terça-feira, 27 de agosto de 2019

SANTANA DO SERIDÓ: "Com a majoritária fechada destino de Ivan deverá ser novamente o legislativo"

Não é segredo pra ninguém em Santana do Seridó que o vereador Ivan Dantas  estava "lutando" para que o grupo político lhe indicasse vice-prefeito, na chapa encabeçada por Hudson Pereira, mas com a decisão do prefeito, Ivan deverá mesmo ir mais uma vez para disputa do legislativo.

Depois de ter dito a pessoas próximas que não teria mais interesse em disputar uma vaga de vereador, o ex-presidente da Câmara não terá outra saída a não ser enfrentar mais uma disputa, ou na pior das hipóteses não ser candidato a nada nas eleições de 2020.

Se bem que, na política tudo é possível, existe ainda uma saída, caso não queira mais a vereança.






ELEIÇÕES 2020: "Pelo menos dois prefeitos do Seridó já fecharam chapa para disputa do ano que vem"

Faltando ainda um ano para as convenções municipais, dois prefeitos da região do Seridó não contaram conversa e já fecharam questão sobre a formação da chapa para disputa em 2020.

Com o discurso de que em time que está ganhando não se mexe, o prefeito de Santana do Seridó Hudson Pereira e o de Jardin do Seridó, Amazan Silva, devem concorrer a reeleição tendo com companheiras de chapa os mesmos nomes da eleição de 2016.

Em Santana especulou-se que o vice de Hudson seria o vereador Ivan Dantas, mas o mandatário da cidade bateu o martelo e fechou com a atual vice--prefeita Tatiana Fátima frustando os planos do veterano vereador.

Já em Jardim do Seridó, o nome mais cotado seria o do atuante vereador Ronaltty Neri, mas Amazan Silva preferiu Aninha de Ozires, que também é a  atual vice prefeita, para mais uma vez compor sua chapa.

Nos dois casos, a desculpa foi a mesma: "Em time que está ganhado não se mexe". 





Por enquanto, Moro continua

O Ministro Sergio Moro “afirmou a interlocutores próximos que permanecerá no governo, apesar de viver uma crise decorrente de ações do presidente Jair Bolsonaro para enfraquecer seu ministério”, segundo o Valor Econômico.

Moro disse a colegas que acredita ser possível dar andamento aos projetos que envolvam a segurança pública. O ex-juiz ressaltou que as ações contra o crime organizado têm produzido resultados, a despeito da ingerência de Bolsonaro para desarticular estruturas de combate à lavagem de dinheiro, como o Coaf.

Tales Vale


PESQUISA: "Rejeição de Bolsonaro dispara entre os mais pobres"

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda feira, realizada entre os dias 22 e 25, com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos, traz números péssimos para o presidente Jair Bolsonaro. 

Em fevereiro, 38,9% achavam o governo ótimo ou bom; agora, apenas 29,4%; antes, só 19% diziam ser ele ruim ou péssimo, agora, 39,5%. A aprovação caiu 9,5 pontos, e a reprovação cresceu 20,5. O saldo positivo de 19,9 se transformou num negativo de 10,1. O regular se manteve estável: 29% contra 29,1%. Caiu de 13% para apenas 2% os que dizem não saber.

A reprovação ao desempenho pessoal do presidente também disparou de forma alarmante. Ele era aprovado por 57,5% dos entrevistados em fevereiro; agora, por apenas 41%; a reprovação quase dobrou no período: de 28,2% para 53,7%; caiu de 14,3% para 5,3% os que dizem não saber.

Também aqui os mais pobres e menos escolarizados, que acabam constituindo a maior faixa do eleitorado, são os mais duros. Entre os que estudaram até o 5º ano, a reprovação ganha por 57,3% a 33,1%; do 6º ao 9º ano, por 59,4% a 35,4%; entre os que fizeram o segundo grau, 50% a 46%. Só na minoria universitária a aprovação ainda supera a reprovação: 52,8% a 43,3%¨.

