quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

ARRANHADA: "Imagem do Brasil no mundo é a pior desde a redemocratização no país"

O governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro foi alvo de pelo menos 37 denúncias na ONU. Quando se comemora o Dia Mundial dos Direitos Humanos, nesta terça-feira (10), a constatação de organizações sociais e diplomatas é de que o Brasil vive seu pior momento internacional em termos de direitos humanos desde o restabelecimento da democracia, em 1985.
O jornalista Jamil Chade, correspondente junto à ONU em Genebra (Suíça), informa em seu blog sobre o crescente isolamento do Brasil no mundo e a deterioração da imagem internacional do país. 
“Há poucos meses, numa reunião entre governos e ONGs, a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo, qualificou o Brasil de ‘exemplo e inspiração’ no que se refere aos direitos humanos. Mas, nas correspondências sigilosas e nos bastidores das entidades internacionais, essa não é a realidade que se constata”. afirma Jamil Chade.
“Entre os relatores da ONU, um total de doze cartas sigilosas foram enviadas ao governo brasileiro ao longo do ano para se queixar de violações cometidas pelo Estado e cobrando respostas, inclusive sobre ameaças sofridas por líderes indígenas, ameaças contra a liberdade de imprensa e a apuração do assassinato de Marielle Franco.
“Em praticamente todos os textos, pode-se ler termos como ‘profunda preocupação’ ou ‘alarmados’ em relação às medidas adotadas pelo governo, além de pedidos para que algumas das iniciativas sejam suspensas”.
No artigo, Jamil Chade enumera os casos em que Jair Bolsonaro manchou a reputação do Brasil no mundo.
Brasil 247

Lula retorna caravana pelo país em Janeiro

O ex-presidente Lula afirmou na noite desta terça-feira (10), na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que irá “andar pelo país” a partir de janeiro, retomando as caravanas. Foi durante o lançamento da segunda edição do livro “Luiz Inácio Lula da Silva: a verdade vencerá”, da Editora Boitempo. Ele afirmou também que irá confrontar a perseguição da Lava Jato à sua família, depois que abriu-se também nesta terça um novo capítulo de perseguições ao filho mais velho de Lula, Fabio Luis    (aqui).
Afônico, com enorme difculdade para falar, ele afirmou que a prioridade de sua interlocução é com o povo brasileiro, os mais pobres. É a leitura de Lula da pesquisa DataFolha que indicou que a maioria da população (54%) considera justa sua libertação.
“Temos apoio do povo”, disse Lula. A pesquisa indicou que 68% dos desempregados, 63% dos mais pobres (com renda até 2 salários mínimos), 62% dos pretos e pretas e 61% tantos dos que têm apenas o ensino fundamental como dos jovens (16 a 24 anos) apoiam decididamente sua liberdade.
Blog do Barbosa

PARELHAS: "Prefeitura paga nesta quinta-feira(12) 2ª parcela do décimo terceiro"


A prefeitura municipal de Parelhas através do prefeito Alexandre Petronilo, anunciou o pagamento da 2ª parcela do décimo terceiro salário.

O dinheiro extra, entrará na conta dos servidores, nesta quinta-feira, dia 12.




Última sessão do ano de sua autoria, Francisco do PT homenageia o “Dia dos Direitos Humanos"

