sábado, 20 de agosto de 2022

FÁTIMA BEZERRA: ''A renovação do mandato de Francisco do PT é muito importante para o meu governo"


Durante evento em Parnamirim, a governadora Fátima Bezerra fez questão de, de público, ressaltar o papel que o deputado estadual Francisco do PT teve enquanto líder do seu governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, bem como ressaltou a importância da reeleição do parlamentar.

"Quero dizer, de público, da minha imensa gratidão pelo parlamentar competente, preparado, coerente e comprometido que você é. A renovação do seu mandato Francisco é muito importante para o meu governo", frisou.

Além de ser professora, mesma profissão que Francisco do PT, a governadora Fátima destacou que a história de vida de ambos, de luta e superação, são semelhantes. "Francisco tem história de vida de muita identidade comigo, muita mesmo. A gente é sobrevivente da seca, a gente passou por muitas dificuldades na vida e, de repente, não é atoa que nós estamos no mesmo partido, temos os mesmos sonhos, as mesmas causas".



''Dra Júlia terá de 9 a 10 mil votos em Parelhas, pode anotar''. Garante líder político parelhense


Um nome forte na política parelhense confidenciou ao blog que a expectativa do grupo político ligado ao prefeito Dr. Tiago Almeida, é de que a candidata a deputada federal, Drª. Júlia Ferreira, tenha entre 9 mil e 10 mil votos somente aqui em Parelhas. 

O líder político afirmou que a aceitação do nome da primeira dama parelhense está sendo alta em todas as residencia de  Parelhas e que, em Parnamirim, onde Drª. Júlia atuou como gestora da maternidade local, a candidatura só cresce a cada dia.

''Pela experiencia que tenho em politica,  Dra Júlia terá aqui em Parelhas, de 9 a 10 mil votos, pode anotar ai''. Disse



Ezequiel e Dra. Júlia Ferreira visitam Equador e Santana do Seridó


Os candidatos a deputado estadual, Ezequiel Ferreira, e a federal, médica Dra. Júlia Ferreira, cumpriram agenda juntos neste sábado (20). Os dois estão fazendo dobradinha nestes municípios. Pela manhã visitaram a comunidade Tuiuiú em Santana do Seridó. 

O vereador Ricardo de Zeca, o ex-prefeito Iranildo Pereira e a ex-vereadora Neném reforçam a importância do Seridó com as vitórias de Ezequiel e Dra. Júlia. O médico Dr. Tiago Almeida, prefeito de Parelhas, e o vice-prefeito Humberto Gondim, também participaram das visitas. 

Á tarde, Ezequiel e Dra. Júlia Ferreira foram recebidos em Equador pelo presidente da Câmara Municipal, Berg Braz. Os ex-prefeitos Zenon Sabino e Dr. Vanildo Fernandes também prestigiaram. 

“A região do Seridó é nosso chão, e muito nos alegra chegar em Equador e na comunidade Tuiuiú em Santana para dialogar soluções e prestar contas do nosso trabalho. A Assembleia Legislativa fez uma parceria de cooperação com o Sebrae/RN objetivando apoiar e fortalecer os pequenos negócios e será reforçada, com a instalação de Salas do Empreendedor, em todos os 167 municípios”, lembrou Ezequiel Ferreira, que é presidente do Poder Legislativo. 

A sala do empreendedor para os 167 municípios do Rio Grande do Norte, desburocratiza e gera oportunidades para as pessoas que empreendem. É também uma parceria com as prefeituras, fomentando a geração de emprego e renda. 

Dra. Júlia Ferreira, é um dos nomes do PSDB para deputada federal. “Como mulher, médica e mãe estamos colocando nosso nome para cuidar do Seridó e do RN. Estamos iniciando uma campanha de propostas e apoios de pessoas que pensam uma política de beneficiar a população com oportunidades”, disse. 

A Sala do Empreendedor estará conectada à Rede SIM, que é uma rede de simplificação. O empreendedor terá acesso a um sistema conectado ao Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Tributação, Secretaria de Meio Ambiente e a Junta Comercial. Ou seja, toda uma estrutura de informação em rede de internet com esses órgãos e os canais do Sebrae, permitindo uma aproximação maior com as Agências Sebrae espalhadas pelo interior do Estado.

Ano passado a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu uma conquista histórica para os pequenos negócios, aprovando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que criou um ambiente favorável, simplificado e diferenciados para os pequenos negócios. “Uma luta histórica que vinha há décadas, antes mesmo da aprovação do Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa e Empresa de Pequeno Porte”, salientou Ezequiel Ferreira, ressaltando que a valorização do pequeno empreendedor é uma prioridade.



FÉ: ''Padin Ciço'' vai virar santo''

 


Padre é considerado santo popular e atrai milhões de romeiros ao Ceará.

O processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista na igreja católica foi autorizado pelo Vaticano. A informação foi anunciada pelo bispo da diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, durante missa realizada na manhã deste sábado (20), no Largo Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

 “Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o Papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus”, disse Dom Magnus Henrique Lopes durante a celebração.

 No ano de 2015, o Vaticano atendeu ao pedido do bispo Dom Fernando Panico e reconciliou o padre Cícero Romão Batista com a igreja católica. Com a reconciliação, não havia mais impeditivos para a abertura do processo de beatificação do “santo popular”.

Daltro Emerenciano




Senador é acusado de estupro pela própria filha, ele nega


Uma filha do senador Telmário Mota (PROS-RR) afirma que ele a assediou, tocou em suas partes íntimas e tentou arrancar a sua roupa no último domingo (14), Dia dos Pais. 

A adolescente registrou um boletim de ocorrência contra o pai e a Polícia Civil investiga. O parlamentar nega e afirma ser vítima de perseguição política.

Em entrevista, a filha do senador, de 17 anos, contou que, desde então, sente medo e uma “dor que não se acaba”.

Ela contou que o pai a forçou entrar em seu carro e a tomar bebidas alcoólicas. Também disse que o senador tomou seu celular durante os assédios para que ela não pedisse ajuda para ninguém (leia outros trechos abaixo).

“Por ele ser meu pai, por eu ter saído várias vezes com ele eu nunca imaginei [que isso aconteceria]. Desde pequena a gente mantinha contato, ele era distante, mas eu era a filha mais próxima dele. Ele nunca tinha dado sinal de um comportamento assim comigo, nunca. Nem para mim, nem para as outras filhas dele. Abalou todo o meu mundo”, disse.

Além de negar o assédio, Telmário Mota disse que a filha passa “por um grave distúrbio psicológico” (confira a nota abaixo). O senador é casado com uma médica, com quem não tem filhos. A adolescente que fez a denúncia é filha de um de relacionamento dele com outra mulher.

Polícia investiga

O caso foi registrado na Polícia Civil como estupro de vulnerável ainda na noite de domingo. Após a queixa, a mãe da menina afirma que a juíza Graciete Sotto Mayor Ribeiro, da Vara de Crimes Contra Vulneráveis, concedeu uma medida protetiva em favor da filha.

Segundo a mãe, a medida proíbe Telmário Mota de se aproximar da adolescente e da família dela, devendo manter distância de 500 metros. A assessoria do Tribunal de Justiça de Roraima informou que não pode dar informações sobre o processo por estar em segredo de justiça.

MPT registra, até junho de 2022, 63% do total de denúncias de assédio sexual feitas em todo o ano passado
Telmário Mota foi eleito senador em 2014, quando derrotou outros quatro candidatos. Antes, havia sido vereador em Boa Vista. Nas eleições de 2018, foi candidato ao governo de Roraima pelo PTB, mas ficou fora do segundo turno.

A entrevista foi concedida com autorização da mãe da menina. Para ela, o que aconteceu foi revoltante.

“Tudo isso me dá muita revolta, mas eu também fico com medo do que pode acontecer. Eu confio muito na minha filha e estou aqui para ficar do lado dela. Ela não merecia passar por isso”, diz a mãe.

A advogado da família informou ter conhecimento da entrevista, mas mas não falou com o g1 já que o caso corre em segredo de Justiça.

Daltro Emerenciano