.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

CARNAVAL DO RECANTO VERDE: "Banda Feras abre daqui a pouco o melhor carnaval do interior do estado"


O ESTADÃO: "Grupo de Bolsonaro divulgou e incentivou motim no Espírito Santo"

Um grupo ligado ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato ao Planalto, esteve na linha de frente da comunicação e da logística do motim que parou a Polícia Militar do Espírito Santo, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Levantamento feito pelo Estadão em parceria com equipe de especialistas em redes sociais indica que a rede era integrada pelo ex-deputado federal Capitão Assumção (SD-ES) e pelo deputado Carlos Manato (SD-ES), aliados de Bolsonaro no estado. A mobilização das mulheres que bloquearam a saída de policiais militares dos batalhões foi encerrada oficialmente neste sábado (25). No auge do movimento, entre 4 e 14 de fevereiro, foram registrados 181 homicídios em todo o Espírito Santo.
Relatório parcial da PF, de 17 de fevereiro, ao qual o jornal teve acesso, cita os nomes de Assumção, de Manato e de assessores e alerta para a possibilidade de falta de policiais nas ruas de Vitória durante o carnaval. O Estadão afirma que identificou intensa troca de mensagens entre pessoas ligadas ao grupo. Foram rastreadas informações produzidas por internautas e interações entre pessoas e entidades. Uma equipe de mestres e doutores das áreas de Sociologia e Comunicação Digital participou do estudo.
De acordo com o jornal, publicações do próprio Bolsonaro atingiram recordes de visualizações nos dez dias de paralisação. Um vídeo em que o deputado critica o governo do Espírito Santo, divulgado no dia 6 de fevereiro, terceiro dia do motim, foi visualizado por 2 milhões de pessoas. Na gravação, Bolsonaro ainda alerta para a possibilidade de o movimento se alastrar para outros estados e faz propaganda do Capitão Assumção.
Na véspera do início das ocupações, o ex-deputado divulgou no Facebook uma lista de reivindicações da categoria e as primeiras imagens de mulheres que faziam protesto na frente de um batalhão no município da Serra. “Já que os militares não podem se manifestar, os familiares estão fazendo por eles”, escreveu, em post que teve quase 300 mil compartilhamentos. O parlamentar usa foto de Bolsonaro na capa de sua conta na rede social.
Segundo o Estadão, um dia antes do início do motim, o empresário Walter Matias Lopes, militar desligado da polícia, alertou seus seguidores: “Amanhã a Polícia Militar vai parar. Pior Salário do Brasil”. “Você, admirador da Polícia Militar, está convidado para participar do movimento amanhã”, emendou. Ele é companheiro de Izabella Renata Andrade Costa, funcionária comissionada do gabinete de Carlos Manato, pré-candidato ao governo do Espírito Santo. Conforme a reportagem, Izabella engrossou as fileiras em frente aos quartéis e ajudou a distribuir alimentos às mulheres, segundo publicou em sua conta no Facebook. De acordo com o jornal, Matias é pré-candidato a deputado estadual.
“Não sou líder nem cabeça de movimento. Nem eu nem a Izabella”, respondeu à reportagem. Bolsonaro e Assumpção não se manifestaram sobre o assunto. Manato negou ter incentivo a mobilização. “Ganhei ou perdi? Acho que fiquei neutro. Votos não vão cair em mim”, disse o deputado ao Estadão. O texto é assinado pelos repórteres Adriana Fernandes, André Borges e Leonêncio Nossa.

Congresso em Foco


ENTRANDO NO CLIMA: "Cachorra acha dentadura, encaixa na boca e entra no clima de carnaval"

Você nunca deve ter visto algo parecido antes! A foto acima parece montagem, mas – ACREDITE – não é! Essa aí é a Pandora, uma vira-lata que costuma deixar o dono quase louco (e com crises de risos) com tudo o que costuma esconder. Já foram chinelos, brinquedos, comida e até tijolos. “O negócio dela é mais enterrar”, diz Lucas Magalhães, dono da cachorra, aos risos.
— Teve um dia que eu acordei de manhã, abri a porta do fundo, olhei e não acreditei: ela estava enterrando a minha churrasqueira. Ela arrastou, cavou um buraco e tinha enterrado metade quando eu vi. Só não enterrou inteira porque uma noite foi pouco.
Mas, na semana passada, Pandora resolveu inovar. A cachorra, que tem pouco mais de 1 ano de idade, farejou e escavou um buraco no quintal da casa onde mora, em Monte Aprazível (SP). O que ela achou? Uma dentadura. “Só pode ser dos antigos donos da casa”, explica o proprietário, que comprou o imóvel de um casal de idosos.
— Eu estava em casa e minha mulher começou a gritar: “Lucas, vem aqui! Que nojo! Tira da boca dela!” Tenho duas cachorras: ela e uma labrador. Quando eu olhei, tinha um pedaço de dentadura na boca de uma e a outra na boca da outra. Aí, tomei e joguei no lixo.
Pandora, porém, sabia que tinha mais alguma coisa interessante enterrada no quintal. Cavou, então, outro buraco, lembra o dono.
— Na quinta-feira, olho e vejo ela com um sorriso estranho. Falei com ela: “O que é isso?” Fui ver e era a outra metade da dentadura. Então, ela desenterrou as duas dentaduras. Daqui a pouco, ela desenterra um crânio do quintal de casa.

Jean Souza


NATAL: "Prefeito desconta salários dos grevistas"

Parte dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de
Assistência Social (SEMTAS) não chegaram a comemorar o pagamento em dia neste sábado (25). Muitos tiveram os salários descontados pela participação na greve dos servidores municipais, que durou 80 dias, contra o atraso no pagamento.
Durante a greve, a Prefeitura enviou um documento aos sindicatos, se comprometendo a não implantar o corte de ponto, que seria discutido em uma mesa de negociação. Mesmo assim, os descontos foram implantados na folha deste mês.
Em alguns casos, o desconto atingiu quase todo o salário, praticamente zerando o contracheque. Outros receberam cerca de um terço do salário. “O corte ameaça a sobrevivência, pois é o nosso único sustento. Já passamos o Natal sem salário, e agora também o carnaval? E como vamos comer neste mês?” questiona Kelly Jane, técnica de enfermagem e diretora do Sindsaúde.
Os sindicatos que participaram da greve (Sindsaúde, Sinsenat, Sindguardas, Sindern, Soern) anunciaram um acampamento em frente à sede da Secretaria de Administração (Semad) nesta quinta-feira (02), a partir das 08h, para cobrar a devolução dos valores descontados.



Blog do BG


BOA NOTÍCIA: "Gasolina e diesel devem ter uma redução de R$ 0,09 centavos para o consumidor"

A Petrobras anunciou que irá reduzir os preços da gasolina e do diesel, tendo uma média de 5,4% e 4,8% de desconto respectivamente. Esses valores começam a serem válidos a partir de hoje (sábado 25).
Caso o preço do desconto seja repassado ao consumidor, os valores cobrados deverão ter em média uma redução de r$ 0,09 centavos, tanto para a gasolina como para o diesel.
A justificativa para a redução dos combustíveis pela refinaria, se justifica pela valorização do real desde a última revisão de preços, além da redução no valor dos fretes marítimos e ajuste na competitividade da Petrobras no mercado interno.