.

terça-feira, 7 de junho de 2016

SANTANA DO SERIDÓ: "Cidade vive no próximo final de semana a maior festa popular do Seridó"

Tudo pronto na simpática Santana do Seridó. A cidade vive um clima de festa, ruas enfeitadas, parque de diversão, e o Centro Cultural Felino Ivo já em clima da maior festa popular do Seridó.
Quem passa por Santana fica encantado com a hospitalidade do povo santanense, que se prepara para viver o 20º Santo Antônio do Povo, que já se tornou tradição e roteiro do povo nordestino e seridoense.
Nessa época do ano é comum as cidades nordestinas comemorarem as festas juninas, mas Santana do Seridó se destaca por sua organização e sua hospitalidade. Durante estes 20 anos o Santo Antônio do Povo só tem crescido, tanto em quantidade, como em qualidade. 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:





Câmara Municipal de Natal lança concurso para guarda legislativo

Está lançado o concurso para guarda legislativo da Câmara Municipal de Natal. O certame foi publicado no Diário Oficial do Município de ontem (06) disponibilizando cinco vagas, sendo três para ampla concorrência, uma para candidato portador de necessidades especiais e uma para candidato do sexo feminino. As inscrições ocorrem entre os próximos dias 27 de junho e 18 de julho, e as provas no dia 14 de agosto.
O certame é de nível médio com taxa de inscrição de R$ 70. A carga horária é de 40 horas semanais, ou 24 horas diárias com intervalo de 72 horas, e remuneração básica de R$ 1.469,23. Entre as exigências para a investidura no cargo, o candidato precisa comprovar nível médio de escolaridade, idade mínima de 18 anos completos até a data de matrícula no curso de formação e comprovar capacitação física e mental para o exercício do cargo, por meio de laudos médicos, além de estar quites com a justiça, inclusive a eleitoral.
A realização do concurso será de responsabilidade do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cuja página (www.comperve.ufrn.br) disponibiliza o edital e anexo com o conteúdo programático. O candidato fará provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos e teste de Capacitação Física, ambos de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa do concurso público consistirá de Curso de Formação Profissional, também de caráter eliminatório.

Inscrição no Prouni, segundo semestre, estão abertas

As inscrições para a edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem ser feitas pelo siteprouni.mec.gov.br . O prazo termina às 23h59 desta sexta-feira (10).
Nesta edição serão oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. A seleção é feita de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta dos critérios socioeconômicos da família do estudante.

WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns celulares

O WhatsApp confirmou a data da desativação do aplicativo para algumas versões de sistemas operacionais móveis para o último dia de dezembro de 2016.
A aposta nas versões mais recentes é clara e a lista de celulares que a partir de 31 de dezembro deixam de suportar o WhatsApp inclui modelos como o Nokia S40, o Nokia Symbian S60, as versões com Windows Phone 7.1 e sistemas Android 2.1 e Android 2.2. Entram também na lista todos os BlackBerry, independentemente da versão do sistema utilizado.
A empresa garantiu, ainda no comunciado, que “foi uma decisão dificil”, embora garanta que foi a mais correta para assegurar a qualidade das comunicações.

A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil

Depois que você terminar de ler este texto e tomar um cafezinho, um jovem negro terá sido morto no Brasil. É este o país que salta do relatório final da CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens, que será divulgado esta semana em Brasília: todo ano, 23.100 jovens negros de 15 a 29 anos são assassinados. São 63 por dia. Um a cada 23 minutos.
A CPI toma por base os números do Mapa da Violência, realizado desde 1998 pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. O último Mapa é de 2014 e contabiliza os homicídios de 2012: cerca de 30 mil jovens de 15 a 29 anos são assassinados por ano no Brasil, e 77% são negros (soma de pretos e pardos).

PRAZO: "Empregadores domésticos têm até hoje para pagar guia do eSocial"

O prazo para os empregadores domésticos pagarem o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a maio termina nesta terça-feira (7). O Simples Doméstico reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas.
Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet . Se não for recolhido no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.
No último balanço da Receita Federal, 1.045.205 empregadores domésticos haviam emitido o Documento de Arrecadação eSocial (DAE) para pagamento do Simples Doméstico até as 17h de ontem (6).

