.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

ATUAÇÃO: "Deputado Rafael Motta viabilizou quase 5 milhões para cidades potiguares. Parelhas está inclusa."

O Deputado Federal Rafael Motta, viabilizou durante o recesso, quase 5 milhões em emendas, para municípios potiguares, destinados a saúde, educação agricultura e pavimentação.

A liberação dos recursos, foi feita em parceria com os gestores municipais e no caso de Parelhas, com o grupo do Presidente da Câmara Humberto Gondin.

Os recursos para saúde foram destinados em sua maioria, para compra de equipamentos, insumos, e reformas de unidades médicas municipais. Dentre os município contemplados, Parelhas está entre eles, através de uma parceria entre o Deputado e o atual presidente da Câmara.



SOLIDARIEDADE: "Fátima Bezerra emite nota pelo falecimento de Marisa Letícia"

Nota da Senadora Fátima Bezerra:
A morte da nossa querida Marisa Letícia é uma perda irreparável não só para o presidente Lula e seus familiares como para todos nós, brasileiras e brasileiros. 
Ela será sempre lembrada, por nós, como uma mulher firme, aguerrida, amorosa, parceira de grandes lutas. 
Toda nossa solidariedade ao presidente Lula neste doloroso momento em que ele perde sua companheira de vida, a quem chamava carinhosamente de “galega”. 
Nós nos unimos à família em sua dor, esperando que eles enfrentem essa perda com serenidade. Vamos sentir saudade dessa guerreira.

Descanse em paz, dona Marisa.


SERÁ?: "Zenaide Maia poderá ser o nome do PT para o Senado em 2018"

Única deputada federal do Rio Grande do Norte a votar contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a fazer oposição ao governo Michel Temer (PMDB), a deputada federal Zenaide Maia (PR) é vista pelos petistas como o melhor nome para disputar o Senado numa chapa encabeçada pela senadora Fátima Bezerra (PT) para o governo em 2018.
Zenaide ganhou a simpatia dos partidos de esquerda devido aos seus posicionamentos no Congresso. É o nome lembrado pelos opositores do governo peemedebista para bater de frente com os senadores governistas José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), que disputarão a reeleição.
Robson Pires


BRASÍLIA: "Rodrigo Maia é reeleito em primeiro turno presidente da Câmara dos Deputados"

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) obteve 293 votos e se reelegeu nesta quinta-feira (2) em primeiro turno presidente da Câmara para o biênio 2017-2018.
Ele derrotou outros cinco candidatos que também estavam na disputa: Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), André Figueiredo (PDT-CE) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Confira a votação de cada um:

  • Rodrigo Maia: 293 votos
  • Jovair Arantes: 105 votos
  • André Figueiredo: 59 votos
  • Júlio Delgado: 28 votos
  • Luíza Erundina: 10 votos
  • Jair Bolsonaro: 4 votos
  • Votos em branco: 5

  • Após a eleição do presidente, a Câmara iniciaria a apuração dos votos para definir quem serão os demais integrantes da Mesa Diretora: os dois vice-presidentes, os quatro secretários e os quatro suplentes de secretaria (veja mais informações sobre a eleição da Mesa ao final desta reportagem).

Robson Pires



POLÍTICA: "Governador realizou mensagem anual nesta quinta(02)"


O governador Robinson Faria realizou a leitura da mensagem anual nesta quinta-feira (2), durante a solenidade de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. No texto lido pelo chefe do Executivo, ele comentou a dificuldade do Estado para enfrentar a crise financeira.

"Em dois anos nosso Estado deixou de receber R$ 1 bilhão de reais em receitas previstas no orçamento aprovado pelos senhores parlamentares. Esse valor seria suficiente para pagar duas folhas e meia de servidores ou construir 50 presídios, como o que vamos inaugurar este ano em Ceará-Mirim", destacou.

Robinson comentou ainda sobre as ações no enfrentamento ao crime organizado, que disputa o controle do sistema prisional e prejudica a segurança pública no Estado. "A segurança pública merece um destaque especial. É a nossa urgência entre tantas outras. A conivência e a omissão no passado nos colocaram em meio à crise no sistema penitenciário brasileiro".



