domingo, 13 de janeiro de 2013

Lula é convidado para fórum em Cuba sobre equilíbrio mundial




A III Conferência Internacional "Pelo Equilíbrio do Mundo", que pretende debater problemas contemporâneos, reunirá de 28 a 30 de janeiro em Havana intelectuais e políticos, e pode ter a presença do ex-presidente Lula

Os organizadores do fórum anunciaram nesta quarta-feira em entrevista coletiva que, caso se confirme a presença de Lula, ele terá "um grande espaço" no evento, com sede no Palácio de Convenções da capital cubana.

Marina diz que em seu partido terá tucano e petista




A um ano e oito meses da eleição presidencial, a ex-senadora Marina Silva decidiu criar um partido para lançar sua candidatura à sucessão da presidente Dilma Rousseff. O nome da  futura legenda será o Movimento Social Nova Política 

Inicialmente, Marina pretendia anunciar a intenção de recolher as quase 500 mil assinaturas necessárias para formar a nova legenda na semana que vem, mas foi aconselhada a adiar para fevereiro, na reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional. A idéia é que o novo partido seja formado com políticos  de várias legendas que vão desde integrantes do PSOL até o PSDB. Uma dessas lideranças é a ex-senadora e atual vereadora por Maceió Heloísa Helena, do PSOL, que já sinalizou sua adesão à nova sigla. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), também sondado, declinou do comitê: seu projeto é ser, igualmente, candidato à presidência em 2014.

Nomes como o do deputado WalterFeldman (SP),que ameaçou deixar o PSDB e admitia a possibilidade de aderir ao PSD do Kassab, são dados como certos no novo partido. Segundo informações da Marina á imprensa, o  deputado Alessandra Molon é outro alvo de Marina Silva. Ele quer ser candidato a prefeito, em 2016.

O deputado Reguffe (PDT- DF) também estaria em conversa com a ex-senadora para migrar para a nova sigla, assim como o deputado Domingos Dutra (PT-MA).

 Marina tem repetido que quer montar um "partido diferente". Já está certo que a nova sigla não vai aceitar doações de pessoas jurídicas - serão aceitas apenas as oferecidas por pessoas físicas. Ela também defende que a legenda reserve cota de 50% das vagas para os filiados que tenham "ativismo autoral", deixando-os livres para empunhar as bandeiras e teses que quiserem.

Marina diz estar  confiante de que, em 2014, tem mais chances do que o senador tucano Aécio Neves de ir para um embate com Dilma Rousseff, num eventual segundo turno. Sua avaliação, sobre o caso, é que o PSDB está enfraquecido, o que pode abrir espaço para a sua candidatura.

Depois de passar pelo PT e, em seguida, pelo PV, Marina decidiu criar um novo partido por, segundo ela,  ter críticas severas às legendas existentes. Por isso não aceitou o convite do presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), para ingressar no partido.

A ex-senadora terá, no entanto, de correr contra o tempo para viabilizar a nova sigla até o final setembro, prazo fatal para que possa se candidatar nas eleições de outubro de 2014. Além disso, ela terá de superar obstáculos como o projeto de lei em tramitação no Congresso que impede que novos partidos tenham acesso pleno ao dinheiro do fundo" partidário e ao tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV, antes de disputarem uma eleição.

Na Paraíba, dinheiro público paga festas e até lingerie da primeira-dama


A primeira-dama e o "maridão" A ex-modelo Pâmela Bório e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, cultivam um estilo de vida extravagante. Mas quem paga a conta é o contribuinte

CASAL ROMÂNTICO

Pâmela (acima) promove festanças, expõe no Instagram coleção de lingerie e diz que o "maridão", Coutinho, é quem "curte" as novidades

A primeira-dama da Paraíba, Pâmela Bório, 29 anos, é uma mulher esfuziante. Ex-modelo, belíssima, olhos claros e corpo escultural, gosta de luxo e badalações, sem revelar nenhuma preocupação com a discrição. Ao contrário. Recentemente, Pâmela exibiu na rede social Instagram sua nova coleção de lingeries e, abaixo das fotos, sapecou a legenda: “Presente para mim, mas quem curte é o maridão.” Tal exibição de intimidade deveria ser uma questão que só dissesse respeito a ela e ao referido “maridão”, o governador Ricardo Coutinho (PSB), 52 anos. O episódio, porém, tornou-se o novo capítulo de uma explosiva investigação de uso indevido de dinheiro público. Após auditoria nas contas da residência oficial do governador, o Tribunal de Contas da Paraíba concluiu que inúmeros mimos da primeira-dama não são pagos somente com o salário de R$ 20 mil de Ricardo Coutinho, cujo patrimônio é avaliado em menos de R$ 1 milhão. Parte do dinheiro usado para bancar o luxo ostentado e os hábitos peculiares da primeira-dama sai dos cofres públicos.

