sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

TRABALHO: "Mais um posto de saúde é reinaugurado através da ação do vereador Ildécio Oliveira"


O vereador Ildécio Oliveira participou na manhã desta sexta-feira, da entrega de mais um posto de saúde na zona rural do município.

O Posto de Saúde Antônio Jacinto de Medeiros, no Povoado Santo Antônio da Cobra, foi restruturado através de uma emenda do deputado federal Benes Leocádio a pedido do vereador, que em parceria com a prefeitura municipal realizaram a obra.

"Assim como foi feito na Comunidade Barra, onde a prefeitura entregou um posto de saúde recuperado e equipado para atender aquela população, hoje foi a vez do nosso querido Povoado Cobra receber as ações do nosso mandato, em parceria com a  Prefeitura Municipal. A alegria é imensa em poder contribuir para que o povo da cobra tenha um atendimento de excelência quando precisar dos serviços públicos". Destacou o vereador Ildécio Oliveira




ELEIÇÕES 2024: "Ex-secretário José Caetano deverá ser candidato a vereador"


O nome do ex-secretário de Obras, Zé Caetano está sendo lembrado para disputar uma cadeira no Palácio Hélio Clóvis de Medeiros nas eleições de 2024.

Com um trabalho realizado a frente da pasta, Zé conta com o apoio e a simpatia dos parelhenses que acompanharam suas ações na secretaria.

De acordo com informações chegadas ao Blog, é desejo do ex-secretário entrar na disputa e deve iniciar as conversas com lideranças políticas, locais e estaduais para colocar o bloco na rua.

A candidatura de José Caetano  deverá contar ainda com as "bênçãos" de Dr. Tiago Almeida, uma vez que o mesmo continua no grupo político do prefeito, apesar de ter sido "convidado" a sair da pasta.



Professores rejeitam proposta do Governo Fátima para implantação do piso e aprovam indicativo de greve


Os professores da Rede Estadual de ensino rejeitaram as propostas do Governo para atualizar o Piso Salarial 2023. A decisão foi tomada em Assembleia promovida pelo SINTE/RN na tarde desta quinta-feira (16).

De forma unânime, os trabalhadores consideraram as proposições ruins e incompatíveis com o que reivindicam. Consequentemente, aprovaram a realização de uma nova Assembleia no dia 27 de fevereiro tendo como pauta um indicativo de greve.

A categoria também definiu quantos profissionais da base vão compor a comissão que continuará negociando com o Executivo estadual. O grupo, composto pela diretoria do Sindicato, terá como participantes os professores Wallas, Luciana, Cléber e Francenilda.

Além da Assembleia com indicativo, outros cinco encaminhamentos foram aprovados coletivamente. São eles:

– Os professores devem conversar nas unidades de ensino com os estudantes e seus pais sobre a Campanha Salarial deste ano e a implantação dos 14,95%;

– As regionais do SINTE/RN devem realizar assembleias para ouvir a categoria em todo o Rio Grande do Norte;

– O SINTE/RN deve preparar uma paralisação para o dia 08 de março;

– O SINTE/RN deve elaborar um plano de mídia para a Campanha Educacional e Salarial 2023; e

– O SINTE/RN deve apresentar no Núcleo de Ações Coletivas (NAC) uma proposta de negociação com vistas a reduzir o parcelamento do passivo do Piso 2022, incluindo a correção dos valores.

PROPOSTAS DO GOVERNO

Duas propostas foram apresentadas pelo Governo nesta semana. A primeira, em audiência na última terça (14), consistia no seguinte:

Em março implementar para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do Piso, retroativo ao mês de janeiro; para os demais (ativos e aposentados) 3% em maio; Em setembro 2,71%; e em dezembro 8,66%. Já o retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.

Nesta quinta (16), em audiência virtual, outra proposição foi exposta para a direção do SINTE. Tinha o seguinte formato: Implantar 5,70% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do ano que vem.

Consideradas ruins, ambas foram rechaçadas em mesa pela diretoria do Sindicato.

96 FM Natal

COLAPSO: "Crise hídrica pode deixar 60 mil pessoas sem água no Seridó"


O Gargalheiras, em Acari, tem capacidade de acumular quarenta bilhões de litros. Com a reserva hoje reduzida a quatro bilhões de litros e o açude Dourado em Curais Novos, seco, é urgente a adutora de emergência. 

Sob grave risco de deixar sessenta mil pessoas sem água.

Vlaudey Liberato



Bolsonaro ficará inelegível, mas não deve ser preso, dizem juízes do Supremo e do STJ


É quase certo que Jair Bolsonaro (PL) será declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na estimativa de magistrados de cortes superiores de Brasília. Já a hipótese de ele ser condenado e preso nos próximos quatro anos é considerada praticamente impossível, informa Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.

Bolsonaro responde a 16 ações no TSE, que podem levar à sua inelegibilidade, e a diversos inquéritos criminais e civis que podem resultar em condenação à prisão. Mas ele só poderá ser recolhido ao cárcere em decorrência de uma sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, quando não couber mais recurso em nenhuma instância da Justiça.

A única possibilidade de Bolsonaro ser preso, dizem os mesmos magistrados, se apresentaria no caso de ele tentar obstruir investigações, destruindo provas ou intimidando testemunhas.

O ex-presidente poderia ser preso também por decisão de um juiz de primeira instância, onde responderá a oito investigações. Nessa hipótese, no entanto, a maior probabilidade é a de que o STF reverta a detenção.

Roberto Flávio