O deputado estadual Francisco do PT dedicou a sua última sessão solene do ano para fazer uma justa homenagem aos que lutam em defesa dos direitos humanos no Rio Grande do Norte. A honraria alusiva ao “Dia Internacional dos Direitos Humanos” foi realizada nesta terça-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa do RN.
“É na escola da luta que aprendemos a nos auto-organizar coletivamente. E através da compreensão do processo da nossa história que repudiamos as tentativas de retorno a ditadura, a novos AI5 e apologias a tortura”, destacou Francisco do PT, propositor da sessão que foi partilhada com a deputada estadual Isolda Dantas.
Segundo o parlamentar, “é através da conquista e defesa de seus direitos ao trabalho, a educação e a saúde, aos direitos públicos e feministas da reprodução da vida social, que o valor da democracia se enraíza e se fortalece na consciência dos cidadãos e das cidadãs”.
Representando a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto falou em nome da mesa de autoridades formada para a solenidade. “O dia internacional dos direitos humanos é uma consequência da Carta das Nações Unidas, é uma consequência de todo o estatuto dos direitos humanos pós guerra, onde se discutia a necessidade de um futuro de paz para humanidade. Estamos nós aqui em 2019 para dizer que a pauta permanece atual. Vivemos hoje no Brasil e no mundo um ambiente, infelizmente, de grandes regressões civilizatórias”, alertou.
O saudoso Marcos Dionísio, um dos principais nomes na luta pelos diretos humanos no Rio Grande do Norte, foi homenageado (IN MEMORIAN) pela sua companheira Maristela Gomes. “Lutou por uma sociedade mais igual e acreditou que homens e mulheres têm direito a uma vida feliz, com garantia a saúde, educação, segurança, lazer e a se alimentar todos os dias. Esse reconhecimento a Marcos (Dionísio) não se trata de uma mera demonstração de afeto, deve servir de estimulo para que todas e todos que algum dia foram picados por um “mosquito” tenham a certeza da necessidade da reafirmação da luta por direitos humanos e da busca por novas conquistas, que todo segundo de luta faz valer a vida”.
Na Assembleia, Francisco do PT é autor do projeto que institui a criação da Medalha do Mérito em Direitos Humanos “Marcos Dionísio”, destinada a agraciar pessoas e entidades que comprovadamente tenham oferecido, na área dos direitos humanos, contribuição relevante ao Estado do Rio Grande do Norte.
Participaram também da mesa, a vereadora Divaneide Basílio, a presidente da Frente Brasil Popular, Eliane Bandeira, além de representações da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, do Observatório da Violência do RN – OBVIO, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular – CDHMP e da Articulação do Semiárido do RN – ASA.

"PIRRALHA" INTELIGENTE: "Greta Thunberg responde a provocação de Bolsonaro com sacada irônica"

Após outro ataque do presidente Jair Bolsonaro (Aliança pelo Brasil) contra a ativista pelo meio ambiente Greta Thunberg, no qual o político a classificou como “pirralha”, a menina de apenas 16 anos encontrou uma resposta irônica e certeira.

Durante uma coletiva de imprensa sobre o assassinato de dois indígenas que tentavam proteger a floresta do desmatamento ilegal, Bolsonaro disparou contra a ativista sueca: “A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma "pirralha" dessa aí."

A pequena, que de pirralha não tem nada, encontrou uma forma irônica para rebater Bolsonaro, sem ser necessário entrar em conflito com ele. Greta alterou a descrição de seu perfil no Twitter para “pirralha”.

João Marcolino


CAIXA DOIS: "TSE cassa mandato da senadora Juiza Selma Arruda"

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta terça-feira (10) a favor da cassação do mandato da senadora Juíza Selma Arruda (Podemos-MT).

Cinco dos sete ministros consideraram que a parlamentar praticou caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2018. O julgamento não havia sido concluído até a última atualização desta reportagem.

A defesa da senadora nega qualquer irregularidade nas contas de campanha. Caberá recurso da decisão a ser tomada ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

João Marcolino


RACISMO: "Silvio Santos não aceita vitória de mulher negra em competição"

Na noite deste domingo (8), Silvio Santos protagonizou mais uma polêmica ao mudar o resultado de uma competição musical em seu programa, impedindo uma mulher negra de vencê-lo. Mesmo com o placar apontando vitória a Jennyfer Oliver, Silvio não gostou do resultado e optou por outra competidora branca.
Após anunciar a escolha do auditório por Jennyfer, Silvio decide entregar R$ 500 a todas as competidoras e diz que caberia a ele decidir a melhor cantora. “Se eu estivesse na minha casa, na minha opinião, a melhor intérprete seria você, Juliana! Você é muito bonita e canta muito bem, mais R$ 500 para a Juliana!”, disse, ignorando que o placar anunciava vitória em disparado a Jennyfer.
Roberto Flávio