terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

LULA: "Ministros precisam parar de fazer política"

Em Ribeirão Preto, durante o lançamento da caravana Horizonte Paulista - encontros cívico e político com a população de cidades do Estado de São Paulo - o presidente Lula criticou ministros do STF (sem citar nomes) que fazem declarações à imprensa como se fossem líderes da oposição.

"O papel de um ministro da Suprema Corte é falar nos autos do processo e não falar para a televisão o que ele pensa (...) Se quer fazer política, entre para um partido", afirmou Lula.

A carapuça serviu na cabeça do ministro do STF Gilmar Mendes que, sem qualquer indício, andou sugerindo haver lavagem de dinheiro na vaquinha feita por amigos de José Genoino e Delubio Soares para pagar a multa imposta a eles na sentença da Ação Penal 470, o chamado "mensalão". 

Um político da oposição dizer isso seria leviano, mas compreende-se tratar-se de opção pela baixaria.

Um cidadão dizer em boteco seria compreensível, devido à desinformação bombardeada pela mídia oposicionista. 

Mas um ministro do STF dizer isso à imprensa é inadmissível, pois trata-se de quem deveria agir com imparcialidade e entra no jogo da política partidária e, pior, demonstra julgar com presunção de culpa, coisa inaceitável para um magistrado. Isso só prova, mais uma vez que, o julgamento do mensalão foi político.

E Lula também criticou essa contaminação política do julgamento, criticando juízes que atuaram de forma política sob a toga e perderam a imparcialidade ao buscar o aplauso fácil de uma condenação imposta pela mídia, em vez de buscar a verdade profunda dos acontecimentos para não cometer injustiças.

Neste caso, a carapuça serviu no ministro do STF Joaquim Barbosa que, sendo o relator da Ação Penal 470, seguiu a pauta da mídia oposicionista, ignorando todas as provas que favoreciam os réus. Seu colega de tribunal, Marco Aurélio de Mello deixou escapar que Barbosa pretende aposentar-se do STF antes do tempo e candidatar-se a algum cargo político nas eleições de 2014, aproveitando-se da fama conquistada no julgamento.

As declarações de Lula foram o suficiente para a oposição atacá-lo. O PSDB atacou através de seu líder no Senado Aloysio Nunes. O PPS através de seu líder na câmara.


DÁ PRA ENTENDER?: "PMDB se alia ao DEM, PSDB e PPS: legendas adversárias de Dilma Rousseff"

Jornal de Hoje – A aliança que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), articula no Rio Grande do Norte, contempla partidos como DEM, PSDB e PPS, legendas que fazem confronto direto com o PT e os aliados na arena da discussão política e na disputa pelo poder no cenário nacional. O PMDB também negocia com o PSB, outra legenda adversária do PT em nível nacional, a participação desta legenda no palanque estadual. O PSB lançará o governador de Pernambuco e presidente nacional da sigla, candidato a presidente da República, sendo mais um adversário da presidente Dilma Rousseff. Além de optar por adversários de Dilma, o PMDB, que nacionalmente já confirmou a aliança com a presidente, indicando o atual vice-presidente Michel Temer (PMDB), para ser companheiro de chapa novamente da petista, exclui o PT do palanque potiguar, justamente por conta das preferências da aliança, enfraquecendo o projeto nacional petista de eleger uma senadora no Rio Grande do Norte – no caso, a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Na visão do cientista político Antonio Spinelli, DEM e PPS, legendas que deverão ser aliar ao PMDB na disputa eleitoral de 2014, além de oposição ao governo federal, “se caracterizam por um radicalismo de direita muito forte, uma posição ideológica e programática direitista em todos os níveis”. Ele declarou que, neste sentido, “o PMDB local está entrando num barco que vai navegar por águas turbulentas”.

ROBSON FARIA PRESTIGIA ANIVERSÁRIO DO PT

O vice-governador Robinson Faria (PSD) participou nesta segunda-feira (10) do aniversário de 34 anos do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa.  Robinson participou do aniversário do partido ao lado do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), dos vereadores Hugo Manso e Fernando Lucena, do presidente municipal do PT, Juliano Siqueira, do presidente estadual, Eraldo Paiva  e dos militantes do partido.
Em seu discurso, Robinson parabenizou os petistas pelas conquistas do partido e pelo trabalho social desenvolvido pelos programas do governo federal e lembrou a parceria do PSD ao PT no cenário nacional. “O PSD já anunciou o compromisso com a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em todo o Brasil. Aqui no Rio Grande do Norte estamos prontos para dialogar e caminhar junto com o PT, discutindo os desafios do Estado porque confiamos na mudança e gestão inovadora ao lado do cidadão que o PT construiu nos últimos anos”, apontou.
No final do mês, o PT e o PSD terão agenda compartilhada em Mossoró.

