segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Francisco do PT apresenta projeto de lei para uso de água da chuva


O deputado estadual Francisco do PT apresentou, na Assembleia Legislativa do RN, um projeto de lei que versa sobre a captação e o armazenamento de águas pluviais em prédios construídos pelo poder público do estado do Rio Grande do Norte.

Nos projetos arquitetônicos de novas edificações construídas pelo poder público estadual deverão constar alternativas para construção de um sistema de captação e armazenamento de águas pluviais para fins não potáveis, obedecendo recomendação da ABNT, que trata do aproveitamento de águas de chuva para fins não potáveis em áreas urbanas.

Segundo o deputado propositor do projeto, as águas coletadas devem ser utilizadas obrigatoriamente para fins não potáveis, tais quais: jardinagem, irrigação de hortas comunitárias, irrigação paisagística de espaços de convivência, lavagem de automóveis, limpeza de espaços físicos diversos, reaproveitamento em obras públicas, doação para terceiros e usos diversos.




FOGO NO LARANJAL: "Nem dentro do próprio partido Bolsonaro é consenso"

O racha que se iniciou entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PSL, o deputado federal Luciano Bivar (PE), provocou uma coleção de reveses na articulação entre Executivo e Legislativo nesta semana. 
Até o momento, o governo já depôs a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) da liderança no Congresso e a imagem do presidente ficou marcada pelo xingamento de “vagabundo” proferido em gravação pelo deputado federal Delegado Waldir (PSL-GO). A reação do parlamentar se deu em função da manobra de Bolsonaro que quase conseguiu afastá-lo do cargo de líder da legenda na Câmara para emplacar à frente o seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ).
Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professora do curso de graduação em Ciência Política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Tamara Ilinsky Crantschaninov é direta ao avaliar o cenário: Bolsonaro “demonstra uma incapacidade total”, enquanto presidente, com a sua própria base. “Nem dentro do partido ele está conseguindo criar algum tipo de consenso”, destaca, em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual.
Na prática, é toda a interlocução com o Congresso que Bolsonaro deixa comprometida. Isso porque, se a articulação entre os poderes já vinha prejudicada, agora, com as disputas internas elevadas ao nível de crise nesta semana, a relação com os outros partidos fica ainda mais difícil. “Uma característica do nosso sistema político é a necessidade da presidência ter coalizões fortes dentro do Congresso para conseguir governar, então vai ser curioso verificar como serão os próximos meses de governo Bolsonaro”, observa Tamara.
Por enquanto, a permanência do Delegado Waldir à frente da liderança é incerta, mesmo assim, o parlamentar tem sinalizado que não irá divulgar a conversa que “implodiria” o presidente Bolsonaro, como afirmou em áudio vazado em reunião com parlamentares do PSL. Por outro lado, Joice Hasselmann não tem evitado emitir críticas a Bolsonaro, a quem descreveu ter uma “inteligência emocional -20”.
Na análise da doutora e professora, Joice pretende capitalizar o episódio para fomentar sua candidatura à prefeitura de São Paulo, descolando sua imagem de Bolsonaro e de seu núcleo familiar “É um processo que a gente vê ao longo desse governo, porque as pessoas estão tentando descolar sua imagem de um presidente desgastado, que se coloca nesse lugar de se comportar como uma pessoa rude, grosseira, que não dialoga não só conosco, com jornalistas, que ele sempre ofende muito, mas também com sua própria base”, avalia Tamara.
“O PSL é muito diferente de partidos tradicionais, orgânicos, que têm base social. Alçar um presidente que é ‘de fora da política’ à presidência, demonstra o nosso pior medo. As pessoas morriam de medo de ter alguém que era político, então escolhemos alguém que era ‘apolítico’, bem entre aspas, que está se revelando um completo incapaz de lidar com o nosso sistema democrático”, finaliza.
Blog do Barbosa

INCLUSÃO: "Com jogos desportivos e lúdicos, educadores mostram inclusão no Parajepars 2019"

A Prefeitura Municipal de Parelhas, realizou na última sexta-feira (18), o parajepars, com o objetivo de realizar jogos desportivos e lúdicos, para desenvolver em crianças especiais as habilidades motoras, a noção espacial e a percepção do próprio corpo.  O Parajepars aconteceu no Ginásio Ovídio Dantas, e reuniu não só as crianças, mais também seus familiares que estiveram acompanhando de perto as competições lúdicas, que visivelmente, proporcionou interação e ajudaram no desenvolvimento e inclusão das crianças.  foram praticados: Corrida de bike adaptada e cadeira de rodas, jogo de bolinhas, lançamento de dardos adaptado, boliche e corrida de saco. 
Pérsia Carla, esteve acompanhando a filha, Jéicia Islane, que participou das atividades, e destacou a importância do Parajepars. "É um marco pra gente que é mãe saber que nossos filhos estão tendo esse momento histórico na vida, porque eu acredito que a partir daqui vai se abrir muitas coisas em relação ao leque de oportunidades na vida desportiva na escola, como em todos os âmbitos". comentou.
Ao final da realização das atividades desportivas e lúdicas, as crianças receberam a medalha de participação que foi entregue pelos próprios pais e familiares presentes. Joedson Felipe esteve acompanhando o filho Davi Lucas de apenas 4 anos e falou de sua emoção. "Pra gente que somos pais é uma felicidade imensa vê o filho feliz, a felicidade dele é a minha felicidade". destacou, o pai emocionado. 
Durante a realização do Parajepars, foi possível observar que mesmo com poucos recursos, é possível oferecer boas alternativas para atender às peculiaridades dos educandos, adaptando materiais pedagógicos, promovendo atividades sensoriais e trabalhando fundamentos como ritmo, percepção do espaço e equilíbrio.

MACABRO: "Joice Hasselmann recebe ameaça com cabeça de porco e peruca loura." Confira o vídeo!


A deputada federal Joice Hasselmann, usou as suas redes sociais para denunciar que vem recebendo ameaças.

No vídeo, Joice mostra que recebeu uma caixa, com uma cabeça de porco e uma peruca loura, acompanhada de um bilhete escrito: "Puta judia, vai sofrer, depois morrer".

Confira o vídeo abaixo publicado pela própria deputada:




BEM-VINDOS AO NOVO BRASIL: "Com Bolsonaro, Presidência aumenta em 24% gastos com cartões."

Os gastos com cartões de crédito da Presidência da República entre fevereiro e setembro deste ano aumentaram 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo O Globo, a Secretaria de Administração do Palácio do Planalto desembolsou R$ 4,6 milhões com os cartões.

Em relação ao mesmo período de 2017, o aumento foi de 55%.

As compras para Jair Bolsonaro, vale lembrar, são sigilosas.

Blog do João Marcolino



RN: "Servidores receberão 13º integral neste ano, garante Secretaria de Planejamento"

A Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Norte garantiu ao Portal No Ar que, mesmo em dificuldades financeiras, o Governo do Estado vai pagar o 13º salário de 2019 de todos os servidores ainda em 2019.
A pasta não detalhou como fará e nem a data exata, mas garante que o mais provável é efetivar esses pagamentos no mês de dezembro, sem parcelar ou segmentar por categoria.
Já as folhas em atraso, relativas a novembro, dezembro e o 13º de 2018, deixadas pela gestão passada, seguem sem previsão e dependem de repasses da União, segundo a Secretaria de Planejamento.
Roberto Flávio