.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ECON: "Confira os especialistas para esta quinta-feira(02)"


BOM HUMOR COM UMA PITADA DE VERDADE: "Equipe técnica"...

Prefeito, o senhor nomeará pessoas técnicas para as secretarias do governo?

"Mais é claro, já contatamos com vários deles, como Zagalo, Parreira e o Murici. Além de outros convites que estamos planejando fazer. E vamos contratar uma palestra com o técnico Tite para todos que comporão o governo."

Rir, ainda é o melhor remédio

DICA DO BLOG: "Tomar água ajuda a eliminar mau hálito"

O consumo adequado de água pode eliminar as causas da halitose, geralmente relacionada à problemas bucais. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene, a hidratação pela manhã pode reduzir o mau hálito matinal em 60%. O mesmo é válido para bochechos, que também possibilitam a eliminação das causas do problema.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), cerca de 30% da população, equivalente a 50 milhões de pessoas, sofre do problema no Brasil. A halitose tem cerca de 60 causas distintas e, em mais de 90% dos casos, a origem vem da cavidade bucal, com ou sem alteração sistêmica.
A hidratação adequada, de forma geral, aumenta o fluxo salivar e isso acarreta na limpeza bucal. De acordo com a profissional, a saliva, composta em 95% de água, auxilia na redução do mau hálito. “Se você estiver sempre se hidratando, vai ajudar a aumentar o fluxo salivar. Além própria água agir dentro da cavidade bucal e fazer essa limpeza”.


BRASIL: "Sérgio Moro foi o mais votado entre juízes federais para vaga de Teori Zavascki no STF"

Após consulta da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) aos magistrados, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba, foi o mais votado e lidera a formação da lista tríplice de magistrados federais para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Para a magistratura, Moro é o mais indicado para ocupar vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki. A diferença entre Moro e o segundo mais votado foi de apenas um voto.
Em segundo lugar, com 318 votos, está o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca. Em seguida, com 165 votos, ficou o desembargador do Tribunal Regional Federal de São Paulo Fausto De Sanctis. Entre os 34 nomes, os magistrados associados elegeram os três nomes da magistratura que serão entregue ao Presidente Michel Temer como uma sugestão dos representantes da Justiça Federal para o preenchimento da vaga do relator da Lava Jato no Supremo.
A Associação dos magistrados abriu consulta pública, por intermédio da internet, para formação da lista tríplice de magistrados federais para indicar um sucessor ao cargo deixado pelo ministro Teori Zavascki – morto em acidente aéreo no dia 19 de janeiro, na região de Paraty. Os juízes votaram entre os dias 26 a 31 de janeiro. Ao todo, 761 magistrados associados da Ajufe participaram da votação.
Antes de abrir para votação, a Ajufe deixou que os próprios magistrados indicassem nomes de Juízes Federais. O único critério para a indicação na primeira etapa era o magistrado ter mais de 35 anos, como determina o artigo 101 da Constituição, que rege a composição do Supremo Tribunal Federal.


PODER: "PT faz aliança com grupo pró-impeachment na eleição do Senado"

A bancada do PT no Senado decidiu apoiar a eleição do líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), para presidir a Casa nos próximos dois anos. Com isto, o partido do ex-presidente Lula vai ajudar a eleger o grupo político que votou pelo impedimento da presidente cassada Dilma Rosuseff, formado pelo PMDB do presidente Michel Temer, pelo PSDB do senador Aécio Neves (MG), derrotado pela petista na última eleição, e pelo DEM, adversário político mais antigo do PT.
O próprio Eunício, que foi ministro das Comunicações do governo Lula e colega de ministério da petista, votou pelo afastamento da ex-presidente.
Após quatro dias de reuniões em Brasília, sete dos 10 senadores aprovaram a aliança. Ao fechar apoio a Eunício, o senador José Pimentel (CE) ocupará a primeira secretaria do Senado e ficará encarregado de todas as questões administrativas, inclusive folha de pagamento. “Farei uma gestão republicana”, disse Pimentel. Votaram contra a adesão a Eunício os senadores Lindbergh Faria (RJ), Gleisy Hoffmann (SCV) e Fátima Bezerra (RN).

Congresso em Foco


PARELHAS: "Vereador Frank Professor cumpre agenda positiva na Capital do Estado"

Acompanhado do Secretário de Turismo Ulisses Oliveira e do Coordenador de Cultura, Canindé Margarida, o vereador Frank professor, teve um dia de extensa agenda, na Capital do Estado.

Pela manhã, estiveram  reunidos com o Secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar e a tarde participaram de uma importante reunião com o Secretário de Esportes do Estado, Canindé de França. 

Continuando a agenda, no finalzinho da tarde, estiveram  em uma conversa, com o professor Marcos da UFRN, discutindo  projetos para os Geoparques do Seridó, em especial o Sítio Mirador em Parelhas.



BRASIL: "Michel Temer diz conhecer a seca apenas por meio de livros"

O presidente Michel Temer autorizou, na manhã desta segunda-feira (30), a terceira estação de bombeamento (EBV-3) do eixo leste do projeto de integração do Rio São Francisco. Durante o evento, o pêemedebista afirmou que espera ser considerado um dos melhores “presidentes nordestinos” que o Brasil já teve. O presidente, que é paulista, frisou que seu conhecimento sobre a seca nordestina se deu por meio dos livros. “Sei o quanto essa região foi sofrida ao longo do tempo. Basta ler os romances de autores nordestinos”, garantiu.

