terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Lula diz que depoimento de Marcos Valério é 'mentira'




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de "mentira" as afirmações do empresário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República.
Segundo reportagem de "O Estado de S. Paulo", Valério disse à Procuradoria, em depoimento dado em setembro, que foi responsável por pagar despesas pessoais do ex-presidente em 2003, por meio de depósitos na conta de uma empresa de Freud Godoy, ex-assessor particular de Lula.


Dilma e Lula em evento em Paris nesta terça-feira
Dilma e Lula em evento em Paris nesta terça-feira
O empresário também afirmou que Lula deu aval, pessoalmente, aos empréstimos usados para abastecer o esquema do mensalão.
"Isso é mentira", disse Lula na saída do primeiro dia de seminário organizado por seu instituto e a Fondation Jean-Jaurès, ligada ao Partido Socialista francês, em Paris.
Rodeado de assessores e seguranças, o ex-presidente, que tem evitado falar com a imprensa, deixou rapidamente o local. Questionado se poderia responder mais perguntas sobre o caso, afirmou: "hoje, nem duas".
Na noite desta terça-feira (11), Lula participará de jantar oferecido pelo presidente da França, François Hollande, à presidente Dilma Rousseff no Palácio do Eliseu.
Ao longo do dia, o ex-presidente se reuniu reservadamente com membros de seu instituto e com convidados do seminário, e, à tarde, acompanhou discursos de Dilma e Hollande no evento, além de outros convidados.
No julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), Valério foi condenado a 40 anos, 4 meses e 6 dias de prisão, além do pagamento de R$ 2,7 milhões em multa.
ALIADOS
Aliados de Lula também trataram o depoimento de Valério como uma "mentira".
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), classificou de "profunda inverdade" as acusações. "A pessoa que disse não tem autoridade para falar mal do presidente Lula, que é um patrimônio da história deste país", disse o presidente do Senado.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou que não há necessidade de se investigar o suposto envolvimento do ex-presidente Lula.
"Não é uma afirmação que mereça crédito, mereça consideração ou sequer investigação, eu acho que deve ser mandada para arquivo porque não merece, efetivamente, nenhum tipo de consideração", disse Marco Maia.
Em nota, o PT classificou como "sucessão de mentiras envelhecidas" o depoimento de Valério. "Trata-se de uma sucessão de mentiras envelhecidas, todas elas já claramente desmentidas. É lamentável que denúncias sem nenhuma base na realidade sejam tratadas com seriedade.
Valério ataca pessoas honradas e cria situações que nunca existiram, pondo-se a serviço do processo de criminalização movido por setores da mídia e do Ministério Público contra o PT e seus dirigentes", diz o texto assinado pelo presidente da legenda, Rui Falcão.
STF E OPOSIÇÃO
Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do processo do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa defendeu que o Ministério Público Federal investigue o suposto envolvimento do ex-presidente Lula.
Sem dar detalhes do conteúdo, Barbosa disse que teve "conhecimento oficioso" (fora dos autos) do novo depoimento prestado por Valério.
Questionado se o Ministério Público deve abrir inquérito para apurar o envolvimento do ex-presidente, Barbosa concordou: "Eu creio que sim".
Já a bancada do PSDB no Senado decidiu apresentar requerimento na Comissão de Constituição e Justiça para convocar Valério.
Ao comentar sobre o caso, o delator do caso do mensalão, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, disse que delação premiada "é coisa de canalha".
"Delação premiada para salvar o próprio coro é coisa de canalha", escreveu em seu blog pessoal.
Jefferson também diz que a declaração de Valério "não parece crível" e que o empresário, também condenado no mensalão, está "magoado".

Juiz Marcus Vinícius lança livro em Caicó.