Na faixa que recebe até dois mínimos, a rejeição ao desempenho pessoal de Bolsonaro vai às alturas: 61,3% a 33,2%, ficando em 48% a 46,3% entre os que recebem de 2 a 5. Acima de 5, a aprovação ainda supere a desaprovação: 50,7% a 45,1%.

Tales Vale




Governo Fátima Bezerra apresenta Projeto de Lei "Moto Legal"

A governadora Fátima Bezerra apresentou, nesta terca-feira (27), às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Projeto de Lei Moto Legal, que tem por objetivo incentivar a regularização da transferência de propriedade e do licenciamento de motocicletas, motonetas ou ciclomotores de até 155cc.

Fátima buscará através do projeto novos mecanismos para os motociclistas potiguares  legalizarem seus veículos.

João Marcolino


Governo, Fecomércio e trade turístico tratam de ações de melhoria para o Turismo

A Governadora Fátima Bezerra, acompanhada de equipe de secretários do Estado, esteve reunida nesta segunda-feira, 26, com o presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, e representantes do trade turístico para tratar de ações e investimentos que possam melhorar o Turismo no Rio Grande do Norte.
Questões de segurança, licenciamentos ambientais, ações de incentivos fiscais, incentivos a novos investimentos, conclusão de obras de infraestrutura, reformas e readequações de equipamentos turísticos foram alguns dos temas discutidos durante a reunião que tratou o Turismo como um dos pilares econômicos do RN e instrumento de transformação social. Na ocasião, a Fecomércio apresentou e entregou um plano de ações contendo possibilidades de negócios no setor e os principais problemas que a cadeia enfrenta. O plano considera ainda as ações promocionais do destino potiguar em feiras nacionais e internacionais, a busca por soluções que destravem o problema da malha aérea, como o novo decreto que reduz o ICMS e o querosene de aviação (QAV), além da busca de parcerias junto à iniciativa privada e à Prefeitura do Natal para o fomento e atração de novos voos e incremento da malha nacional.
“As sugestões discutidas hoje são muito adequadas. Não tenho dúvidas que é desejo de todos trabalhar de mãos dadas para que possamos alavancar o turismo no RN. Sonho, se brincar mais que vocês, em ver o turismo decolando, já que promover a área é gerar emprego e melhoria de arrecadação da receita do Estado”, frisou Fátima. Ela ponderou a crise fiscal financeira na qual o Estado se encontra e destacou a importância de somar as agendas para o setor, afirmando que a continuidade do debate ocorrerá, de forma mais técnica, por meio das Câmaras setoriais do Governo e da Fecomércio. “A maioria das ideias estão em sintonia com nosso programa de Governo”, acrescentou.
Marcelo Queiroz disse que a entidade criou recentemente, por compreender a importância do setor para a economia e desenvolvimento do RN, a Câmara Setorial de Turismo, a qual tem caráter consultivo e agrega diversos representantes da área. “Nossa Câmara se reuniu e viu algumas dificuldades que o setor enfrenta em seu dia a dia e trouxe para discutir, dialogar e sugerir ao Governo do Estado. Foi uma reunião muito boa com a presença da governadora e de muitos secretários. Saímos daqui felizes, pois muitas das ações sugeridas foram aceitas, outra parte já estavam nas ações do Governo, algumas já estão sendo tocadas e, sobretudo, pela maneira que foi conduzido o encontro, com diálogo aberto e franco”, afirmou o presidente da Fecomércio.
Além dos já citados, também participaram da reunião: George Costa, coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio/RN; Paulo Galindo, Presidente do Síndica de Hotéis, Bares e Restaurantes; José Odécio, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do RN (ABIH/RN); Francisco Barbosa, presidente executivo do Natal Convention Bureau; Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do RN (ABAV/RN); Artur Fontes, presidente da Abrasel; Junior Câmara, presidente do Sindetur; Neiwaldo Guedes, presidente do Conselho Curador do Natal Convention Bureau; e os gestores estaduais Ana Maria Costa (Setur), Jaime Calado (Sedec), Cel Araújo (Sesed), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Bruno Reis (Emprotur), Crispiniano Neto (FJA), Leonlene Aguiar (IDEMA) e Manoel Marques (DER).