.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

REAÇÃO: "País tem primeiro panelaço pós-Dilma"

Por volta das 20h30 desta quarta-feira (30), cidades como Rio de Janeiro e São Paulo registraram panelaços e buzinaços. Foi a primeira vez em que essas manifestações aconteceram em massa desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Há relatos da ação em bairros como Leblon. Botafogo e Copacabana, no Rio, e Perdizes, Pompeia, Vila Mariana e Bela Vista, em São Paulo. Durante a tarde, a convocação para o panelaço se espalhou pela internet. O alvo é o fuzilamento do projeto de 10 medidas contra a corrupção, do Ministério Público, em votação na última madrugada.

ALEXANDRE PETRONILO: "Nosso governo será absolutamente técnico"

O Blog conversou ontem(30) com o prefeito eleito Alexandre Petronilo, que basicamente mostrou o norte que deve seguir a gestão PMDBista á partir de janeiro de 2017.
Em um tom, bastante confiante e animado, Alexandre mostrou-se disposto a fazer um governo 100% técnico.
"Não vamos fazer um governo pensando nos partidos, mas sim na cidade. Não quero saber sobre filiação partidária, mas sobre a capacidade de pessoas, que façam a gestão andar a um custo mais baixo." 
Alexandre ainda afirmou que, o futuro governo será composto em sua grande maioria, por pessoas que já são do quadro de funcionários, o que gerará uma economia significativa, e  só vai trabalhar com 1º e 2º escalão.
"A secretaria de Saúde por exemplo, será 100% técnica e não sofrerá interferência política e assim pretendo trabalhar em toda gestão".
Ainda na visão de Alexandre, a futura gestão não terá, pelo menos por enquanto, a formação do 3º escalão e algumas secretarias passarão por uma reformulação, exceto as que tem receita própria, que é o caso da Secretaria da Educação, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, estas continuarão com status de Secretaria, mas as restantes terão que se adequar a  nova forma de administrar.
Quanto aos nomes que estão sendo ventilados para compor seu governo, Alexandre foi claro na resposta: "Os nomes que surgiram na mídia, são apenas especulações, mas procurarei sem sombra de dúvidas, pessoas técnicas e que já sejam do quadro de funcionários, isso é prioridade."

Dezembro Vermelho terá ações de combate à Aids

1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, momento  importante para intensificar as ações mobilizando a sociedade, despertando na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos.
No Rio Grande do Norte foram diagnosticados 525 novos casos em 2014 e 322 novos casos em 2015, em pessoas maiores de 13 anos. As maiores proporções de casos estão na faixa etária de 30 a 39 anos (34%) e 40 a 49 anos (25%). Se considerarmos os números acumulados de 2005 a 2015, os dados apontam um percentual de 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino.
No período de 2005 a 2015 foram registrados 91 casos de AIDS em crianças no RN, sendo que 67% foram diagnosticados antes dos cinco anos de idade. Em 2015 foram disgnosticados 12 novos casos.
De acordo com o Sistema de Controle de Medicamentos do Ministério da Saúde, no ano de 2015, 350 pessoas fazem tratamento para HIV no Rio Grande do Norte. Os dados referentes a 2016 só serão inseridos nos sistemas do Ministério da Saúde após o final do ano.

RN tem 142 casos confirmados de microcefalia

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou novo boletim com a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte. Foram notificados 481 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Desses, 335 são de nascimentos ocorridos em 2015, 135 são de nascimentos ocorridos até a semana epidemiológica nº47, terminada em 26/11/2016, quatro foram de nascimentos ocorridos em 2014 e os demais estão entre os abortos e pré-natal.
Do total de casos, 135 estão sob investigação, 142 foram confirmados e 204 foram descartados (por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de caso). Os casos confirmados estão distribuídos em 47 municípios do Estado.
No RN, o aumento da prevalência dos casos de microcefalia foi evidenciado especialmente a partir do mês de setembro, com pico em novembro de 2015. Desde março de 2016 a prevalência e o número bruto de casos vem caindo.

MINISTRA CARMEM LÚCIA: “Não se calará a Justiça”

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, divulgou uma nota na tarde de hoje (30) em que lamenta a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que torna crime o abuso de autoridade para juízes e procuradores.
A proposta foi aprovada durante a madrugada pelos deputados, como emenda às medidas de combate à corrupção, propostas pelo Ministério Público e aprovadas ontem com diversas alterações no plenário da Câmara.
“A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia, reafirma seu integral respeito ao princípio da separação dos poderes. Mas não pode deixar de lamentar que, em oportunidade de avanço legislativo para a defesa da ética pública, inclua-se, em proposta legislativa de iniciativa popular, texto que pode contrariar a independência do Poder Judiciário”, diz a nota.

IFRN conquista 4 medalhas de ouro, 6 de prata e 15 de bronze na OBMEP

A jornada começou em 22 de fevereiro de 2016 com a abertura das inscrições para participação na 12º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016. De lá para cá duas provas foram realizadas, a primeira fase em junho e a segunda fase em setembro. Hoje foi realizada a divulgação dos premiados e os alunos do IFRN são destaques.
Competindo no nível 3, que corresponde ao Ensino Médio, alunos de vários campi trouxeram para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte um total de 25 medalhas, sendo 4 das 4 medalhas de ouro, 6 das 8 medalhas de prata e 15 das 25 medalhas de bronze, além de 140 menções honrosas.
Os alunos medalhistas nesta edição da OBMEP, que em 2017 continuarão no Ensino Médio, foram convidados para participar da 12ª edição do PIC – Programa de Iniciação Científica Jr. O PIC é um programa que aborda questões do ramo da Matemática, onde o aluno pode ampliar seu conhecimento científico contribuindo assim para a construção do seu futuro profissional e acadêmico. O programa de iniciação contará com encontros presenciais e estudos online. Já os alunos que estarão ingressando na Graduação poderão participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), que oferece a oportunidade de estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes do PICME recebem bolsas através de uma parceria feita com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).