quarta-feira, 15 de julho de 2020

BONS MOMENTOS, PEDEM UMA BOA BOLACHA...


SANTANA DO SERIDÓ: "Que fim levou o projeto "Palmas para Santana? "

Criado pelo ex-prefeito Adriano Gomes, o projeto "Palmas para Santana", que foi destaque a nível nacional, tinha como objetivo reutilizar o esgoto tratado para produzir alimento para o gado.

A ideia era transformar 258 litros gerados por uma população de 2.526 habitantes, em água limpa para irrigação de um banco de forragem.

O projeto que foi premiado em 2017 pela ANA( Agência Nacional das Águas), infelizmente jaz no mais completo esquecimento.

E o Blog recebeu a informação de que o esse projeto garantiu ao município de Santana do Seridó, uma quantia no valor de quase 250 mil reias, dinheiro esse  que foi devolvido por falta de compromisso da atual gestão.

As vezes a mudança não é pra melhor!

Uma pena...






VEM MAIS MALDADE POR AÍ: "Guedes quer acabar com salário mensal, férias remuneradas, 13º e FGTS"

O ministro da Economia, Paulo Guedes, quer liquidar de vez com o regime de trabalho vigente no país e inaugurar o tempo do regime de contratação por hora trabalhada, acabando com o salário mensal. 

Se o projeto for realizado, todos os trabalhadores do país serão precarizados, como os entregadores dos aplicativos.

Segundo o jornalista Antonio Temóteo, do UOL, o governo deve enviar ao Congresso Nacional uma proposta para criar o regime de contratação por hora trabalhada. Seria definido um valor mínimo por hora trabalhada, com base no salário mínimo, mas pode haver uma regulação “selvagem”, sem qualquer garantia para os trabalhadores.. Hoje já existe o trabalho intermitente, pago por hora, resultante da reforma nas relações de trabalho inaugura no governo Temer, depois do golpe contra Dilma Rousseff. 

A ideia de Guedes é que o regime de hora trabalhada acabe com direitos como férias remuneradas, 13º salário e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Entretanto, técnicos da equipe econômica têm alertado que esses benefícios são constitucionais, e a proposta dificilmente será aprovada no Congresso. Para os técnicos, os valores de férias, 13º e FGTS devem ser calculados proporcionalmente, com base nas horas trabalhadas.

Brasil 247



ELEIÇÕES 2020: "Esse ano não será usado a biometria"

Em função da pandemia do novo coronavírus, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica na eleição municipal deste ano.

A decisão de Barroso ainda precisa ser analisada pelos demais ministros do tribunal. Neste ano, 119,7 milhões de eleitores estariam aptos a votar pelo sistema de biometria. A exclusão do procedimento segue recomendação apresentada pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para a realização pleito e considera dois fatores:

  • *A identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência;

  • *O aumento de aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações. Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas.

Blog do Seridó









Juiz do TRT-RN alerta para os cuidados que as empresas devem ter na reabertura

O mês de julho avança e com ele a retomada gradual das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, após meses de fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus. Um dos coordenadores do programa Trabalho Seguro no Estado, o juiz Alexandre Érico Alves da Silva indica os pontos que devem ser observados por empregados e empregadores nesse contexto.

O magistrado, que integra o quadro do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), destaca que, dentre as exigências para os estabelecimentos reabrirem, está o uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários como forma de prevenção, o que, segundo ele, deve ser observado por quem trabalha e frequenta os espaços.

“A proteção das pessoas e dos ambientes com o fornecimento de equipamentos de proteção de natureza coletiva e individual, o mapeamento das tarefas e funções para manutenção da distância segura entre as pessoas, além da preocupação com a higienização e limpeza individual e coletiva são condições para a reabertura”, enumerou Alexandre Érico Alves da Silva.

Blog do Seridó


CONVITE: "Super live hoje ás 19hs com o tema: "A POLÍTICA TERRITORIAL E O DESENVOLVIMENTO DO RN"

Convido você para hoje, às 19horas, na nossa página do facebook, participar do debate sobre a política pública do desenvolvimento territorial. 

Para debater a temática, vão estar conosco três importantes nomes, são eles:

A economista e um dos principais nomes do Brasil no estudo do desenvolvimento territorial, a professora da UFPE Tânia Bacelar;

O ex-Secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário dos Governos Lula e Dilma e atual representante do IICA na Colômbia (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), o especialista em comércio internacional Humberto Oliveira;

E o Secretário de Planejamento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, economista Aldemir Freire.  

Criada no primeiro mandato do ex-presidente Lula, a política pública do desenvolvimento territorial mostrou ao longo de um período sua capacidade de reduzir as desigualdades regionais.

Conto com a sua participação.