quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Francisco do PT comemora assinatura de ordem de serviço para construção de queijeiras no Seridó

A assinatura da ordem de serviço para a construção de 15 queijeiras no Seridó potiguar, foi motivo de comemoração para o deputado estadual Francisco do PT, que vem acompanhando todo o processo para a concretização do projeto.

“Desde que o governo de Fátima Bezerra começou, o deputado Francisco tem sido um grande parceiro nosso, articulando junto ao Governo, para que o projeto pudesse caminhar e os recursos fossem liberados”, afirmou o produtor de queijos, Anderson Ricardo, natural do povoado Santo Antônio da Cobra, em Parelhas.

   O parlamentar participou do evento da assinatura da ordem de serviço, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), na Cooperativa Agropecuária do Seridó (CAPESA), em Parelhas, com a participação de produtores dos municípios que serão beneficiados (Currais Novos, Parelhas, Acari, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, Tenente Laurentino Cruz, Carnaúba dos Dantas, Florânia e Santana do Seridó).

   Os recursos para a realização da obra são oriundos do Banco Mundial e aplicados através do Programa Governo Cidadão. No total, 6,6 milhões serão investidos, com uma contrapartida de 921 mil reais feita pelos beneficiários.

   O investimento vai possibilitar a profissionalização da atividade, realizada hoje de maneira artesanal na região, que é referencial na produção de queijo, no Estado. As medidas são importantes para que os produtores possam ter o selo do Serviço de Inspeção Municipal, do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Iduarn) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ampliando assim a comercialização dos produtos.

   Para o deputado Francisco do PT, o investimento no setor vai impactar positivamente na economia do Seridó. “Este é um empreendimento extremamente importante, porque vai não só possibilitar aos produtores e produtoras de queijo, melhorar a qualidade de sua produção e com isso conquistar novos mercados, mas também vai propiciar um grande incremento na cadeia produtiva de leite de nossa região”, afirmou o deputado Francisco.

   A governadora Fátima Bezerra elogiou a atuação do deputado Francisco, no apoio aos produtores e produtoras da região. “O deputado Francisco tem tido uma atuação muito proativa para as questões que envolvem o Seridó e nesse caso aqui das queijeiras, particularmente, ele também teve uma grande participação, para pudéssemos caminhar juntos para a concretização desse sonho”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

   Após o evento de assinatura da ordem de serviço, o deputado Francisco e a Governadora Fátima, acompanhados de lideranças locais, se dirigiram para a Maternidade Dr. Graciliano Lordão, de Parelhas, para conversar com a direção da casa sobre a instalação do dessalinizador, cedido pelo Governo do Estado para a instituição. O prefeito Alexandre Petronilo, a vice-prefeita Nazilda Tavares e o vereador Frank Kleber, estiveram presentes.

   Em seguida, Francisco e Fátima foram para Carnaúba dos Dantas, onde participaram da novena da festa de Nossa Senhora das Vitórias.


E O QUEIROZ APARECEU: "Em áudio, ele diz “Tem mais de 500 cargos lá, cara, na Câmara e no Senado. 20 continho caía bem”