MOSSORÓ: "Aumento salarial dos vereadores, leva a população a protestar na Câmara Municipal"

Representantes de entidades que se posicionaram contrários ao reajuste de 32% para os vereadores, além da criação de 21 cargos comissionados, estiveram na manhã desta terça-feira, (07), na Câmara Municipal de Mossoró. Eles ocuparam boa parte da galeria.
Com gritos de ordem e protestando, pelo o que eles consideram de absurdo e abusivo, a sessão teve de ser suspensa por alguns minutos pelo presidente da Casa, vereador Jório Nogueira, que disse que só voltaria após restabelecer a ordem no plenário.
O diretor da União Nacional dos Estudantes em Mossoró, Rodrigo Lima, disse que espera que os vereadores revoguem o projeto de aumento nos salários. Ele ainda salientou que as diversas entidades que estão nesta luta não darão trégua, e dizem que podem até ocupar o prédio nos próximos dias em decorrência deste aumento.
“Estamos em um momento de crise e os vereadores aumentam o salário em 32%. Achamos isso um absurdo e por isso estamos aqui ocupando a plenária hoje (terça-feira). Esperamos um mínimo de sensibilidade dos vereadores para que haja a revogação deste projeto. Se for necessário nós vamos ocupar a Câmara nos próximos dias”, disse Rodrigo.

UTILIDADE PÚBLICA: "CPCON divulga concorrência do Concurso Público da Prefeitura de Soledade - PB"

Foi divulgada nesta segunda feira 06, a concorrência do Concurso Público do município de Soledade, no Curimataú paraibano, que será realizado no dia 19 deste mês de junho.

O concurso tem como objetivo efetuar a contratação de 123 vagas para profissionais dos cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. 

A maior concorrência é para o cargo de  auxiliar de serviços gerais (zona urbana) que oferece 17 vagas e tem 1.125 inscritos, com uma disputa de 66,18 candidato por vaga.
Já a menor concorrência é para o cargo de auxiliar de serviços gerais, para portador de necessidades especiais (zona urbana), que oferece 2 e só tem  3 inscritos, com uma concorrência de 1,50 candidato por vaga.

Clique aqui e confira a relação.

Além da concorrência, a Comissão Permanente de Concursos (CPCON) também já havia divulgado os nomes dos candidatos homologados, o resultado dos recursos, os jurados deferidos, as pessoas com necessidades especiais que foram indeferidos, as pessoas com necessidades especiais que foram deferidos e os candidatos não homologados.

MUDANÇA: "Ministro agora só cai se virar réu da Lava Lato"

O presidente interino se cansou do modelo que ele próprio fundou de demitir ao primeiro sinal de fumaça. A partir de agora, ministro só cai se virar réu da Lava Jato ou se for flagrado fazendo coisa errada.
No caso de Henrique Alves (Turismo), pesou na decisão de mantê-lo o fato de Temer também ter sido citado em diálogo do PMDB com o empreiteiro Leo Pinheiro. Aliados acham que uma reação mais assertiva poderia chamar a atenção para o caso do interino.
Fábio Medida, a propósito, só seguiu na AGU porque o governo achou que ficaria mal demitir um ministro que defende a Lava Jato e manter outro — Henrique Alves — investigado por ela. Sua exoneração, porém, está encomendadíssima.


ALERTA: "28 prefeituras do RN estão com salários em atraso e 71 não têm como pagar piso do professor"

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios apontou que 28 prefeituras do Rio Grande do Norte estão com salários em atraso. A pesquisa também aponta que 71 Executivos municipais não têm como pagar o piso nacional do professor. 13 escolas foram fechadas. Dos 167 municípios potiguares, 61 superam o gasto de pessoal comprometendo 50% da receita.

PEDRA SOBRE PEDRA: "Delações vão derrubar a república"


Da coluna Painel, na Folha de hoje:

NO INFERNO
Pessoa envolvida nas negociações das empreiteiras com a força-tarefa da Lava Jato diz à coluna que, depois das delações de Odebrecht, OAS e Machado, “não vai sobrar ninguém no Brasil. Ninguém é ninguém”. Machado, além de tratar com acionistas de empreiteiras, é considerado, junto com um de seus filhos, o caixa da cúpula do PMDB aqui e no exterior.

EXPLICAÇÃO: "Governo tenta explicações para os 14 mil novos cargos"

O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) deu explicações sobre a criação de 14 mil novos cargos na quarta-feira pela Câmara, medida que ainda precisa ser apreciada pelo Senado.

O governo argumenta que os 14 mil novos cargos substituirão outros. Segundo o Palácio do Planalto, mais de 14 mil postos serão extintos. A União acabou com cargos em algumas áreas e criou em outras, como em educação. Já era uma negociação que havia sido acertada pela gestão Dilma.

A administração Temer argumenta que não haverá aumento de gastos e que estão proibidos concursos públicos novos neste e no próximo ano. Portanto, diz o governo, é uma medida que terá efeito no futuro e que tem razão administrativa.

Apesar de se sentir mais seguro em relação ao apoio do Congresso, o presidente interino, Michel Temer, tem batalhas importantes a travar no curto prazo: votar no Senado o impeachment de Dilma Rousseff, renegociar as dívidas dos Estados e aprovar as propostas econômicas mais duras na Câmara e no Senado.

