terça-feira, 7 de junho de 2022

Síndrome de Ménière: entenda a doença rara do padre Fábio de Melo


O padre Fábio de Melo, um dos religiosos mais populares do Brasil, chamou atenção por estar com o rosto inchado em uma participação no programa Altas Horas, da Rede Globo. 

A fisionomia levou seus a fãs a especularem se ele tinha feito um procedimento de harmonização facialEm entrevista ao jornalista Bruno Tálamo, do portal O Dia, o católico contou que sofre com síndrome de Ménière. 

O padre explicou que “os sintomas são a perda de audição e o distúrbio do labirinto e, em algumas pessoas, dá muita tonteira”. Ele conta que passou por uma crise recentemente, e precisou fazer uso de corticoides.

A síndrome de Ménière é uma doença rara que afeta o ouvido interno, e é caracterizada por episódios frequentes de vertigens, perda de audição e zumbido, que podem acontecer devido ao acúmulo excessivo de líquido dentro dos canais do ouvido.

Na maioria dos casos, a síndrome de Ménière afeta apenas um dos ouvidos, mas pode acometer os dois. É uma condição que pode se desenvolver em pessoas de todas as idades, embora se manifeste com maior frequência entre os 20 e 50 anos.

Apesar de não ter cura, existem tratamentos indicados pelo otorrinolaringologista que podem controlar a doença, como o uso de diuréticos, dieta pobre em sódio e realização de fisioterapia, por exemplo.

Os sintomas da síndrome de Ménière podem surgir repentinamente e durar minutos ou horas. A intensidade das crises e frequência podem variar de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são:

  • Vertigens;
  • Tonturas;
  • Perda do equilíbrio;
  • Zumbido;
  • Diminuição ou perda da audição;
  • Sensação de ouvido tampado.

É importante que o otorrinolaringologista seja consultado assim que surgirem os primeiros sinais indicativos da síndrome, pois assim é possível iniciar o tratamento para aliviar os sintomas e prevenir novas crises.

A causa específica da síndrome de Ménière ainda não é muito bem esclarecida, mas acredita-se que ela acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido dentro dos canais do ouvido.

Esse acúmulo pode acontecer devido a diversos fatores, como alterações anatômicas do ouvido, alergias, infecções por vírus, pancadas na cabeça, enxaqueca frequente e resposta exagerada do sistema imune.

Metrópole




Deputado Francisco do PT critica Governo Federal por fechamento da agência dos Correios em Carnaúba dos Dantas


Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Francisco do PT apresentou requerimento em que solicita a presidência dos Correios explicações em relação ao fechamento de uma agência em Carnaúba dos Dantas. 

Francisco do PT criticou o "desmonte" dos serviços públicos promovidos pelo Governo Federal. "É inadmissível essa situação de desmonte dos Correios. Espero que isso seja revertido, pois a agência é de extrema importância para a população e a economia de Carnaúba dos Dantas. Esse é o presente que o povo de Carnaúba recebe de Bolsonaro". 

No requerimento, o parlamentar solicita também que a agência seja reaberta e seus serviços restabelecidos.




NA BASE DO SÓ VOU SE VOCÊ FOR: "Só vou aos debates se Lula for, diz Bolsonaro"


Após uma motociata na cidade de Foz do Iguaçu (PR), o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou sobre a eleição de outubro e também acerca das possibilidades de estar presente nos debates. De acordo com o atual chefe do executivo federal, como foi noticiado pelo jornal O Globo, sua participação nos encontros será condicionada pela ida do ex-presidente Lula (PT).

 Conforme apurado pela reportagem do jornal, Bolsonaro ressaltou que está em dúvida se deve participar dos debates no primeiro turno, alegando que, do ponto de vista histórico, os presidentes não costumam comparecer nesses momentos. “Não quero assumir um compromisso agora pra depois não cumprir na frente. Nunca um presidente, pelo que tenho conhecimento, participou no primeiro turno de debate. Talvez eu compareça, vamos esperar”, disse o mandatário. 

 Em relação à participação do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de votos e já enfatizou que não deverá participar de todos os encontros, Bolsonaro salienta que, se o rival estiver presente, a sua ida estará garantida. “Eu fecho agora; se o Lula for, eu vou com ele”, enfatizou de forma sucinta. 

Potiguar Notícias



Bolsonaro diz que, se reeleito, pode criar mais três ministérios


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (6) que, se for reeleito, pode criar até três novos ministérios. 

Em entrevista ao canal Agro+, Bolsonaro foi questionado se pretende reativar o Ministério da Segurança Pública, que existiu no governo do presidente Michel Temer mas, no atual governo, foi incorporado ao Ministério da Justiça.

Bolsonaro respondeu que, além da pasta da Segurança Pública, poderá recriar outras. “Esse ministério da [Segurança Pública] foi estudado. Pela extensão do Brasil, eu acho positivo o restabelecimento. Não só o desse, como alguns outros ministérios que não haja dúvida. Indústria e Comércio, por exemplo. Até a questão da Pesca pode ser estudada”, respondeu o presidente.