Oito meses depois de ser exonerado do gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio, o ex-policial Fabrício Queiroz continua sendo consultado sobre nomeações no Legislativo e admite ainda ter “capital político”. O GLOBO obteve um áudio de WhatsApp, de junho deste ano, no qual o ex-assessor sugere a um interlocutor como proceder para fazer indicações políticas em gabinetes de parlamentares.
Procurado pelo GLOBO, Queiroz admitiu, por nota, que mantém a influência por ter “contribuído de forma significativa na campanha de diversos políticos no Estado do Rio de Janeiro”. Por nota, Flávio Bolsonaro negou que tenha aceitado indicações do ex-assessor e que mantenha qualquer contato com ele desde o ano passado.
Queiroz é investigado pelo Ministério Público do Rio por suposta prática da rachadinha —  quando os servidores comissionados devolvem parte dos salários. Ele esteve no gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio entre 2007 e 2018 e, no período, emplacou sete parentes na estrutura.
Em conversa por áudio via WhatsApp do início de junho, Queiroz debate com um interlocutor a situação de cargos que podiam ser usados por aliados no Congresso. No diálogo, ele sugere que as indicações poderiam ser feitas por meio de comissões ou em gabinetes de outros deputados e senadores, e não apenas em cargos vinculados à família Bolsonaro.
— Tem mais de 500 cargos, cara, lá na Câmara e no Senado. Pode indicar para qualquer comissão ou, alguma coisa, sem vincular a eles (família Bolsonaro) em nada — diz Queiroz, no áudio, para depois complementar: —  20 continho aí para gente caía bem pra c**.
Na conversa, Queiroz descreve o gabinete de Flávio no Senado como um lugar muito demandado por parlamentares. Em maio, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Flávio alegou não saber o paradeiro de Queiroz e justificou:
— Ele tem um CPF e eu outro — disse o filho do presidente.
No áudio obtido pelo GLOBO, Queiroz demonstra conhecer o funcionamento do gabinete do senador e sugere que o interlocutor poderia procurar parlamentares que frequentam o local para tratar de nomeações.
— O gabinete do Flávio faz fila de deputados e senadores, pessoal para conversar com ele, faz fila. Só chegar lá e nomeia fulano aí para trabalhar contigo aí, salariozinho bom desse aí para a gente que é pai de família, cai como uma uva — diz Queiroz, no áudio.
O GLOBO
Blog do BG

UTILIDADE PÚBLICA: "Povoado Barra fará escolha da direção da Capela e convida toda comunidade"


O Povoado Barra escolherá hoje, ás 19hs, a nova direção da Capela de São Francisco e convida toda comunidade para participar.

 Convite: 

"Convidamos toda comunidade Barra para participar.  Hoje  as 19:00 horas. Para a escolha da nova Diretoria da capela são Francisco de Assis da nossa comunidade."

Contamos com a presença de todos!

A escolha acontecerá na própria capela e a sua presença será de máxima importância!




PARELHAS: "Vereador Frank articula com o deputado Francisco do PT e Maternidade ganha dessalinizador"

A maternidade de Parelhas, Dr. Graciliano Lordão, recebeu ontem(23) das mãos da governadora Fátima Bezerra e do Deputado parelhense Francisco do PT, um dessalinizador, sonho antigo daquela instituição.

A articulação foi feita pelo vereador Frank Professor, em parceria com o mandato do deputado e o governo do estado.

"A instalação do dessalinizador vai ajudar e muito a Maternidade, uma vez que o gasto com água potável é muito grande. Eu  que nasci aqui, fico muito feliz em poder ajudar. Parelhas pode contar sempre com o nosso mandato".  Disse o deputado Francisco do PT  

Segundo  Margarida Ângelo, o aparelho é um presente dos céus.

"Minha felicidade é enorme, agradeço a cada um de vocês pelo empenho e pela preocupação com a nossa maternidade." Disse

"Vocês sabem o carinho que tenho por Parelhas e não é de hoje, e me sinto feliz em poder, no meu governo ajudar de alguma maneiro o povo do Seridó, com a questão das queijeiras e o povo de Parelhas com a entrega desse dessalinizador". Destacou a governadora

Para o vereador Frank, autor do requerimento, a chegada do dessalinizador é uma prova de que o trabalho do grupo dos que fazem o PT de Parelhas é exclusivamente voltado para o povo parelhense.

"Meu orgulho é ver que nossos mandatos são direcionados a trabalhar por nossa cidade, desde o mando do vereador, até  o da governadora. Nosso pensamento é fazer de Parelhas uma cidade cada vez melhor. Sempre que temos a oportunidade de estar em um cargo público, não procuramos benefício próprio, mas ajudar a nossa população". Agradeço demais a Mércia e ao pessoal da semarh pelo empenho e a força de vontade que tiveram."Disse Frank




FÁTIMA BEZERRA: "Essas queijeiras significam mais emprego e mais renda para o Seridó"

“Este investimento é um apoio à vocação natural do Seridó, agregando valor à produção e trazendo mais emprego e renda para o nosso povo. Ver uma ação como essa de hoje concretizada mostra porque a cada dia temos mais fé que estamos construindo dias melhores para o estado”.
Da fala da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra  sobre a implantação de mais 15 queijeiras no Seridó ontem (23) na cidade de Parelhas (RN).

