quinta-feira, 19 de setembro de 2019

SANTANA DO SERIDÓ: "Secretária de Educação explica o real motivo da retirada do ônibus da Comunidade São Bento"

Quem entrou em contato com o Blog agora a pouco, foi a a Secretária de Educação do município de Santana  do Seridó, Patrícia Medeiros.

Patrícia explicou ao Blog o real motivo pelo qual, o ônibus escolar não foi pegar os alunos da comunidade São Bento no dia de ontem(18).

De acordo com a Secretária, o problema é mais sério do que se imagina, uma vez que alguns alunos estavam depredando o ônibus(Como mostra o vídeo mais abaixo, enviado ao Blog) e o veículo foi retirado para manutenção,  a comunidade ficou  apenas um dia, sem o transporte escolar, no caso o dia de ontem.


"Isso não é a primeira vez que acontece, por isso eu suspendi um dia de transporte escolar, unicamente um dia, que foi ontem, e convoquei uma reunião com todos os pais, por que acho que devemos combater isso, infelizmente só vieram seis pais, mas uma nova reunião será convocada". Explicou a secretária

Segundo Patrícia, a secretaria vai reunir todos os pais e explicar a situação e que a mesma vai fazer o convite a todos  pessoalmente.

Do Blog: "Feito o registro, agradeço a Secretaria de Educação na Pessoa de Patrícia Medeiros pelo contato e reitero o nosso compromisso com a verdade dos fatos. Estamos sempre a disposição"


Natália Bonavides emite nota sobre o Hotel Reis Magos

NOTA - NATÁLIA BONAVIDES

"Sobre o Hotel Reis Magos, um dos poucos exemplares da arquitetura moderna brasileira em nossas terras: engraçado ver uma parte da elite natalense, que em suas férias anuais no exterior se deslumbra com prédios históricos, bradando pela demolição do hotel potiguar. Qualquer bequinho francês mais ou menos preservado merece ao menos um stories no Instagram de animados viajantes. Construções que esses países, em algum momento, decidiram não demolir. Mas quando as linhas arquitetônicas que pedem socorro são da terra nativa, são “porcarias”. O histórico viralatismo que acha que só é merecedor de atenção o que é de fora. Nada contra vira-latas, tenho até duas gatas que são. Mas essa síndrome nos lembra que tem quem ache que a gente merece menos.

Em tempos de anticiência, em que até a vacinação está em risco e o sarampo retorna, não é exatamente surpreendente que não se dê valor a um parecer técnico-científico elaborado pelo Departamento de História da UFRN. Ou a uma análise técnica da Fundação José Augusto. Ou ao estudo do IPHAN que, mesmo não tendo prosseguido o processo em âmbito federal, reconhece que o prédio tem as características para tombamento em âmbito local. Ou a um parecer técnico elaborado conjuntamente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN e Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tristes tempos em que a produção do conhecimento técnico-científico tem sido, mais do que desvalorizada, até atacada.

As reações à minha publicação defendendo o tombamento do Hotel foram muitas. Teve colunista dizendo que afirmei que o prédio era público, não sei se por má-fé ou por falta de atenção. Um outro, por má-fé ou preguiça, afirma que cheguei agora no tema, ignorando que meu posicionamento público sobre o assunto não mudou desde meu primeiro ano como vereadora de Natal. Outro me mandou ir morar lá (risos!). Um outro blogueiro sugeriu que eu me prostituísse naquelas redondezas de noite com minhas amigas. E um outro, por fim, queria que eu ficasse “caladinha”, assim mesmo, no diminutivo. Coisinhas que a gente escuta quando é mulher e jovem na política.

Todo esse brado tem razões claras e cristalinas como a água. Não pensem as leitoras e leitores que seria somente o Hotel a despertar toda a reacionária comoção. A questão é outra e tem nome e sobrenome: Revisão do Plano Diretor de Natal. Que está sendo feita de forma bastante atropelada, ressalte-se.

No debate político, deve-se analisar sempre também o não dito. As entrelinhas. No debate do plano diretor, idem. Quando gritam “modernização!”, não poucas vezes o que se quer dizer é: apropriação, pelo poder econômico, de coisas tão nossas como desfrutar da praia.

A polêmica em torno do Hotel Reis Magos esconde um debate maior, que envolve pouca visão de futuro, muito interesse econômico e muita pressão da especulação imobiliária, ansiosa por colocar por ali e por toda a nossa orla prédios altos que privatizem até a vista pro mar numa capital litorânea. (Não custa lembrar do mau histórico das privatizações em nossas terras: o hotel Reis Magos era público e foi após sua privatização que se viu inutilizado.)

Temos que ficar atentos para preservar o interesse público, o meio ambiente, os ditames do Estatuto da Cidade e da Constituição Federal. A especulação imobiliária sempre quis causar um grande impacto nas discussões do plano diretor de Natal. Da última vez, tentou e perdeu. Conseguirá ganhar agora?"


COMBUSTÍVEL MAIS CARO: "Petrobrás eleva preço da gasolina em 3,5% e diesel em 4,2%.

