.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

PT DO RN: "Fátima Bezerra segue mais pré-candidata do que nunca"

Após a prisão do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, muitos passaram a questionar à postulação da senadora Fátima Bezerra ao Governo do RN.

 "Quero informar que o projeto da candidatura de Fátima ao Governo do estado segue normalmente. Trata -se de uma decisão partidária e pessoal da Senadora, que entende a natureza do desafio político posto em face dos acontecimentos nacionais que puseram em risco o processo democrático e Lula, razão pela qual sente-se mais motivada para disputar o governo do RN e apresentar um programa para enfrentamento à crise."

Júnior Souto Presidente Estadual do PT/RN






ELEIÇÕES 2018: "João Maia e o PR muitos próximos do PSD de Robinson e Fábio Faria"

As articulações políticas fervem no Rio Grande do Norte. Depois do fim do prazo para quem quer ser candidato este ano e precisa de uma legenda partidária, as conversas agora giram em torno de coligações.
O ex-deputado João Maia (PR), que tenta voltar à Câmara Federal, articula com o deputado federal Fábio Faria (PSD) uma coligação do PR com o PSD.
O principal empecilho para essa aliança vem sendo as bases do PR, que vive crises internas. O ex-prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, deixou a legenda semana passada e assinou ficha de filiação no PMB, quando soube dessa possível aliança.
Quem também deixou o PR foi o advogado Fernandinho Antônio Bezerra, que ingressou no Solidariedade do deputado Kelps Lima.
Rede News


REAÇÃO: "Prisão de Lula deve impulsionar “lulismo” no Norte e Nordeste, diz professor"

Região que historicamente dá mais votos ao PT nas eleições presidenciais, o Nordeste deve seguir com grande influência do “lulismo”, mesmo com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado (7).
Para o doutor em ciências politicas e professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Adriano Oliveira, o lulismo não só seguirá forte, como a prisão do petista dá um argumento extra para a campanha presidencial de um indicado por ele às eleições de outubro.
“Acredito que Lula solto poderia levar um candidato apoiado ao segundo turno. Ele preso, tenho a hipótese de que o lulismo é reforçado. Ou seja, nesse ponto de vista, é melhor ele preso”, afirma.
A explicação estaria no sentimento popular de perseguição política na condenação, já que outros políticos também denunciados por corrupção estão livres e devem se candidatar –embora haja políticos presos de outros partidos como os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, todos do MDB.
“A minha hipótese –ainda sem uma pesquisa que mostre isso– é que ele vai ser vitimizado porque o questionamento que vemos das pessoas é: por que só Lula foi preso? Esse argumento está presente em vários grupos qualitativos que pesquisamos do Norte e Nordeste”, diz o professor. “Ou seja, acredito que haverá aqui uma ‘fujimorização’ do processo. Quando Alberto Fujimori [presidente do Peru entre 1990 e 2000] foi preso [em 2007] e orientou o eleitor a partir da cadeia. Não estou comparando as pessoas, pois Fujimori era um ditador. Mas Lula também irá orientar seu eleitor da prisão”, avalia.
Fonte: UOL

PF repreende delegado que defendeu prisão de Temer, Alckmin e Aécio

Em nota divulgada nesta segunda (9), a Polícia Federal desautorizou o delegado da instituição que defendeu em rede social a prisão do presidente Michel Temer (MDB), do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB).
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o delegado da Polícia Federal Milton Fornazari Junior escreveu em sua página no Facebook, após a prisão do ex-presidente Lula, que “agora é hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, que se beneficiaram dos mesmos esquemas ilícitos que sempre existiram no Brasil (Temer, Alckmin, Aécio etc)”.
O texto, de acordo com o jornal, foi publicado no sábado (7) e apagado na noite de domingo (8). Milton Fornazari Junior foi chefe da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros em São Paulo de outubro de 2015 a a novembro de 2016. 

Prefeito de Lagoa Nova é acusado de impedir trabalho de fiscalização de trânsito

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 2° Promotoria de Justiça da comarca de Currais Novos, expediu recomendação à Prefeitura de Lagoa Nova para que se abstenha de interferir nas ações realizadas pelos órgãos de segurança, como a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo informações apuradas pela Promotoria de Justiça, em relatório oficial emitido pelo Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CRPE), no dia 7 de Maio de 2017 o gestor teria interferido em uma operação que visava fiscalizar o uso do capacete por motociclistas. O prefeito Luciano Silva Santos, do MDB, alegou que a operação atrapalhava o andamento do trânsito da cidade e dele mesmo, alegando que não caberia à Polícia de Trânsito atuar na cidade.
O ato do gestor pode ser configurado como abuso de autoridade, visto que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) afirma o caráter nacional da legislação e fiscalização de trânsito, de modo que não cabe a qualquer gestor interferir no trabalho da Polícia de Trânsito. Ao ser confirmada judicialmente a interferência, o gestor deve sofrer as sanções previstas na legislação vigente.
A recomendação ressalta ainda que, no caso de reclamações acerca dos órgãos de segurança municipais, o prefeito deve encaminhar os possíveis registros à 1° Promotoria de Justiça da comarca, que possui atribuição para realizar o controle externo da atividade policial.  Confira aqui a íntegra da recomendação.
Blog do VT

POR FALAR EM PARELHAS: "Asfalto que liga a Barragem Boqueirão a cidade está praticamente intransitável"

Quem visita a Barragem Boqueirão aqui na cidade de Parelhas se depara com uma cena que já virou comum aqui no Rio Grande do Norte.

O asfalto que liga a cidade até a Barragem está praticamente sem condições de tráfego, carros e motos tem que fazer todo tido de  malabarismos para chegarem são e salvos.

Construído pela então governadora Wilma de Faria, o trecho que tem pouco mais de dois quilômetros está completamente abandonado pelo atual governador Robinson Faria.

Agora como  aumentou muito a passagem de veículos, uma vez que a referida barragem está aumentando o seu volume de água, o problema ficou ainda mais explícito.

Segundo informações, as lâmpadas que faziam a iluminação da parede da barragem, estão  todas apagadas e os motoristas que passam pela referida parede reclamam também dos buracos existentes na mesma.


PARELHAS: "Barragem Boqueirão já tomou um grande volume dágua"

Informações dão conta de que a Barragem Boqueirão de Parelhas, está com pouco mais de 25 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a aproximadamente 31% de sua capacidade.
Antes do período das chuvas a Barragem estava em torno de 12% de sua capacidade. Barragem Boqueirão quando cheia tem capacidade para pouco mais de 85 milhões de metros cúbicos.

POLÍTICA: "Lula será candidato mesmo preso." Diz PT

O comando do PT vai reafirmar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto, mesmo após o petista ter se entregado à Polícia Federal no sábado (7). O partido fará uma reunião nesta segunda-feira (9) dedicada à articulação política em apoio a Lula.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a candidatura à Presidência está sendo levada como uma estratégia de defesa. O principal argumento para tirar o ex-presidente do cárcere é o de que o petista é alvo de uma perseguição política. Por enquanto, o PT ainda evita falar em “plano B”.
O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), afirmou que uma nota reafirmando a sua candidatura deverá ser divulgada após a reunião.
É também nesta segunda que dirigentes partidários vão saber se poderão visitar Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba.

PARAÍBA: "BR 230 é interrompida entre o Junco e Juazeirinho após rompimento de barragem"

VÍDEO: "Lula diz que Fátima Bezerra será governadora"