Robson Pires


PARELHAS: "Governo investe na construção de 15 novas queijeiras no Seridó"

O Governo do Estado está investindo na construção de 15 novas queijeiras no Seridó Potiguar, que é o coração da produção artesanal de derivados do leite no Rio Grande do Norte. As ordens de serviço foram assinadas em Parelhas na tarde desta quarta-feira (23). As obras representam uma aplicação de R$ 6,6 milhões, com uma contrapartida de R$ 921 mil feita pelos beneficiários, trazendo uma mudança inédita na vida de quem trabalha naquela que está entre as mais tradicionais cadeias produtivas potiguares.
A solenidade foi realizada na sede da Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), que reúne as 15 queijeiras beneficiadas e é uma das duas entidades selecionadas no edital de leite e derivados. O processo que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e pelo projeto Governo Cidadão, com financiamento do Banco Mundial, ainda vai construir mais 24 queijeiras. O projeto ainda conta com a parceria do Sebrae-RN, através do escritório de Caicó.
“Este investimento é um apoio à vocação natural do Seridó, agregando valor à produção e trazendo mais emprego e renda para o nosso povo. Ver uma ação como essa de hoje concretizada mostra porque a cada dia temos mais fé que estamos construindo dias melhores para o estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
As novas queijeiras serão feitas em nove cidades: Currais Novos, Parelhas, Acari, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, Tenente Laurentino Cruz, Carnaúba dos Dantas, Florânia e Santana do Seridó.
Gestor do Governo Cidadão e secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro destacou a importância da ação para o desenvolvimento econômico do estado. “A construção dessas queijeiras é uma transformação fundamental para a economia do Rio Grande do Norte, com alto impacto na cadeia do leite e benefício para toda sociedade que terá acesso a um produto de alta qualidade”, destacou Mineiro.
Além da infraestrutura física, as queijeiras terão maquinário novo e investimentos na logística do transporte, comercialização e capacitação dos funcionários. Todas as queijeiras também serão entregues aos beneficiários dentro do padrão da Lei Nivardo Mello/Lei do Queijo (n° 10.230/2017), que trata da produção e da comercialização de queijos e manteiga artesanais do Rio Grande do Norte.
As medidas são importantes para que os produtores recebam o selo do Serviço de Inspeção Municipal, do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“A satisfação em chegar a esse momento é imensa. Sei da dificuldade de cada um dos produtores beneficiados hoje porque também sou um deles, que acorda cedo para trabalhar”, pontuou Venâncio Lima, presidente da Capesa.
O edital de leite e derivados engloba 39 queijeiras ligadas à Capesa e à Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs), totalizando R$ 20 milhões em investimentos. A seleção foi lançada em 2018 e enfrentava uma série de entraves. Ao longo deste ano, o secretário Fernando Mineiro fez reuniões com as cooperativas e conseguiu retomar os investimentos, realizando a primeira licitação em junho.
A disposição do Governo em resolver a situação e resgatar o investimento foi saudada pelos presentes. “O passo dado hoje é de extrema importância para continuar o crescimento e a geração de emprego e renda da região. Parabéns ao Governo por ter conseguido concretizar esse investimento”, afirmou o prefeito de Parelhas, Alexandre Petronilo, que falou em nome dos gestores presentes. “Um momento como esse é fruto da ousadia e do trabalho da equipe do Governo, liderado pela governadora Fátima”, completou o deputado estadual Francisco Medeiros.
Para complementar o projeto, o Governo firmou parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), por meio do Centro de Tecnologia do Queijo do campus de Currais Novos, e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para capacitar os beneficiários.
As empresas responsáveis pelas obras serão S. Torres, Dantas Construtora, Silva Cruz, 3R Construções, W&W Soluções e DP de Lima. A previsão é de que as obras durem quatro meses.
CERTIFICAÇÃO
A governadora entregou na semana passada, durante a da Festa do Boi, o primeiro certificado de queijeira artesanal do RN para a Fazenda Caju. A propriedade, localizada em Ceará Mirim, seguiu os parâmetros traçados na Lei Nivardo Mello do modo de produção, equipamentos utilizados e o perfil do profissional queijeiro.