A alta do preço do petróleo no mercado internacional chegou ao Brasil. A Petrobrás reajustou os valores da gasolina em 3,5% e o óleo diesel em 4,2% em suas refinarias. A revisão, que valerá a partir da zero hora desta quinta-feira, 19, é uma reação ao atentado a refinarias na Arábia Saudita, que fez com que a commodity oscilasse até 20% na última segunda-feira. 

Nos últimos dois dias, o petróleo do tipo brent, comercializado na Europa, chegou a cair, mas não na mesma proporção da alta. A Petrobras, que mantém seus preços alinhados ao mercado internacional, chegou a manter os valores inalterados no início da semana, mas após questionamentos do mercado sobre uma possível ingerência do governo, reajustou os valores no mercado interno. 

A empresa tem especial interesse em demonstrar que possui independência e que a sua política de preços de combustíveis não está submetida a questões políticas. Caso contrário, não vai conseguir atrair investidores para comprar suas refinarias. 

Blog do João Marcolino


Francisco do PT articula reunião para tratar de incentivo fiscal para oficinas de costuras do RN


O incentivo fiscal para empreendedores das oficinas de costura do Rio Grande do Norte foi o assunto da reunião articulada pelo deputado Francisco do PT, entre o secretário de tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier e empresários do setor.

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, na SET, onde a categoria esteve representada pela empresária Rosineide Araújo e o empresário Inácio Júnior, que são donos de oficinas de costura, no Seridó do Estado. 

A ideia apresentada por eles trata sobre a isenção de ICMS na etapa da confecção, para empresas registradas na modalidade simples nacional, já que o mesmo imposto também é cobrado na comercialização das peças. “Com isso, teríamos mais incentivo para a atividade, para que outras pessoas também se sentissem encorajadas a empreender, aumentando assim as vagas de empregos”, argumentou a empresária Rosineide Araújo.

O secretário e o coordenador de Tributação e Assessoria Técnica da SET, Neil Amstrong de Almeida, ouviram atentos a ideia e ficaram de estudar a legalidade e a viabilidade da proposta.

“Fomos muito bem recebidos pelo secretário. Foi uma reunião muito transparente e muito respeitosa onde, mais uma vez, demostrou a capacidade de diálogo deste governo. Ficou muito claro pra gente que o assunto será estudado e se tiver viabilidade e legalidade, não tenho nenhuma dúvida de que o governo irá abraçar essa causa”, ressaltou o deputado Francisco do PT.





Líder do governo Bolsonaro é alvo da Polícia Federal

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (19) operação no Congresso, que tem como alvo o líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
A PF também mira o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), filho do senador.
Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O inquérito apura desvio de dinheiro público de obras na região Nordeste.
Os fatos investigados são da época em que Bezerra Coelho era ministro da Integração Nacional de Dilma Rousseff (PT).
Há outros mandados de busca e apreensão sendo cumpridos.
Blog do BG



SANTANA DO SERIDÓ: "Alunos da Comunidade São Bento ficam sem aula por falta de transporte escolar"

Na manhã de ontem(18) os alunos da comunidade São Bento foram pegos de surpresa com a ausência do ônibus escolar para assistir aulas na cidade de Santana do Seridó.

O Blog recebeu a informação de que sem comunicar aos alunos, nem aos pais, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, suspendeu o serviço de transporte dos alunos das comunidades Caieiras e São Bento, mesmo tendo veículo exclusivo para esse fim, que é o ônibus do programa   A Caminho da Escola.

Tanto pela manhã quanto pela tarde os alunos aguardaram o ônibus que não veio, nem a secretaria prestou os devidos esclarecimentos aos alunos e aos pais.

Com a palavra a prefeitura municipal...






Bolsonaro ameaça deixar PSL

Jair Bolsonaro confidenciou a assessores que pretende deixar o PSL até o fim do ano, por causa do desgaste com Luciano Bivar – que não quer abrir mão do comando da legenda.
Enquanto Bivar diz que abriu as portas do PSL para que Bolsonaro pudesse concorrer à Presidência, o presidente argumenta que sem ele o partido não teria a maior bancada da Câmara.
Robson Pires

Milhares de mulheres serão beneficiadas com o projeto “Mulheres do Semiárido”

Mais uma grande conquista para a agricultura familiar e especialmente para as mulheres agricultoras. Foi lançado na noite desta quarta-feira (18), o projeto “Mulheres do semiárido: água para produção, economia solidária para comercialização”, no qual será investido cerca de R$ 1 milhão e de 17 mil mulheres oriundas de 11 municípios da Região serão beneficiadas. A iniciativa é fruto de um convênio entre Centro Feminista 8 de março (CF8), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB).
Presente à solenidade, a governadora Fátima Bezerra, destacou a importância do projeto na transformação social das mulheres do campo.  “Estamos falando de um programa que se insere nas novas tecnologias sociais e sustentáveis, por meio do reuso de água e principalmente que garante cidadania, dignidade e autonomia financeira para as mulheres do semiárido”, ressaltou.
Robson Pires

