quarta-feira, 16 de agosto de 2023

PARELHAS: "Prefeito leva falta na audiência com oficinas de costura, que discutiu chegada SHEIN no RN"


Por propositura do deputado Francisco do PT, a Assembleia Legislativa promoveu audiência pública nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal de Parelhas, para debater assuntos relacionados ao papel das oficinas de costuras do Seridó diante da recém anunciada parceria entre o e-commerce chinês Shein e a empresa potiguar Coteminas, para confecção de roupas no Rio Grande do Norte. 

O evento reuniu membros do Poder Público, entidades representativas e sociedade civil e vários prefeito da região do Seridó, com exceção do prefeito de Parelhas que levou falta  em uma audiência tão importante para a região, em especial para Parelhas.

Causou estranheza a ausência do mandatário, uma vez que a referida audiência discutiu o futuro de várias facções de costura no município e contou com autoridades no assunto, como por exemplo Sílvio Torcato, Secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico.






VÍDEO: "Durante audiência Deputado Francisco chama Dr. Alyson de prefeito e gera comentários nas redes sociais: "Seria uma premonição?"


Gerou vários comentários um vídeo que circula na internet, onde o Deputado Estadual Francisco do PT, se refere ao presidente da câmara Dr. Alyson Wagner, chamando-o de prefeito.

Como as eleições do ano que vem se aproxima, essa fala do deputado gerou alguns comentários nas redes sociais do tipo, "Seria um grande nome", ou "não é prefeito se não quiser" ou até "Um homem honesto uniria todo mundo"

Seria uma premonição do deputado?


Confira o vídeo:






ELEIÇÕES 2024: "Rogéria Layane e Zequinha da Cida devem formar chapa da oposição"


A ex-vereadora Rogéria Layane e o professor Zequinha da Cida deverão formar a chapa da oposição para as eleições de 2024. 

Não necessariamente nesta ordem..

O Blog soube extraoficialmente que a chapa que vai enfrentar o atual prefeito Dr. Tiago Almeida, deverá ser composta pela ex-vereadora e Zequinha da Cida.

De acordo com informações, tanto Zequinha poderá ser o cabeça da chapa, quanto Rogéria, uma vez que a oposição segue unida e pronta para a disputa.

Filha do ex-vereador e ex-vice-prefeito Zezinho de Bilala, Rogéria continua filiada ao MDB, mas o PT  se sentiria representado com o nome da ex-vereadora na chapa majoritária.

As conversas estão adiantadas, porém a oposição tem dito, que está aberta a adesão de outros nomes que queiram se somar a luta rumo as eleições do ano que vem. 





Apagão nacional afetou 123 cidades do RN; o Seridó ficou sem energia


123 cidades do Rio Grande do Norte foram afetadas pelo apagão nacional na manhã desta terça-feira (15). A informação foi confirmada pela Neoenergia Cosern. De acordo com a companhia, o apagão começou às 8h31. 

O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h50 e foi finalizado às 11h28.

A interrupção no fornecimento de energia atingiu cerca de 800 mil unidades consumidoras distribuídas em todas as regiões do estado, segundo a Cosern. 

A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal e os sistemas de abastecimento de água da Caern em todo o Estado, deixou o comércio às escuras, escolas suspenderam as aulas e celulares ficaram sem internet.

Blog do Seridó



60% dos brasileiros aprovam governo Lula, aponta pesquisa


A atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no governo é aprovada por 60% dos entrevistados, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16). O número é quatro pontos superior ao levantamento anterior, de junho, quando a pesquisa apontou aprovação de 56%.

Neste mês, 35% desaprovam o trabalho de Lula; eram 40% em junho.

Não sabem ou não responderam agora são 5%; eram 4% no sexto mês do ano.

Foram ouvidas 2.029 pessoas, pessoalmente, entre os dias 10 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

CNN Brasil



PARAÍBA DIFERENTE: "Prefeito de São Mamede, é preso pela PF em operação contra esquema de direcionamento de licitações"


O prefeito da cidade de São Mamede, no Sertão paraibano, foi preso nesta terça-feira (15) em uma operação da Polícia Federal que visa combater um esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no município. Segundo a PF, além de Umberto Jefferson (DEM), também foram presas outras três pessoas, e uma está foragida.

Nesta quarta-feira, além das prisões preventivas, também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco na cidade de Patos e uma em São Mamede. Dois servidores públicos foram afastados do cargo e tiveram sequestrados seus bens, no valor equivalente a R$ 5.187.359,94. 

Veja quem são os alvos da operação e acusasões:

  • Umberto Jefferson, prefeito de São Mamede: cumprido mandado de prisão
  • Maxwell Brian, dono de empresa do consórcio, operador e beneficiário do desvio de recursos: cumprido mandado de prisão
  • Josivan Marques, articulador do esquema e responsável pela obra: cumprido mandado de prisão
  • Joao Lopes Neto, Presidente da Comissão licitação: mandado de prisão não cumprido (foragido)
  • Eumar Carvalho Maia, dono da empresa que venceu a licitação: cumprido mandado de busca e apreensão em endereço ligado a ele.

O prefeito Umberto Jefferson e os outros investigados devem responder por frustração do caráter competitivo de licitação; violação de sigilo em licitação; afastamento de licitante; fraude em licitação ou contrato; peculato; corrupção passiva; corrupção ativa; e lavagem de dinheiro.

A operação, batizada de “Festa no Terreiro 2”, é a continuação da investigação que culminou com a primeira fase da operação, em 2 de março deste ano, e que apura prejuízos de cerca de R$ 8 milhões aos cofres públicos. Por sua vez, a própria operação Festa no Terreiro já é um desdobramento da operação Bleeder, cuja primeira fase aconteceu em 2021, e a fase mais recente foi no dia 9 de março. O nome da operação é uma referência ao termo usado pelos investigados ao combinar o resultado de licitações.

Jair Sampaio