.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

ASSISTA O DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO EM PARELHAS

PARELHAS AGORA CONTA COM O ÁGUA JÁ, LIGOU, CHEGOU!


ALERTA: "Boqueirão passa a ter a “melhor” situação volumétrica do Seridó"

Com 10,35% de sua capacidade d´água, a Barragem Ministro João Alves (Boqueirão) em Parelhas passa a ser a melhor situação volumétrica da região do Seridó. Sua capacidade total é de 84 milhões, 792 mil e 119 metros cúbicos d’água, e na última medição de 03 de setembro estava com um volume de 8 milhões, 776 mil e 387 metros cúbicos.
 
Depois do Boqueirão vem o Açude Itans em Caicó, atualmente com 5,94%, ou seja, 4 milhões, 855 mil metros cúbicos dos seus 81 milhões e 750 mil de capacidade total.

BRASÍLIA: "Grupo a favor de Dilma marcha em Brasília após desfile"

Com o fim do desfile oficial de 7 de Setembro em Brasília, representantes do Movimento Grito dos Excluídos marcharam do Museu da República em direção ao Congresso Nacional. O grupo se diz a favor da presidente Dilma Rousseff, mas contra o ajuste fiscal.
 
Segundo a organização, o ato mobilizou 1,5 mil manifestantes. A Polícia Militar estimou a presença de 200 pessoas pró-PT durante o protesto. Não houve conflito.
 
"Temos uma necessidade de democratização dos meios de comunicação e queremos debater a violência,  principalmente contra a juventude. Apoiamos as medidas progressistas do governo, mas somos totalmente contra o ajuste fiscal", declarou o articulador, Fábio dos Santos.
 
Como o Congresso Nacional foi isolado com grades e um cordão policial, manifestantes ficaram impedidos de acessar o gramado. Pouco antes das 12h, os organizadores decidiram encerrar o protesto, na altura da Alameda dos Estados.
 
Enquanto isso, manifestantes contrários ao governo permaneciam na altura da Catedral Metropolitana. Eles chegaram a suspender a passeata por causa da baixa umidade, mas depois decidiram descer em direção ao Congresso.

FÁTIMA BEZERRA NA LUTA NO COMBATE A SECA

A senadora Fátima Bezerra participa de audiência na próxima quarta-feira (9) com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar do colapso no abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari, no Seridó. O encontro foi solicitado pela parlamentar ontem (2), após ser anunciado pela Caern a total incapacidade de captação de água no Açude Gargalheiras, manancial que abastece as duas cidades.
O governador Robinson Faria, a bancada federal e os prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos) e Izaías Cabral (Acari) serão convidados para a reunião, que deverá ocorrer em Brasília. “Me solidarizo com os queridos moradores de Currais Novos e Acari. Vamos reivindicar junto ao Governo Federal mais rapidez nos repasses que possibilitarão as obras necessárias para amenizar esse problema tão sério da estiagem, que agora afeta com mais força ainda os seridoenses”, afirmou Fátima.
Ao solicitar a audiência, a senadora enfatizou a necessidade de agilizar a liberação dos recursos para execução da adutora de engate rápido – estrutura que captará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves e abastecerá Currais Novos e Acari – e a possibilidade de a Defesa Civil ajudar no fornecimento de infraestrutura hídrica de curto prazo, como captação de poços e carros-pipa.
“O colapso de Gargalheiras nos entristece. Tanto pelo problema imensurável do desabastecimento quanto pelo simbolismo que uma estrutura tão importante, um verdadeiro cartão postal do nosso estado, representa”, finalizou.

RN: "Juiz quer que Sejuc transfira Fernando Freire para penitenciária"

O juiz de execuções penais Henrique Baltazar enviou um ofício à Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) para que o ex-governador Fernando Freire seja transferido para uma penitenciária.
O magistrado não entende porque o político está preso no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A Coape alegou que sequer recebeu oficialmente o detento, e por isso o juiz também está questionando a Secretaria de Segurança sobre que dispositivo dá direito a Fernando Freire de cumprir pena no quartel, em vez de no presídio, como um cidadão comum.
“Não conheço todas as leis estaduais e pode ser que exista alguma que diga que ex-governador teria esse direito, apesar de não acreditar nisso”, disse-me Henrique Baltazar, pelo Whatsapp.
Ele me revelou ainda que a secretaria tem uma semana para se explicar, do contrário, vai determinar que Fernando Freire seja mandado para a Cadeia Pública de Natal ou para algum CDP, até que surja uma vaga numa penitenciária.
O ex-governador é condenado a 39 anos anos de prisão por peculato, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Ele foi preso no Rio de Janeiro em 25 de julho deste ano, depois de passar muito tempo foragido.
Fonte: Gilberto Dias

HOMENAGEM: "Vida de Ariano Suassuna ganha as cores das histórias em quadrinhos"

O mestre Ariano Suassuna ganha às cores das histórias em quadrinhos. Escrito pelo jornalista e historiador paraibano Bruno Gaudêncio, com ilustrações do também paraibano Megaron Xavier, o livro “Ariano Suassuna em Quadrinhos” conta, em 30 páginas, a vida do artista nascido na Paraíba, mas que viveu, registrou e amou Pernambuco como poucos.
“Tentamos mostrar o Ariano dramaturgo, romancista, poeta, professor, líder do movimento Armorial, mas com um toque lúdico e brincalhão de Ariano. A vida e a obra dele foi marcada pelo bom humor, e o quadrinho tenta mostrar isso”, explica Bruno.
“Ariano Suassuna em Quadrinhos” está sendo lançado na I Fenelivro, a Feira Nordestina do Livro, que acontece até segunda no Centro de Convenções de Pernambuco. A obra custa R$ 29,90 e faz parte da Coleção Primeira Leitura, da Editora Patmos, que incentiva crianças e adolescentes a conhecerem grandes personagens da história da Paraíba.