A cerimônia de inauguração, que ocorreu no município de Floresta, Agreste de Pernambuco, contou com a presença do governador do estado Paulo Câmara (PSB) e do ministro da educação, Mendonça Filho (DEM). No local, Temer autorizou a ligação de trechos de estações de bombeamento do Projeto de Integração do São Francisco e assinou a Ordem de Serviço para elaboração do Projeto do Ramal do Agreste Pernambucano. Já na cidade de Serra Talhada, também em PE, o presidente irá inaugurar um novo campus do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco.

Jean Souza

O SEGREDO ESTÁ NOS DETALHES

RN: "FEMURN promove Encontro de Prefeitos da Região do Seridó"

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – promoverá na próxima quarta-feira (02), a partir das 8h, o Encontro de Prefeitos da Região do Seridó. O evento ocorrerá na sede da Associação dos Municípios Micro Região Seridó Oriental – AMSO, em Currais Novos, e terá como tema “Novas ferramentas e tecnologias para a gestão pública”. As inscrições serão feitas no local.
O encontro pretende aperfeiçoar os gestores com palestras que vão demonstrar o auxílio das ferramentas tecnológicas para a gestão pública municipal, e fazem parte do processo de capacitação da FEMURN junto às prefeituras municipais. Gestores e servidores poderão participar do encontro.
Durante o evento, Leonardo Solha fará a apresentação do Programa Cesta de Preço, e o advogado Fábio Sarinho irá falar sobre a importância do planejamento nas licitações públicas. O Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, e a presidente da AMSO, prefeita Noeide Sabino, farão a abertura do evento. No encontro, os participantes poderão fazer questionamentos aos palestrantes.
Para o Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, o evento é importante para auxiliar os gestores municipais: “Toda forma de auxílio que a FEMURN possa proporcionar aos gestores é de extrema importância. Esta capacitação marca a interiorização da Federação e o auxílio aos gestores do nosso estado”, considerou o Presidente.
RESTAURANTE


POLÍTICA: "Com duas novas filiações, PMDB passa a ter 21 senadores"

Os senadores Elmano Férrer (PI) e Zezé Perrela (MG) deixaram o PTB e se filiaram hoje (31) ao PMDB. Com isso, o partido, que já é o maior do Senado, passa ter 21 senadores. Como maior bancada da Casa, o partido indicou hoje, por aclamação, o nome do senador Eunício Oliveira (CE) para concorrer à presidência do Senado.
Apesar da tradição de acolher a indicação da maior bancada, pelo menos um senador, José Medeiros (PSD-MT), vai concorrer com Eunício na eleição de amanhã (1º). As lideranças do PMDB, no entanto, ainda trabalham para tentar eleger seu indicado em um disputa de chapa única.
“Até a hora da votação qualquer entendimento pode ser feito no sentido de que a união do Senado possa ser mostrada de forma cabal”, disse o senador Romero Jucá (PMDB-RR), após reunião da bancada.
Segundo ele, o PSD, partido de Medeiros, já se comprometeu a apoiar a eleição de Eunício Oliveira, mas o senador mato-grossense tem uma pauta própria, que está sendo negociada. Outro senador que anunciou hoje a possível candidatura foi Roberto Requião (PR), que, apesar de peemedebista, ameaça não votar em Eunício Oliveira.
Esta noite, Requião se reúne com os senadores de oposição para tratar de temas como a distribuição mais justa de relatorias de projetos importantes e mais democracia na decisão dos temas que serão pautados no Senado.
Os senadores do PT, por sua vez, só devem decidir amanhã em quem vão votar. Se a bancada optar por não apoiar a chapa proporcional que inclui Eunício na presidência, como é a tendência até esta noite, o partido poderá ficar fora da Mesa Diretora do Senado.


PODER: "Em audiência com ministro da Saúde, governador pleiteia investimentos para saúde pública do RN"

O governador Robinson Faria e o secretário de estado da Saúde Pública George Antunes participaram de uma audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília, no final da tarde desta terça-feira (31). Na pauta foram solicitados recursos federais para investimentos estruturais do Samu e da saúde no sistema prisional. A audiência foi acompanhada pelo deputado estadual Galeno Torquato.
Um dos pleitos foi a solicitação de materiais como respiradores e monitores cardíacos para montagem de novos leitos de UTI e a liberação do recurso para que seja realizado um mutirão de cirurgias ortopédicas.
Outros pontos tratados na audiência foram o pedido de liberação dos recursos dos municípios habilitados para receber investimentos para ações de saúde no sistema prisional e o aumento do teto de custeio para as atividades no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Em relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram pleiteados a renovação da frota de 20 ambulâncias e aumento do teto financeiro para a Central de Regulação, custeada pelo governo federal, via Ministério da Saúde, e governo do RN. A fundamentação para o pedido é que o Rio Grande do Norte ampliou o volume de atendimentos sem que houvesse alteração dos valores repassados.
Para o governador Robinson Faria, a audiência foi positiva. “O orçamento ainda não foi aberto, mas fizemos questão de adiantar as nossas demandas com o ministro Ricardo Barros, que entende as nossas limitações orçamentárias e sabe da viabilidade dos nossos pedidos. Foi uma reunião muito produtiva e de boas perspectivas para este ano”, disse o chefe do Executivo Estadual.