O livro “Orçamento e Políticas Públicas Infantojuvenis” do juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior será lançado , em Caicó. O lançamento fará parte da programação do Seridó Jurídico, que terá início às 18h30, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum da Justiça Estadual de Caicó.
A obra “Orçamento e Políticas Públicas Infantojuvenis” é uma construção antenada com a preocupação referente à concretização dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Em toda a obra, o autor aborda uma fundamentação teórico-científica sobre o tema, mas também inova apontando estratégias e proposições práticas para a garantia dos direitos infantojuvenis.
Marcus Vinícius atualmente está atuando como juiz na comarca de Currais Novos e é professor efetivo do curso de Direito de Caicó (UFRN). A atual edição do projeto Seridó Jurídico terá como tema: “Direito Educacional, Orçamento e Inclusão”. Além de Marcus Vinícius, serão palestrantes os professores da UFRN Geny Lustosa e Rogério de Araújo Lima.
FONTE: Wanderley Filho

Fátima Bezerra declara voto a Henrique para presidente da Câmara



Em meio à folia do Carnatal, eis que visitei o camarote da deputada federal Fátima Bezerra (PT).
E não tinha como deixar de falar em política…Logo questionei a deputada se vai votar em Henrique para presidente da Câmara dos Deputados. “Eu sempre acompanho meu partido. Se Henrique for o candidato do PMDB, com apoio do PT, terá meu voto”, afirmou.
Um bom sinal para em 2014 estarem juntos…e aliados.

A partir de Lula, surge um novo brasileiro...


Ninguém mais anti-presidencial que Lula. Ele trouxe o futebol para a presidência. Aqui um chefe de Estado para representar legitimamente o povo, há de ser, antes de mais nada, um cafajeste da cartola aos sapatos.
Não me falem de boas maneiras. E o pior dos brasileiros é o que se supõe um lorde inglês.
Antes de Lula, o nordestino lambia rapadura. O que importa é que Lula fez do homem brasileiro. Deu-lhe uma nova e violenta dimensão interior. Sacudiu, dentro de nós, insuspeitadas potencialidades.
DO BLOG: Lula é sem dúvidas nenhuma..."o cara"!  O Brasi sente saudades de Lula, pode ter certeza!

