sexta-feira, 9 de maio de 2025

Base está “unida” em torno de Cadu e prioridade de Ezequiel não é o Governo, diz Fátima sobre 2026


governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, disse que o PT está “unido e motivado” em torno da pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado nas eleições de 2026. Segundo ela, o nome do secretário estadual de Fazenda está confirmado para a disputa pois o vice-governador Walter Alves (MDB), que seria o nome preferencial, já disse repetidamente que não quer ser candidato ao cargo.

“Isso tem sido discutido de uma maneira muito transparente, franca e respeitosa, em primeiro lugar com o vice-governador, porque ele vai assumir o Governo a partir de 1º de abril. A prioridade da candidatura seria de Walter, por razões óbvias. Ele é o vice-governador. Inclusive a legislação faculta a ele esse direito de ir para a reeleição. Na medida em que ele declinou, ele vai assumir realmente o governo, mas não quer se colocar no cenário de disputar a reeleição. Foi dentro desse contexto, repito, um diálogo muito franco, que surgiu o nome de Cadu”, afirmou Fátima, em entrevista à 95 FM de Caicó nesta sexta-feira 9.

“O próprio vice-governador que declinou exatamente da candidatura ao governo já se posicionou claramente na defesa exatamente do nome de Cadu. Então não é que ele vai unir, ele já uniu (a base)”, enfatizou a governadora.

Fátima acrescentou: “O PT está unido e muito motivado com o nome de Cadu para o Governo do Estado, e estamos trabalhando as alianças, fazendo destaque aqui a aliança com o MDB”.

A governadora também foi questionada sobre as recentes declarações de Ezequiel Ferreira (PSDB), que tem sugerido a possibilidade de disputar o Governo do Estado em 2026. Fátima, porém, descartou a possibilidade.

“O deputado Ezequiel, que é uma liderança política muito importante para nós, já colocou que a prioridade dele não é o Governo, e que ele vê o nome de Cadu com um nome com muitas credenciais para fazer a disputa para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Então, a nossa base está unida.



RN terá mais 2 deputados federais e 6 estaduais a apartir de 2027


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o projeto que amplia o número de parlamentares federais e estaduais no Brasil a partir de 2027. Com base nos dados do Censo 2022, o Rio Grande do Norte passará de 8 para 10 deputados federais e de 24 para 30 estaduais.

A mudança faz parte do Projeto de Lei Complementar 177/23, relatado por Damião Feliciano (União-PB), e aprovado em substitutivo no plenário. A proposta segue agora para o Senado. O impacto orçamentário estimado é de R$ 64,8 milhões por ano.

PRAGMATISMO POLÍTICO: "Prefeita de Sítio Novo rompe com o PT e segue para o PSD"


Única prefeita do PT no Rio Grande do Norte, Andrezza Brasil oficializou sua desfiliação do partido após cinco anos. A gestora de Sítio Novo alegou frustração com a falta de apoio institucional e anunciou que seguirá para o PSD, partido da senadora Zenaide Maia.

Embora tenha reforçado compromissos com justiça social e democracia, a decisão marca um reposicionamento político estratégico — mais pragmatismo e menos fidelidade partidária.



NATAL: "Ex-vereador, cristão e bolsonarista é condenado a18 anos de prisão por desvio de verba pública"


Ex-vereador bolsonarista e autodeclarado cristão, Adenúbio Melo foi condenado a 18 anos de prisão por desvio de verba pública em Natal.

Junto com assessores, advogados e uma contadora, ele fraudou contratos e saqueou cheques da Câmara Municipal com empresas de fachada.

O moralismo de rede social não resistiu à sentença da 7ª Vara Criminal, que ainda prevê devolução de R$ 250 mil aos cofres públicos e suspensão dos direitos políticos dos envolvidos.

Com informações do Blog Khielly Iduino



Fátima Bezerra confirma pré-candidatura ao Senado e oficializa Cadu Xavier como seu nome na disputa pelo Governo do RN

 


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta sexta-feira (09) em entrevista ao Panorama 95 que deixará o cargo em abril do próximo ano para disputar uma vaga no Senado Federal. Em seu lugar, assumirá o vice-governador Walter Alves (MDB), que optou por não concorrer à reeleição. Durante entrevista, Fátima destacou que o nome escolhido pelo partido e pela base aliada para disputar o governo do estado é o atual secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, o Cadu.

Segundo a governadora, a decisão foi fruto de um diálogo franco e respeitoso com o vice-governador e demais lideranças da coligação. Fátima afirmou que a base governista está unida em torno do nome de Cadu, e que o apoio já foi sinalizado inclusive por figuras como o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa.

Mesmo com a movimentação política, Fátima garantiu que seguirá totalmente dedicada à gestão do estado até o dia em que deixar o cargo: “É de manhã, de tarde, de noite e de madrugada cuidando do povo do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Marcos Dantas