.

sábado, 12 de maio de 2018

PARELHAS: "Atriz Sônia Braga escreve texto agradecendo aos moradores pelo acolhimento". Vale a pena ler!


"Acabo de chegar do Sertão do Seridó, onde filmamos Bacurau.
A primeira vez que a dupla Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho trabalharam juntos.
Muitos atores, brasileiros, americanos, de muitos outros lugares. 
Muitas estradas.
Uma experiência bem diferente do pequeno filme Aquarius.

Vou ter muitas saudades de Povoado Barra, onde filmamos, e também da equipe do hotel que foram nossos amigos todo esse tempo;
das pessoas da cidade de Parelhas, que estavam felizes com a chuva depois de oito anos de seca.

Sim, muita chuva no Sertão.
As estradas pioravam e, em vez de vans, toda equipe teve que ir em Toyotas, carros mais valentes.

Os dias eram bem quentes, as noites às vezes frias. 

Todos os figurantes eram da região. Acabei fazendo amizades com muitos, e os visitando nos dias de folga. Ou quando não filmava. Neste filme a minha participação é pequena. 
Tive bastante tempo para apreciar e às vezes fotografar o céu mais lindo do mundo.
Fotografei algumas pessoas também, mas ainda sou muito tímida com a minha câmera.

Espero que chova muito no ano que vem e que as estradas melhorem para aqueles que ali passam todos os dias. Como o ônibus escolar que leva uma hora ou mais para conduzir as crianças do povoado de Barra até Parelhas, mas quando chove isso se torna impossível.
Mas, mesmo assim, com toda essa dificuldade, ficarei com saudades dessa estrada tão linda, todos os dias por ali passava. As casinhas, as vacas deitadas, muitos pássaros, carcarás...

Um dia era estrada seca, no dia seguinte poderia ser um risco seguir pela “passagem molhada”.

Embora estivesse filmando, não consegui me distanciar dos problemas brasileiros. Acompanhei, chorei, me desiludi mas não perdi a esperança.
Alguns dias, em Povoado Barra, podia sentir a presença de Marielle, e a ela dediquei algumas cenas. Pois espero justiça.

Ficarei com muitas saudades de todos da região.
Espero um dia voltar, subir a serra, tirar fotos, ter mais tempo de conversar com as pessoas. 

Povoado Barra, onde filmamos, não tem Posto de Saúde, Correios, Escola.
Quando fui me despedir, algumas pessoas me disseram que estão esquecidas do mundo.

Foi bom fazer o filme e trabalhar com quase a mesma equipe de Aquarius. E com todos que participaram como atores ou figurantes.

Mas acho que não estaria certo sair desse lugar sem pedir as autoridades que não abandonem o Povoado Barra, o Quilombola Boa Vista e toda a região.
É importante que nós que lá estivemos e pudemos constatar a gentileza desse povo, também retribuir a hospedagem e carinho pedindo ao poder público que com urgência visite a região e tome as medidas necessárias, para dar a essas pessoas melhores condições de vida.
Que as crianças possam ter o seu futuro e estudo garantidos sem ter que enfrentar uma estrada perigosa, uma hora todos os dias.
A urgência de um Posto de Saude, que pode ser vital.

E por falar em fazer cinema, por lá também não existe um. Nem em Parelhas, que é a cidade maior em que ficamos.
Existiam 3, mas agora a diversão é só na praça.
Seria tão bom que em lugares onde filmamos pudéssemos deixar um cinema para que as pessoas pudessem ver os filmes dos quais participaram.

Um beijo a todos amigos do filme e da região."

Sônia Braga

BLOG INFORMA: "Almoço das Mães é neste domingo(13), no Recanto Verde com Agnelo Jr. Entrada Franca!"


CALADO É UM POETA: "Bolsonaro compara tortura na ditadura com "palmadinha no bumbum"

O  pré-candidato a presidência Jair Messias Bolsonaro, comparou as atrocidades sofridas pelos presos durante a ditadura militar, como apenas uma palmadinha no bumbum para educar.

Comentando a divulgação do memorando da CIA, onde diz que o General Ernesto Geisel, presidente do Brasil entre 1974 e 1979 autorizou a execução de opositores durante a ditadura militar, o "Mito" soltou essa: "Errar, até na sua casa, todo mundo erra. Quem nunca deu um tapa no bumbum do filho e depois se arrependeu?”.

Bolsonaro faz a alegria de seus adversários quando abre a boca, calado é um verdadeiro poeta!


MAGNÓLIA FIGUEREDO: "RN continuará sofrendo se for entregue aos Alves"

Pré-candidata ao Senado pelo Partido Solidariedade, a ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo acredita que a candidatura do grupo político mais tradicional apresentada até agora no Rio Grande do Norte só traz preocupação à sociedade.
“Os Alves e Maias só pensam neles próprios. A rotina política deles há 40 anos comprova isso. A função de um Alves e de um Maia ao chegar ao Poder será preparar o futuro dos próximos Alves e Maia. O RN vem em segundo plano no foco das oligarquias”, conclui Magnólia.
AgoraRN


Pré-candidata ao Governo, Fátima visita João Câmara

Pré-candidata do PT ao Governo, a senadora Fátima Bezerra visitou nesta sexta-feira, 11, a cidade de João Câmara. No encontro da Juventude Petista Potiguar, a parlamentar disse que o foco é levantar alternativas para tirar o Estado do caos político e administrativo e fez campanha em prol do ex-presidente Lula, preso por corrupção e lavagem de dinheiro.
Em um momento do discurso, a senadora lembrou o nome da professora Francisca Alves Rodrigues. Fanquinha, como era conhecida, foi ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). Ela morreu em 2011.
“Impossível voltar a esse chão e não se lembrar das lições de ensino da professora Fanquinha, uma amiga que até hoje é para mim fonte de inspiração”, disse Fátima.
Em defesa de Lula, também discursou Aldo Torquato, do PCdoB, que também participou do movimento. “Lula foi um dos maiores e melhores presidentes que esse país já teve. Ele foi condenado e está preso sem provas”.
O evento em João Câmara contou com do PHS e PSDC.
Roberto Flávio

POLÍTICA: "Felipe Maia desmente notícia de que seria vice de Carlos Eduardo"

Do Blog: Na declaração acima, o deputado Felipe Maia, garante que estará no palanque de Carlos Eduardo, mas não como vice. Pode ser a Senador, uma vez que seu pai tá mais enrolado que fio de bobina.