OBITUÁRIO: "Morre a ex-primeira dama Marisa Letícia"

A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66 anos, teve morte cerebral hoje (2). Ela está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês desde o dia 24 de janeiro.
Segundo boletim médico, foi realizado um doppler transcraniano que identificou a ausência de fluxo cerebral na paciente. Diante do resultado e com autorização da família, foram iniciados os procedimentos preparativos para a doação de órgãos.
Em uma publicação na página oficial do ex-presidente Lula, a família da ex-primeira dama agradeceu as manifestações de apoio durante esse período difícil. “A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos”.
A ex-primeira-dama foi internada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Marisa foi acompanhada pelas equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.


PODER: "Edson Fachin é o novo relator da Lava Jato"

O ministro Edson Fachin é o novo relator da Lava Jato, após sorteio eletrônico realizado, nesta quinta-feira (2), pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Participaram do sorteio os ministros que compõem a Segunda Turma: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, além de Edson Fachin, que foi transferido da Primeira para esta Turma. As informações são da Folha de S. Paulo.
Ele vai assumir função que pertencia ao ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo, em Paraty (RJ), no último dia 19.


PESQUISA: "Maioria dos brasileiros considera Temer pior ou igual a Dilma"

A maioria dos brasileiros considera o presidente Michel Temer como igual ou pior que a ex-presidente Dilma Rousseff. A informação é da pesquisa Pulso Brasil feita pela pela consultoria Ipsos.
Para 40% dos entrevistados, o peemedebista é visto como pior que a antecessora e, para 34%, ele é considerado igual à petista. Apenas 17% o consideram melhor e 9% das pessoas ouvidas não souberam responder.
Na comparação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 56% afirmam que Temer é pior, 21% dizem que ele é igual, 13% melhor e 9% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas em 72 cidades brasileiras entre 5 e 18 de janeiro de 2017. A margem de erro de é 3 pontos percentuais para cima ou para baixo, para um índice de confiança de 95% – ou seja, 95 de cada cem resultados estão dentro da margem de erro na realidade.



RN: "Governador do RN diz que vai construir três presídios em tempo recorde"

O governador Robinson Faria disse que pretende construir em tempo recorde três novos presídios no Estado. O objetivo é superar a crise no sistema prisional, que sofre com a falta de vagas nas unidades. O governo também pretende desativar a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floreste, que foi local de um motim que deixou pelo menos 26 mortos.
O chefe do Executivo realiza a leitura da mensagem anual na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (2).
“Vamos superar a crise no sistema prisional, com a construção de três novos presídios em tempo recorde. Como governador do Estado do Rio Grande do Norte, determinei a desativação de Alcaçuz, o maior símbolo do erro governamental e da má aplicação dos recursos públicos”, disse o governador.


BLOG INFORMA: "Brevemente inscrições para cursos preparatórios no CNN"


A direção do cursinho Nicolau Neto (CNN), informa que em breve estarão abertas as inscrições para cursos isolados para o ENEM-2017, a direção informa que serão oferecidas as disciplinas de, Matemática, linguagens, redação e Física.

Maiores informações com o professor Frank, pelo fone (84) 9-9998-7225

PODER: "Fátima Bezerra solicita auditoria do TCU no SISU"

A senadora Fátima Bezerra solicitou, nesta quarta-feira (1º) a realização de uma auditoria do Tribunal de Contas da União no Sistema de Seleção Unificada – SISU 2017, do Ministério da Educação.
O programa Bom dia Brasil, da TV Globo, divulgou, nesta quarta, reportagem intitulada “Estudantes denunciam falhas no Sisu”, mostrando que alguns alunos tiveram as opções e os locais dos cursos modificados no Sistema. “As denúncias indicam que aa alterações aconteceram em vários estados e no Distrito Federal, prejudicando o sonho de milhares de estudantes de ingressarem no ensino superior do país. Diante da gravidade dos fatos citados, torna-se urgente que o TCU realize uma auditoria”, declarou a senadora.
O requerimento foi apresentado no Plenário do Senado e será encaminhado para a nova mesa diretora da Casa, que deverá indicar relator para a sugestão da senadora Fátima. Após parecer do relator, a matéria será apreciada pelos senadores, no próprio Plenário.