FONTE: Heitor Gregório

JOÃO MAIA JÁ CONTA COM DOIS VOTOS A FAVOR EM PROCESSO DO TRE

Em sessão presidida pelo desembargador João Rebolças, já que o desembargador Amilcar Maia alegou suspeição, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) iniciou nesta terça-feira (11), o julgamento do processo de prestação de contas do deputado federal João Maia, presidente estadual do Partido da República (PR).
O relator do processo, juiz Verlano Medeiros, apresentou seu parecer favorável a João Maia em um dos fundamentos de 3 preliminares e 2 méritos que serão julgados, sendo acompanhado pelo colega-juiz Carlo Virgílio.
Os demais membros da corte eleitoral vão aguardar o parecer do juiz Eduardo Guimarães, que pediu vistas do processo, para externarem o voto.

FONTE: Heitor Gregório

WILMA AINDA NÃO DECIDIU SE VAI APOIAR O PMDB

A presidente estadual do PSB, vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, disse hoje que ainda não decidiu se apoiará um nome do PMDB para o governo do Estado. Dedicando as primeiras semanas de fevereiro a visitar as bases no interior do RN, onde tem mantido conversas com lideranças de vários partidos, a ex-governadora do Rio Grande do Norte não confirma a aliança com o partido dos líderes Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Alves Filho. Entretanto, embora sem mencionar com quem, a socialista, que deverá coordenar o palanque de Eduardo Campos (PSB) no território potiguar, ensaia o discurso de “união” em favor do estado.
Indagada sobre a provável aliança com o PMDB, Wilma foi taxativa ao negar qualquer declaração, afirmando que ainda não há decisão. “Não vou dar declaração sobre isso, até porque, se tivesse alguma decisão, eu já teria declarado”, afirmou Wilma. “Todo mundo se preocupa em saber quem vai ser o candidato; ninguém quer saber em unir esforços para tirar o RN do atraso”, acrescentou.
FONTE: Roberto Flávio

FÁTIMA COMEMORA OS 34 ANOS DO PT

No plenário da Câmara dos Deputados a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) disse, na segunda-feira (10), que ao longo deste mês de fevereiro os militantes, filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores se confraternizarão e celebrarão os 34 anos da trajetória e de luta da legenda.
“O PT é hoje o que é graças exatamente a esse acúmulo de história, de luta, de compromisso e de dedicação daquilo que tem de mais valioso e sagrado, que é exatamente essa militância aguerrida, combativa, que o tamanho do amor que ela tem pelo PT é o tamanho do amor que ela tem pelo Brasil. Esse amor nós traduzimos no nosso cotidiano, na busca do avanço nas transformações, nas mudanças para melhorar exatamente, a vida do povo brasileiro”, disse Fátima Bezerra.
“Vale a pena sim a gente celebrar a história deste partido. Este partido que nasceu com a cara da luta, com a cara dos embates muito duros como na época a luta e o enfrentamento contra a ditadura. O PT, senhores deputados, nasceu com a cara da participação popular, nasceu com a cara dos movimentos sociais, nasceu com a cara das ruas e este partido nasceu, exatamente, com a cara da democracia. Viva o Partido dos Trabalhadores!”, completou. 
A parlamentar disse ainda que esses 34 anos do PT são também um momento da militância celebrar os 11 anos à frente dos destinos deste País e  é o momento também de convocar a militância de todo país para a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff.  “A reeleição da Presidenta Dilma Rousseff significa a possibilidade não só de dar continuidade ao projeto generoso em curso que mudou a vida do povo brasileiro para melhor, mas avançar ainda muito e muito mais”, finalizou a deputada que saudou ainda os filiados do PT do RN e de todo país que ao longo desses 34 anos carregam com muito orgulho no peito a estrela do partido.
FONTE: Roberto Flávio

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA 3º ETAPA DA LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA QUE REALIZARÁ O CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura Municipal através da Comissão Permanente de Licitação convoca as empresas CONPASS – Concursos Públicos e Assessorias Eirelli e CONTEMAX – Consultoria Técnica e Planejamento Ltda, para a abertura dos envelopes “PROPOSTA DE PREÇOS” referente à Tomada de Preços Nº 011/2013 do Processo Licitatório Nº 0094/2013, tendo como objeto a Contratação dos Serviços de Realização de Concurso Público. A abertura dos envelopes acontece nesta Quarta-feira (12), às 08h30min no setor de licitações. Já aconteceu a abertura dos envelopes “HABILITAÇÃO” e “PROPOSTA TÉCNICA”, e esta é a terceira etapa deste processo licitatório. O Prefeito, Professor Francisco Medeiros destaca que é com muita satisfação que a Prefeitura Municipal está realizando o processo licitatório para contratação da empresa que irá realizar o concurso público em Parelhas. Afirma que o poder público está realizando os tramites da melhor forma possível para que em breve estejamos homologando e chamando os novos servidores da Prefeitura Municipal.