Lula na Alemanha: Enquanto a caravana passa, os cães ladram…




Em Berlim, Lula revela conversas reservadas com líderes mundiais

Durante eventos em Berlim, Lula falou sobre o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) e a crise europeia (Foto: Clarissa Neher/Especial para Terra)
POR BOB FERNANDES
Em encontro com representantes da social democracia nesta sexta-feira, 07, em Berlim, o ex-presidente Lula revelou detalhes de algumas das suas conversas reservadas com líderes mundiais no tempo em que estava na Presidência. Abaixo, relato do que foi dito por Lula:
“Vamos pegar o cara do Irã, que eu participei ativamente. O cara do Irã. Eu saí do Brasil e fui ao Irã. Contra a vontade de todo mundo… da minha companheira Angela Merkel, do companheiro Obama, do companheiro Sarkozy, do companheiro Medvedev, do companheiro… eu estava convencido que era possível convencer o Irã a assinar o documento que a Agência (Internacional de Energia Atômica) precisava… e eles me diziam assim ‘Lula, você é um ingênuo, você está acreditando no Ahmadinejad e ele não está falando a verdade…’Eu falei, ‘eu sou ingênuo, mas eu acredito na política’”.
Uma vez, na reunião de Princeton, perguntei:
- Obama, você já conversou com  Ahmadinejad?
- Não.
Sarkozy, você já conversou com Ahmadinejad?
- Não.
 Angela Merkel, você já conversou com Ahmadinejad?
- Não.
- Gordon Brown, você já conversou com Ahmadinejad?
- Não.
- Berlusconi, você já conversou com Ahmadinejad?
- Não.
- Ora, se ninguém tinha conversado com o cara, que diabo de política é essa?
(Gargalhadas e aplausos).
Prosseguiu Lula:
-Antes do Irã, passei em Moscou para conversar com o presidente Medvedev. Chego em Moscou e o presidente Obama tinha ligado para Medvedev:
- Olha, diga para o Lula não ir ao Irã porque ele não vai fazer acordo. Ahmadinejad não cumpre acordo…
Aí, passo no Qatar e o emir do Qatar recebeu um telefonema da secretária de Estado dizendo:
- Olha, diga para o Lula não ir, ele está sendo ingênuo, ele não pode ir porque o Irã não vai.
Eu fui… chegamos no Irã e eu fui conversar com o grande líder (religioso), oKaminey, fui conversar como presidente do parlamento, e fui conversar com Ahmadinejad e falei com todas as palavras:
- Ahmadinejad, eu estou vindo aqui, os meus amigos estão brigando comigo, (e aí eu citei o nome de cada presidente), a imprensa brasileira está me batendo há uma semana e eu não saio daqui sem uma acordo…
(Risos da plateia)
- Não, mas Lula, você pode sair que eu concordo.
- Olha, tem de escrever. (Risos da plateia) Sabe por que tem de escrever, Ahmadinejad? Sabe o que eles pensam de você? Eles pensam que você é mentiroso e não cumpre a palavra… então, eu só saio daqui com um documento escrito.
Qual não foi minha surpresa, e quando eu pensei que o conselho de segurança da ONU iria me dar um prêmio de agradecimento (Risos da plateia), eles deram a maior demonstração de ciúme do mundo e ainda assim resolveram punir o Irã. Ainda bem que a imprensa democrática do mundo publicou uma carta, que o presidente Obama tinha me mandado, dizendo quais as condições que eles aceitavam e o Ahmadinejad aceitou exatamente as condições que estava na carta. E ainda assim, eles fizeram retaliações com o Irã, não aceitaram o documento…
Então, o que eu percebi: eu percebi uma coisa que eu vou dizer com a maior sinceridade, eu acho que tem gente no mundo que não quer paz, quem quer paz é o povo. Mas tem quem precisa da discórdia, necessita da discórdia pra poder ser importante, senão, não teria nenhuma explicação a gente não ter paz no Oriente Médio. A mesma ONU que criou o estado de Israel porque não cria o estado Palestino?
(Aplausos da plateia).
Lula iniciou sua fala de 8 minutos dizendo o seguinte:
“Eu queria só lembrar uma coisa. Nós criamos o G-4; Brasil, Alemanha, Japão e índia. O que aconteceu? A Itália não quer que a Alemanha entre no Conselho de Segurança (da ONU). A China não quer que o Japão entre no Conselho de Segurança. Todo mundo defendia que o Brasil deveria entrar, mas não entrou. Ou seja.. dizem que não tem reforma das Nações Unidas porque qual é o país da África que vai entrar? 
Olha, vamos ser francos…tem três 54 países na África…você tem três países importantes, grandes, com grande população…. África do Sul, Nigéria e Egito, por que  não entra os três? Porque que não entra Brasil e México? Qual é o problema? O problema é que quem tá lá não quer repartir o poder. Essa é a verdade. É muito cômodo do jeito que tá. Então, o Brasil está disposto a se engajar, o Brasil está no Haiti já há bastante tempo.
Se dependesse de mim quando estava na Presidência eu teria retirado o Brasil do Haiti, não tiramos porque o presidente Préval pediu pra gente ficar, e nós ficamos lá e o Brasil presta um grande serviço. O dia que tiver no Haiti um sistema de segurança que diga que o Brasil não precisa ficar mais lá, nós traremos a nossa tropa. Agora, o que não dá é pra gente trabalhar com base em mentiras. Não dá. Ou seja, cadê as armas químicas do Iraque? Cadê? Se contou uma mentira pra humanidade, em toda essa mentira se invadiu um país…o que aconteceu?

FONTE: Ailton Medeiros

DEU NO BLOG DO MARCOS DANTAS:


Bloco de oposição deve lançar candidato a presidente da Câmara em Parelhas

Apesar de ter maioria na nova composição da Câmara Municipal de Parelhas, o grupo que apóia o prefeito reeleito Francisco Medeiros (PT) não conseguiu evitar a disputa pela presidência, já que existia uma expectativa de que Dra. Guia (PSDB) fosse candidata única.
Com cinco cadeiras, o bloco de oposição já admite apresentar uma candidatura. O nome a ser apresentado poderá ser do vereador Antônio Januário Neto (DEM), que vai para o seu sexto mandato. A bancada de oposição é formada pelos vereadores Romisélia (DEM), Galega de Ulissinhos (DEM), Antônio Januário (DEM), Aurélio Buriti (DEM) e João Grandão (PP).

ENQUANTO ISSO EM MINAS GERAIS...


Onze cidades já decretaram situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. No boletim divulgado nesta terça-feira (11), Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entrou na lista. Treze pessoas já morreram em decorrência das chuvas no estado.
Ainda segundo o boletim, 25 cidades foram afetadas, sendo que 14 foram atingidas, mas não decretaram situação de emergência. Mais de 160 pessoas estão desabrigadas e 36 desalojadas.

Fonte: Genúbia Soares