A legislação aprovada em 2017 busca formalizar a produção artesanal, abrindo novos mercados e dando garantia de qualidade ao consumidor, além de preservar a cultura gastronômica potiguar.
Durante a agenda em Parelhas, a governadora ainda visitou a Maternidade Doutor Graciliano Lordão e o Hospital Municipal Doutor José Augusto Dantas. A maternidade foi beneficiada recentemente com novos equipamentos adquiridos via Governo Cidadão e por uma emenda parlamentar do período em que a governadora foi senadora, que também destinou investimentos para o hospital municipal. Entre os equipamentos está um dessalinizador, que está sendo instalado com o apoio técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A solenidade também contou com a presença de Alexandre Wanderley, secretário-adjunto da Sape; Cesar Oliveira, diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN); prefeitos Odon Júnior (Currais Novos), Hudson Brito (Santana do Seridó), Sueleide Araújo (Tenente Laurentino), Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas); vereadores de Parelhas, Caicó, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó e Jardim do Seridó; Pedro Medeiros, gerente do escritório do Sebrae em Caicó, e Joseilson Medeiros, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no RN (Sescoop-RN).

LISTA DOS BENEFICIADOS COM NOVAS QUEIJEIRAS
Ademar Azevedo Dantas – Parelhas
Anderson Ricardo de Sena Dantas – Parelhas
Carlos Joaquim Libânio Pereira de Viana – Jucurutu
Francisco de Macêdo – Santana do Seridó
Jacionara de Jesus Souza – Parelhas
João Sérgio Rodrigues de Leles Araújo – Acari
José Bezerra Sobrinho – Florânia
José Filho de Oliveira – Carnaúba dos Dantas
Josefa de Lima Batista – Carnaúba dos Dantas
Josenildo Ramos de Oliveira – Parelhas
Lailson Ananias de Araújo – Timbaúba dos Batistas
Lucenildo Firmino de Souza – Tenente Laurentino Cruz
Maria de Lourdes Teixeira – Currais Novos
Marcelo Roque de Medeiros – Parelhas
Robson Arthur Batista Pereira – Jucurutu

Lava Jato pede anulação da sentença de Lula no caso do sítio de Atibaia

Os procuradores da Força-Tarefa da Lava Jato enviaram na noite de hoje um pedido para que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) anule a sentença do ex-presidente Lula (PT) no caso do sítio de Atibaia (SP). 
No processo, Lula foi condenado a mais de 12 anos de prisão O pedido, segundo o Ministério Público, acontece para cumprir a regra determinada pelo STF sobre a ordem de pronunciamento dos réus. Decidiu-se que, em processo com delatores, os acusados precisam ser ouvidos por último — de modo a poderem se defender de eventuais acusações.
O MPF afirmou ainda que faz o pedido para “evitar futuras alegações de nulidade que certamente conduzirão a um grande prejuízo em termos processuais”.
A defesa de Lula já havia feito pedido com base nessa regra à primeira instância, mas a solicitação foi negada.
Roberto Flávio

FUTEBOU: "Flamengo atropela Grêmio no Maracanã e é finalista da Libertadores"

O Flamengo fez história nesta quarta (23) no Maracanã ao derrotar o Grêmio por 5 a 0 e se classificar para a final da Copa Libertadores, onde enfrentará o River Plate, da Argentina.
Com uma grande exibição, o rubro-negro contou com gols de Bruno Henrique, Pablo Marí, Rodrigo Caio e Gabigol (duas vezes).
Essa é a segunda vez na história que o Flamengo chega a uma final de Libertadores. Na primeira, em 1981, o rubro-negro foi campeão ao derrotar o Cobreloa, do Chile, na decisão.