Críticas fazem Lula ir a Dilma discutir gestão do governo


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado preocupação com o desempenho do governo Dilma Rousseff e seus reflexos sobre o projeto de poder do PT.
Para discutir a situação, marcou uma reunião com a presidente para a segunda quinzena de janeiro.
Na avaliação do petista, segundo interlocutores, Dilma precisa "destravar" sua administração, entre outras razões para segurar sua alta popularidade em um ano desafiador como 2013.
No fim do ano passado, o ex-presidente foi procurado por empresários, banqueiros, políticos e líderes de movimentos sociais.
Além das queixas já tradicionais sobre o "estilo Dilma", desta vez Lula ouviu e concordou ao menos em parte com reclamações diversas: falta de interlocução, excesso de centralização e, para alguns, o intervencionismo da União na economia, este reforçado no ano passado com medidas no setor elétrico.
O estilo "centralizador" e "pouco acessível" da presidente é sempre lembrado nos encontros, e até mesmo servidores da Esplanada já fizeram chegar a Lula apreensão com a falta de autonomia.  Aos conhecidos, o petista tem repetido seu mantra segundo o qual o terceiro ano do mandatário é o mais crucial. No caso de um candidato à reeleição, ainda mais.
Em novembro, durante encontro no Palácio da Alvorada, Lula já havia falado sobre "soltar o governo", mas de forma muito cuidadosa.
Com efeito, nesta semana Dilma recebeu vários empresários no Planalto.
A nova reunião está prevista para a segunda quinzena de janeiro, provavelmente entre os dias 18 e 20.
Na pauta, um planejamento setorial dos gargalos da economia, incluindo a análise de obras e projetos estratégicos que precisam sair do papel ou ganhar mais ritmo.
Haverá, ainda, a pré-definição de uma agenda de viagens presidenciais para dar visibilidade às ações do governo.
A proposta embute a avaliação, também crítica no PT, de que Dilma saiu pouco do Planalto nos dois primeiros anos e de que este é um governo que não se comunica ou define uma marca.
Enquanto isso, os problemas se avolumam na área econômica e energética, como a dificuldade de cumprir a promessa feita na TV de reduzir a conta de luz com os reservatórios das hidrelétricas em níveis baixos.
Na política, a avaliação de petistas é a de que é preciso se aproximar mais da base de sustentação no Congresso para tentar evitar uma diáspora de partidos rumo a eventuais adversários do PT em 2014. O governador Eduardo Campos (PSB-PE) tem sido um ímã entre aqueles decepcionados com o estilo Dilma.

PARELHAS REALIZARÁ NO PRÓXIMO DIA 15, O CONCURSO GAROTA DA FESTA!

Com parceria da ÁGUA DE CHEIRO, a Prefeitura Municipal de Parelhas realizará no próximo dia 15,  a 3ª  edição do concurso, Garota da Festa.
Como o tema: "A Beleza Nativa da Princesa da Serra", o concurso vai escolher a mais bela garota da região. "Este ano o concurso apresenta uma inovação, cada concorrente representará uma empresa de nossa cidade, dentre as que valorizam a evolução cultural e artística do local", explica Miguel Arcanjo, produtor do evento. A segui, o nome de todas as candidatas, seguidas de sua respectivas empresas: Viviane Fabrícia ( Salto Alto), Jaciara Oliveira ( MK Informática ), Marília Carla ( Seridó Turismo ), Karolyne Tavares ( O Espião ), Maiara Santos ( Rainbow Hair ) e Islanya Gomes ( Ótica Certa ).
O evento irá contar com a participação da cantora local Vivi Dool, que cantará ao vivo, durante o desfile.

Já está liberada a votação online do concurso, CLIQUE AQUI

Fátima afirma que PT nacional quer candidatura ao Senado



fatima DNA deputada Fátima Bezerra declarou que o PT estadual já se prepara para abrir o debate interno sobre as eleições de 2014 e admitiu que entre as pretensões está uma candidatura ao Senado, a qual deverá protagonizar; e a ampliação dos quadros na Assembleia Legislativa. A deputada federal assinalou ainda que as escolhas petistas para o pleito estarão, necessariamente, em harmonia com o diretório nacional, que apresentará ao Brasil a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. “Há um sentimento do PT nacional para que eu disponibilize meu nome para o Senado. Nós vamos maturar essa ideia, mas por enquanto vamos promover debates nas instâncias partidárias para saber se o sentimento é mesmo esse”, frisou a parlamentar.
O diretório estadual do PT se reuniu em dezembro e decidiu, por meio de resolução, que o debate sobre o pleito do próximo ano será iniciado – no que concerne à instância interna – já em 2013. De antemão, é consenso entre os petistas a “aliança preferencial” com o PDT, PSB e PDT, um cenário histórico e com viés nacional. Ela observa, no entanto, que as legendas aliadas no plano federal, como é o caso de PSD, PMDB, PV (“de Paulo Davim”) e outras – também são bem-vindas, desde que não estejam unidas às siglas sumariamente divergentes, como PSDB, PPS e DEM.
“Vamos aguardar o desfecho do PMDB sobre a aliança com o DEM. Se eles romperem, poderão tranquilamente dialogar conosco”, salientou ela. Fátima se diz “motivada” para enfrentar a disputa ao Senado. “Nossa ideia também é aumentar o quadro na Assembleia e, prioritariamente, reeleger a presidenta Dilma”, concluiu a parlamentar.
FONTE: Robsom Pires

Tertuliano Pereira lança o livro "Apontamentos da História de Parelhas"



Autor Tertuliano Pereira e colaboradora Lucélia de Souza (foto: Tertuliano)
Na tarde deste sábado 12, no espaço nordeste, foi lançado o livro "Apontamentos da história de Parelhas" do autor Tertuliano Pereira com colaboração de Lucélia de Souza e Laísa Fernanda.
Estiveram presente no evento muitas pessoas de destaque no município como o sr. Aldo Medeiros, Luiz Sena,prof.Gilson,a secretária de educação do município Ildelita Roque,alunos da UFPI e o excelentíssimo prefeito prof. Francisco Medeiros que destacou a importância deste livro para o município em seu pronunciamento.

FONTE: CORUJINHARN.COM