Na entrevista que concedeu ao SBT na quinta, Temer estava mais tranquilo do que na conversa que teve antes do afastamento de Dilma. Naquela época, havia uma expectativa sobre o começo do governo. Como ele disse na entrevista, ser presidente é uma provação. Não é tarefa fácil, mas todo político que se senta na cadeira presidencial não gosta de sair.

Gilmar Mendes autoriza abertura de investigação contra Aécio

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para investigar o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e o ex-senador Clésio Andrade.
O objetivo é apurar se eles atuaram para maquiar dados do Banco Rural obtidos pela CPI dos Correios, que funcionou entre 2005 e 2006 e investigou o mensalão. Aécio era governador de Minas Gerais na época e Clésio seu vice. Paes era deputado do PSDB e integrante da CPI.
“Essas condutas foram classificadas pelo Ministério Público como potencialmente configuradoras de crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira e falsidade ideológica praticada por funcionário público, além de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro”, diz trecho da decisão de Gilmar.

POLÍTICA: "Fotos e vídeos comprometem indicação de Hermano para vice de Carlos Eduardo."

Nos bastidores da política do RN, nos últimos dias, têm circulado fortes rumores de que o deputado Hermano Morais, que havia desistido de pleitear a sua indicação como possível candidato a vice prefeito de Natal, estaria renovando agora, seu desejo de integrar a chapa majoritária. Tal fato desencadeou matérias publicadas em alguns blogs e portais abordando o assunto, como essa, cujo título foi publicado acima, e que saiu publicada no Portal Agorarn.:
Nos últimos dias, aumentou, na bolsa de apostas, a possibilidade do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) ser indicado vice de Carlos Eduardo (PDT) para as eleições deste ano. O peemedebista é tido como terceiro na “linha de sucessão” peemedebista após Garibaldi Filho (PMDB) e Henrique Eduardo (PMDB), é identificado com Natal e tem bom “recall” da eleição passada para prefeito, quando enfrentou o próprio Carlos Eduardo.
Nos meios políticos, entretanto, tal união é vista como para lá de arriscada. Principalmente devido à existência de farto material, em fotos e vídeos, de um debate acalorado da eleição de 2012, quando Hermano afirmou que Carlos “traiu” a família ao deixar o PMDB para se filiar ao PSB e disputar a prefeitura de Natal ao lado de Wilma de Faria, em 2000.
Com base nesse material, nos meios políticos avalia-se que uma chapa Carlos/Hermano poderia sofrer danos eleitorais irreparáveis, se concretizada, caso algum marqueteiro adversário utilize o material para mostrar a incoerência da união, que poderá receber a classificação de “acordão da incoerência”, na avaliação de especialistas em política do RN.
ARTICULAÇÃO
Nos últimos dias, Hermano tenta se articular junto às principais lideranças do PMDB, no sentido de se emplacar como vice de Carlos Eduardo. Hermano, aliás, surpreende a cúpula peemedebista, por pleitear a vaga de vice, quando existem nomes demais para o posto, como os do presidente licenciado da Fecomercio Marcelo Queiroz, e do ex-secretário municipal de Turismo Fred Queiroz. Sem falar no próprio colega de Hermano na Assembleia Legislativa, deputado estadual Álvaro Dias (PMDB), que também é cogitado.
Além disso, recentemente Hermano cogitou deixar o PMDB, após adiantar bastante, conversas com o presidente estadual do Solidariedade, deputado estadual Kelps Lima. Toda essa articulação de Hermano nos últimos dias, segundo fontes peemedebistas, terminou fortalecendo a postulação de Marcelo Queiroz para vice.
O empresário, que já esteve melhor na bolsa de apostas, enfraqueceu-se no processo de escolha do vice após ter se reunido com vereadores da base governista em Natal. O encontro entre Marcelo e vereadores, inclusive do PDT, não foi bem visto por integrantes da alta cúpula peemedebista.

Lewandowski mantém prazo para defesa de Dilma no processo de impeachment

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou na noite de ontem (06) recurso protocolado pelo advogado José Eduardo Cardozo que contestava prazo de cinco dias para apresentação das alegações finais da defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff na comissão do Senado que julga o processo de impeachment contra ela.
Na decisão, o presidente do Supremo entendeu que o recurso perdeu objeto devido à decisão proferida no dia de ontem, mais cedo pelo presidente da Comissão Processante do Impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB).
Na semana passada, Lira havia acatado questão de ordem da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) que reduzia o prazo para as alegações finais da defesa de Dilma de 15 para 5 dias corridos. No entanto, após recurso da defesa, o senador voltou atrás hoje e restaurou o prazo de 15 dias.
No pedido enviado a Lewandowski, que preside o processo de impeachment, Cardozo pedia que o prazo para as alegações finais da defesa não fosse inferior a 20 dias.