria o órgão responsável pela definição de quem vai explorar o pré-sal, se a Petrobras ou uma petroleira concorrente.
O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), apoia a proposta e pretende colocar o projeto em pauta ainda nesta terça-feira. “Os interesses estratégicos do país serão preservados. A Petrobras não tem mais perna para fazer os investimentos que a lei exige”, disse Renan. O acordo para aprovar o novo critério de exploração do pré-sal foi costurado pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que também é senador pelo PMDB do Amazonas e hoje, em razão do cargo no governo, preside o CNPE. Braga avisou à presidente Dilma Rousseff dos termos do acordo e da possibilidade real da aprovação do projeto de lei.
Há uma semana o presidente do Congresso chegou a conversar com Dilma sobre o tema. Ela, segundo Renan, não mostrou resistência. Mas a orientação da direção nacional do PT e dos senadores do partido é rejeitar o projeto de Serra. Para isto, os petistas vão utilizar do regimento para barrar a tramitação da proposta. O senador Walter Pinheiro (BA), que não é mais considerado do PT porque está de saída da sigla, chegou a sugerir a formação de uma comissão especial carta discutir o assunto. Mas o PMDB está empenhado em aprovar logo a mudança no regime de partilha.
O acordo prevê que o CNPE possa decidir deixar com a Petrobras áreas do pré-sal que considere estratégicas. Neste caso, a estatal investiria como única operadora e seria responsável, sozinha, por todos os investimentos necessários para a prospecção e distribuição do óleo. Se decidir que uma determinada área pode ser explorada pelas concorrentes da Petrobras, o conselho fará uma licitação internacional com a participação de todas as demais petroleiras. Na justificativa do projeto, Serra alega que a estatal foi afetada pelas investigações de corrupção pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e não tem capacidade de investir na exploração do pré-sal como deveria.

BRASÍLIA: "Deputados do PT e PCdoB pedem a Cardozo que determine investigação sobre FHC"

Deputados federais do PT e do PCdoB pediram nesta terça-feira, 23, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que determine à Polícia Federal que investigue o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por supostos crimes de evasão de divisas, corrupção passiva e crime contra a ordem tributária.
No requerimento, eles citam a entrevista da jornalista Mirian Dutra, com quem o FHC teve um relacionamento extraconjugal nos anos 1980 e 1990, na qual ela diz que o ex-presidente teria usado empresa Brasif Exportação e Importação para enviar remessas de dinheiro para ela entre 2002 e 2006.

EXEMPLO: "Prefeitura de Acarí implanta sistema Telemedicina no PSF III"

Pensando em melhorar ainda mais os serviços de saúde, a Prefeitura de Acari, por meio da secretaria municipal de Saúde, implantou o sistema TELEMEDICINA, um mecanismo que permite a prestação de serviço de prevenção e detecção de doenças cardíacas, através de eletrocardiograma na atenção básica no PSF III, localizado no Bairro Tarcísio Bezerra Galvão, inclusive com o novo sistema, onde o laudo do exame é emitido on-line, após avaliação de cardiologistas.
O sistema é amplamente utilizado para representar o uso de tecnologias de telecomunicação e de informação para suportar serviços, treinamento e informação em saúde para provedores de assistência médica e pacientes.
 A essência é a oferta de serviços e informações médicas para indivíduos em suas próprias comunidades excluindo a necessidade de locomoção para os centros de referência.