RN + Saudável terá ações de 16 secretarias e órgãos públicos

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 18, o programa RN + Saudável, que reúne ações executadas por 16 pastas do Governo, sendo nove secretarias e sete órgãos da administração indireta. O RN + Saudável une gestores, trabalhadores e a população em geral na busca por saúde, qualidade de vida, dignidade e segurança. A articulação é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da coordenadoria de Programas Estratégicos e Regionais.
“Este programa se reveste da maior importância e tem também caráter pedagógico. O objetivo é executar estratégias de promoção da saúde que ampliem a qualidade de vida, deem dignidade e promovam justiça social”, afirmou a governadora Fátima Bezerra na solenidade realizada no ginásio de esportes da Escola Estadual Atheneu em Natal.
Fátima conclamou os estudantes e o conjunto da sociedade a se envolverem nas atividades que serão realizadas. “Queremos fazer um Rio Grande do Norte com mais dignidade e mais desenvolvido. Por isso é tão importante estarmos de mãos dadas e termos espírito público, sem ódio, sem discriminação, mas com tolerância e respeito”, disse à plateia de estudantes, professores, gestores públicos e prefeitos presentes ao ato.
Os projetos do RN + Saudável integrarão áreas como saúde, educação, saneamento, atividades físicas, numa grande articulação que envolve a administração estadual, as prefeituras municipais, instituições da sociedade civil e movimentos sociais e terá ações realizados em todas as regiões do Rio Grande do Norte. “O programa utilizará conexões intersetoriais, compartilhando novas ideias sustentáveis e ações sem promoção da cidadania para que a população possa ter melhor saúde e bem-estar”, reforçou a governadora.
Prefeito de Natal, Álvaro Dias, disse que o RN + Saudável terá total apoio da gestão pública da capital: “Programas como este vão contar com a adesão da prefeitura por que dão grande contribuição à população de Natal e do Rio Grande do Norte. São ações no campo da saúde e da educação em promoção da qualidade de vida”, afirmou o prefeito para reforçar: “Mais uma vez digo que acredito nos bons propósitos da atual gestão no Governo do Estado e reafirmo a disposição da prefeitura de Natal em se somar aos esforços para melhorar a qualidade de vida do povo do nosso Estado”.
A base do programa tem quatro eixos fundamentais: Cultura de Paz; Estilos de Vida Saudáveis; Ambientes Saudáveis; Equidade e Inclusão, baseado nas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.
Entre as ações do programa estão a promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar, com estímulo à produção e ao consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar, reduzindo o uso de agrotóxicos; incentivo a estilo de vida ativo por meio de práticas corporais e atividades físicas; estímulo à inclusão de atividades de educação e promoção de saúde por meio da educação popular.
As ações ainda visam reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito e outras formas de violência, incentivar o saneamento básico, a sustentabilidade e a prevenção de acidentes do trabalho.
INTEGRAÇÃO
O programa integra as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH). Também estão envolvidos os órgãos Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), Fundação José Augusto (FJA), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte – IGARN, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – IDIARN, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte – EMATER, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A – EMPARN e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, articulados pelo Gabinete Civil e Secretaria para Gestão de Projetos e Metas de Governo.
O ato de lançamento contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto, dos secretários de Estado Cipriano Vasconcelos (Saúde), Alexandre Lima (Sedraf), Armeli Brennand (Semidhj), da coordenadora do RN + Saudável, Tereza Freire, do diretor-presidente do Idiarn, Mário Manso, vereadora em Natal, Divaneide Basílio, representante da deputada estadual Isolda Dantas, senador Jean Paul Prates, prefeito de Natal Álvaro Dias e prefeitos dos municípios de Cerro Corá, Caiçara do Norte, Pureza, Canguaretama, Água Nova, São Jose de Campestre, Tenente Laurentino, Lajes, Acari, Areia Branca, Pedra Grande, Riachuelo e Tibau.
Roberto Flávio

VERGONHA MUNDIAL: "Brasil não apresenta plano de compromisso com o clima e é vetado pela ONU"

O Brasil não irá discursar na cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece nesta segunda-feira (23) em Nova York. Decisão da ONU é reflexo da política ambiental de incentivo ao desmatamento, promovida pelo governo de Jair Bolsonaro.
Segundo o representante da secretaria-geral da ONU Luis Alfonso de Alba, a ONU pediu que os países enviassem um plano para aumentar compromissos climáticos e, com base nos documentos que receberam, selecionaram quais países teriam discursos inspiradores.
“O Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”, disse o enviado especial da secretaria-geral da ONU à jornalista Ana Carolina Amaral, do blog Ambiência.
Estrategicamente agendada para a véspera da Assembleia-Geral da ONU, que começa na terça (25), a cúpula do clima foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, com objetivo de encorajar a ambição dos países, em uma conversa direta com os chefes de Estado.
As contribuições anunciadas pelos países na assinatura do Acordo de Paris, em 2015, não são suficientes para conter o aumento da temperatura média do planeta abaixo de 2ºC.