O SEGREDO ESTÁ NOS DETALHES

POLÍTICA: "Senador Eunício Oliveira, "O Índio", é eleito presidente do Senado"

O senador Eunício Lopes de Oliveira é eleito o novo presidente do senado e congresso nacional com um placar “folgado”. Eunício Lopes de Oliveira é agropecuarista e empresário, filiado ao PMDB, 

Senador da República pelo Ceará e agora presidirá o Senado e Congresso Nacional do Brasil.
Eunício é investigado pela lava-jato por “supostamente” ter recebido 2.1 milhões de reais em propina, seu apelido seria “índio” na temida lista da odebrecht.


RESTAURANTE


LAVA-JATO: "Aécio negociou fraude em licitação, afirma delator da Odebrecht"

Folha de São Paulo
Ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior afirmou em sua delação premiada à Lava Jato que se reuniu com Aécio Neves (PSDB-MG) para tratar de um esquema de fraude em licitação na obra da Cidade Administrativa para favorecer grandes empreiteiras.
A reunião, segundo o delator, ocorreu quando o tucano governava Minas.
Segundo a Folha apurou, Benedicto Júnior, conhecido como BJ, disse aos procuradores que, após o acerto, Aécio orientou as construtoras a procurarem Oswaldo Borges da Costa Filho. De acordo com o depoimento, com Oswaldinho, como é conhecido, foi definido o percentual de propina que seria repassado pelas empresas no esquema.
Ainda de acordo com o delator, esses valores ficaram entre 2,5% e 3% sobre o total dos contratos.
Em nota, Aécio repudiou o teor do relato de Benedicto Júnior e defendeu o fim do sigilo sobre as delações “para que todo conteúdo seja de conhecimento público”.
Oswaldinho é um colaborador das campanhas do hoje senador mineiro. De acordo com informações obtidas pela reportagem, o ex-executivo da Odebrecht afirmou que o próprio Aécio decidiu quais empresas participariam da licitação para a obra.
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), a Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, custou R$ 2,1 bilhões em valores da época. Foi inaugurada em 2010, último ano de Aécio como governador, sendo a obra mais cara do tucano no governo de Minas.
Niemeyer não queria empresas pequenas na obra porque considerava o projeto extremamente complexo e temia que empresas pequenas não conseguissem executá-lo.
Com Oswaldinho, que foi presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), as empresas negociariam, ainda de acordo com Benedicto Júnior, como seriam feitos os pagamentos.
As informações fornecidas por BJ em sua delação premiada foram confirmadas e complementadas, segundo pessoas com acesso às investigações, pelos depoimentos do ex-diretor da Odebrecht em Minas Sergio Neves.
Sergio Neves aparece nas investigações como responsável por operacionalizar os repasses a Oswaldinho e é ele quem detalha, na delação, os pagamentos a Aécio.
Líder do consórcio, que contou com Andrade Gutierrez, OAS e Queiroz Galvão, a Odebrecht era responsável por 60% da obra e construiu um dos três prédios que integram a Cidade Administrativa, o Edifício Gerais.
Benedicto Júnior e Sérgio Neves estão entre os 77 funcionários da Odebrecht que assinaram acordo de colaboração com a Lava Jato. As delações foram homologadas pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmén Lúcia, e enviadas à Procuradoria-Geral da República, sob sigilo.



Blog do BG


JARDIM DO SERIDÓ: "Prefeitura Municipal emite nota sobre pagamento dos Servidores"

A Administração Municipal de Jardim do Seridó, emitiu nota explicando os motivos que impediram a realização do pagamento de janeiro dentro do mês trabalhado.
Avisa ainda que o dinheiro do pagamento referente a janeiro já está nas contas do município, e que o mais breve possível será repassado ao Banco do Brasil para depósito nas contas dos servidores.