terça-feira, 13 de abril de 2021

Deputada Natália Bonavides apresenta projeto para suspender pagamento do FIES durante pandemia

 


A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) protocolou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1.330/21 para suspender obrigações financeiras dos estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A proposição também garante que profissionais da saúde, que usaram o programa para financiar seus estudos e que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia por meio de atuação no SUS, mantenham o direito ao abatimento mensal do valor devido.

“Os estudantes que utilizam o FIES precisam ter a garantia da suspensão do pagamento para continuarem estudando. A crise econômica, social e sanitária tem se agravado e atingido principalmente a população mais vulnerável: sem emprego, sem renda, sem comida e com o permanente risco de morte circulando suas famílias. O nosso projeto busca amenizar alguns dos efeitos dessa severa crise pela qual passamos, garantindo que estudantes de instituições privadas, que precisam financiar seus estudos, continuem sua formação”, destacou Natália Bonavides.

Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies encerrou 2020 com 1 milhão de estudantes com contratos inadimplentes, o equivalente a 35% do total. Só entre janeiro e abril  de 2020, 53.818 estudantes potiguares tinham dívidas com o financiamento. Na gestão do presidente Jair Bolsonaro, o número de novos contratos firmados pelo FIES em 2020 também caiu, sendo o menor registrado desde 2009.

Tanto a suspensão do pagamento das prestações como o abatimento no valor do saldo devedor foram garantidos no ano de 2020, mas estavam condicionados temporalmente à vigência do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, que acabou em 31 de dezembro de 2020. A validade da suspensão dos pagamentos, de acordo com o projeto da parlamentar, será até a imunização de pelo menos 70% da população do país, percentual considerado pela OMS como seguro para que se chegue à imunidade coletiva.

 

Foto: Pablo Valadares 



PARELHAS: "Secretaria de Saúde inicia imunização para pessoas com 66 anos"



As equipes de saúde darão continuidade à vacinação contra o coronavírus, iniciando a imunização em idosos de 66 anos, também continuando nas faixas etárias anteriores, que não receberam a dose antes, por haverem adquirido síndrome gripal ou por assinarem termo de recusa, mas agora decidiram tomar (e pela lei, é dever priorizá-los em detrimento dos idosos de 66 anos).
Assim sendo, a continuação da vacinação dos grupos ocorrerá conforme cheguem as novas doses, previstas para a semana que vem, quando vacinaremos 100% dos idosos de 66 anos.
Confira o cronograma da programação:
📍
UBS Dinarte Mariz:
Vacinação ocorrerá na unidade, onde farão a aplicação da Dose 2 às 09:00h e a partir de 10:00h, Dose 1 em idosos de 66 anos.
📍
UBS Ivan Bezerra:
Vacinação ocorrerá na unidade, às 15:30h.
📍
UBS Cruz do Monte:
Vacinação ocorrerá na unidade, a partir de 13:30h.
📍
UBS Maria Terceira:
Vacinação ocorrerá na unidade, às 13:30h.
📍
Policlínica Municipal:
Vacinação ocorrerá na unidade, a partir de 13:30h.
📍
UBS Bairro São Sebastião:
A vacinação será realizada em domicílio, a partir das 13:30h.
📍
UBS Antônio Jacinto: Será realizado pronto Atendimento das comunidades.
📍
UBS Boqueirão:
Será realizado o pronto atendimento das comunidades.



ATUAÇÃO: "Em visita a Secretaria de Educação vereador Ildécio sugere ações para o esporte com o novo coordenador"

 


O vereador Ildécio Oliveira esteve na manhã de hoje(13) na sede da Secretaria Municipal da Educação, da Cultura e do Esporte, onde pode conhecer de perto o novo coordenador do esporte parelhense o Senhor Roberto José Pires.

Como desportista e amante do esporte, o vereador sugestionou algumas de suas ideia ao novo coordenador que serão colocadas em prática muito em breve.

"O nosso novo coordenador tem muita capacidade, tanto na prática, como na teoria. Eu tenho certeza que colaborará muito para o desenvolvimento do nosso esporte. Como sempre fui muito bem recebido por nossa secretaria Antônia Zélia e em nossa conversa eu coloquei o nosso mandato a sua inteira disposição, como também a disposição da nossa população que gosta do esporte, seja qual a for modalidade." Frisou o vereador



Vandalismo deixa o município de Parelhas sem água

 


A ação de vândalos no sistema de captação de água no Açude Boqueirão, de Parelhas, interrompeu o abastecimento da cidade na madrugada desta terça-feira (13).

Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já estão trabalhando para recuperar a bomba e reativar o fornecimento. Também está sendo providenciado o boletim de ocorrência junto à polícia para investigar o caso.

A previsão é que o serviço para o conserto esteja concluído até as 18h desta terça-feira.

Para que o abastecimento esteja completamente normalizado, é necessário aguardar um prazo de até 48 horas.

Fonte: Tv Social Mídia