.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

AO VIVO: "Sessão da Câmara Municipal de Santana do Seridó"

A SEMANA NA ECON: "Especialistas de 20 a 25 de junho"


SERÁ?: "Padre Fabio de Melo deixa a Batina para se casar e se torna Pastor Metodista"

O padre Fabio de melo celebrava missas na Igreja católica, mas durante o sermão deste domingo ele anunciou que estava largando a batina para se casar, ato longamente aplaudido pelos fiéis. A saída de Fabio, de 45 anos, já era conhecida, mas o site da igreja justificava que o pároco deixaria o posto por motivos de saúde. A verdade veio à tona neste domingo quando ele disse estar apaixonado por uma mulher que conheceu em uma festa de casamento, com quem planeja se casar e construir uma família. De acordo com a imprensa, o sermão de Fabio foi ouvido em profundo silêncio. Ao final, os fiéis, emocionados, começaram a aplaudir. "Foi algo tão intenso que chegou a me arrepiar. Agora, estou feliz e aliviado de poder reconhecer de maneira aberta e honesta o meu sentimento pela pessoa que amo. Se pudesse continuar sendo padre com mulher e filhos, certamente teria ficado", disse Fabio em entrevista ao jornal "G1". por isso vou aceitar o convite e me tornarei pastor da igreja Metodista. Em outubro do ano passado, em Wasserburg, o padre Martin Steiner também abandonou a vida religiosa para se casar, embora não tenha se despedido dos fiéis, que disseram compreender, mas lamentaram a falta de um ato mais pessoal.

FRAUDE: "Estudantes são presos fraudando vestibular de medicina da UNP"

Quatro candidatos a vaga do curso de Medicina de uma Universidade particular de Natal foram autuados neste sábado (18 ) e domingo (19), suspeitos de fraude durante o exame de avaliação para o ingresso. Um adolescente de 17 anos e três maiores de idade, sendo um homem e duas mulheres usavam pontos de comunicação durante as provas, disse a polícia.
De acordo com o agente da Polícia Civil Armando Paulo, da delegacia de plantão da zona Sul, a fraude foi descoberta por fiscais que acompanhavam os candidatos nas salas e em seguida denunciada a equipe coordenadora do concurso. “Na tarde do sábado foram dois candidatos, um menor e outro maior de 23 anos, já neste domingo as autuadas foram mulheres, sendo uma de Natal e outra da cidade de Alexandria, também maiores de idade”, informou.
O policial ainda disse que as mulheres relataram que pagaram cerca de 4 mil reais pelas respostas via ponto, porém este mesmo valor foi arbitrato como fiança para que as candidatas podessem responder em liberdade. Os outros dois envolvidos também foram liberados mediante fiança.

DE LADEIRA ABAIXO: "Brasil mergulha no desemprego e a desigualdade dispara"

A escalada do desemprego tem produzido um efeito adverso na distribuição de renda do país. Após anos de queda contínua, a desigualdade -a distância de renda entre ricos e pobres- voltou a crescer com força no primeiro trimestre deste ano.
A tendência é objeto de estudo do professor da USP Rodolfo Hoffmann, especialista em políticas sociais, que usou dados do IBGE para estudar o impacto da falta de vagas.
Desde o início do segundo mandato da presidente afastada, Dilma Rousseff, em 2015, a desigualdade entre os que compõem a força de trabalho (desempregados e ocupados) aumentou quase 3%. É bastante para um indicador que varia pouco ao longo tempo. Nesse período, a taxa de desemprego subiu de 7,9% para 10,9%.
O levantamento se baseia em informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), cuja série começou em 2012. E capta apenas os movimentos da renda proveniente do mercado de trabalho.
Deixa de lado, portanto, recursos que venham de aposentadoria, pensões e aluguéis, por exemplo.
Assim, se a pessoa perdeu o emprego, a renda, por esse estudo, vai a zero, mesmo que eventualmente receba recursos do Bolsa Família ou da Previdência.
Seguro-desemprego e FGTS, que têm efeitos só temporários, também não são computados.
A métrica mais apurada para medir a desigualdade é a renda dividida por morador de um domicílio, mas esse dado só é divulgado pelo IBGE uma vez por ano, em setembro. Até lá, para não ficar no escuro, estudiosos costumam usar como régua a renda dos trabalhadores ocupados.

FOLHA




RELIGIÃO: "Papa proclamará cinco novos santos nesta segunda-feira"

O papa Francisco presidirá nesta segunda-feira (20), no Palácio Apostólico, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público deste ano para proclamar cinco novo santos. Entre os beatos que serão canonizados estão um bispo, uma freira carmelita, dois sacerdotes e um mártir.
São eles: Guglielmo Nicola Ludovico, também conhecido como Salomone Leclerqc, dos Irmãos das Escolas Cristãs; Ludovico Pavoni, fundador da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada; Elisabetta Cortez, conhecida como Elisabete da Santíssima Trindade, monja professora da Ordem dos Carmelitas Descalços; Alfonso Maria Fusco, fundador da Congregação das Irmãs de São João Batista; e Manuel González García, bispo e fundador da Congregação das Irmãs Missionárias Eucarísticas de Nazaré e da União Eucarística Reparadora.

DELAÇÃO: "Marcos Valério vai entregar ’20 nomes’, avisa defesa"

Em mais uma tentativa de fechar um acordo de delação premiada, o operador do mensalão Marcos Valério entregou na semana passada ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais uma proposta de colaboração para revelar novos detalhes sobre os escândalos do mensalão do PSDB e do PT.
O advogado Jean Robert Kobayashi Júnior, escalado para negociar a proposta, afirma que Valério deve entregar cerca de 20 nomes, incluindo parlamentares com foro privilegiado de diversos partidos, e nomes envolvidos nos escândalos investigados na Lava Jato, a quem a defesa de Valério encaminhou uma proposta de colaboração no ano passado.
Há três anos preso na região metropolitana de Belo Horizonte, Valério pegou a maior pena entre os condenados no histórico julgamento do STF e cumpre 37 anos de prisão por corrupção ativa, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A interlocutores, ele tem dito que “cansou de apanhar” e que “agora vai começar a bater”. Valério está na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, onde trabalha  para descontar dias de sua pena.

SOLEDADE/PB: "CPCON divulga gabarito provisório do concurso público da prefeitura"

A empresa organizadora Comissão Permanente de Concurso (CPCON) da Universidade Estadual da Paraíba, divulgou no início da tarde desta domingo, 19 de junho de 2016, o gabarito provisório do concurso público Nº 001/2016 da Prefeitura de Soledade, Estado da Paraíba, exceto para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias.

Este certame registrou um total de 5.141 mil candidatos inscritos que concorrem a 125 vagas em diversos cargos. Todos esses candidatos prestaram as provas neste domingo mesmo.


Serão admitidos recursos quanto às questões das provas e gabaritos preliminares. O prazo para interposição de recursos será de 02 dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito. Ou seja, no prazo de 20 de junho até o dia 21 de junho de 2016.

Os recursos deverão ser remetidos por intermédio do endereço eletrônico disponibilizadohttp://cpcon.uepb.edu.br. O gabarito provisório poderá ser alterado, em função dos recursos impetrados e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial, divulgado após o prazo recursal.


A divulgação e publicação do resultado preliminar da prova escrita objetiva e do gabarito definitivo acontecerá no dia 01 de julho de 2016.

A aprovação, no presente concurso público dos candidatos considerados classificados, gerará direito à nomeação, dentro do prazo de validade do concurso que é de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura.