O Partido dos Trabalhadores oficializou a candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro à Prefeitura de Natal, tendo como vice a advogada Carla Tatiane (PC do B), em convenção que contou com a presença do ex-presidente Lula, do presidente nacional do PT Rui Falcão, da senadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Vagner Freitas. O evento, realizado na noite desta terça-feira (2) no Ginásio do DED em Candelária, homologou ainda as candidaturas a vereador e vereadora da coligação e atraiu milhares de militantes do PT, PC do B e de diversos movimentos sociais do Rio Grande do Norte.
Em seu discurso, Mineiro disse saber dos “desafios” que virão pela frente, mas destacou que a história da esquerda brasileira, em especial do PT, “é feita de luta e de superação”. Já Lula afirmou que Mineiro e Carla vão “mostrar que são diferentes dessas oligarquias que governam essa cidade desde que ela existe”.
“Esse companheiro merece a oportunidade de provar que é possível governar uma cidade com mais respeito e dignidade com as pessoas, que é possível a escola municipal ser de melhor qualidade e que é possível a saúde ser de melhor qualidade”, declarou o ex-presidente, ao defender o nome de Mineiro para prefeito de Natal.
Lula prometeu que voltará a Natal, após o início oficial da campanha, para ajudar na eleição de Mineiro e Carla. “Quem tem Mineiro, não tem pra ninguém. Vamos eleger esse companheiro prefeito de Natal”, conclamou, sendo ovacionado pela multidão presente ao DED.
Prioridade
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, convocou a militância a ocupar as ruas da cidade para levar Mineiro e Carla ao segundo turno e, assim, “romper décadas de governos oligárquicos em Natal”. “Para o PT Nacional, a eleição em Natal é prioridade, porque temos certeza de vitória. Vamos à luta, construir essa vitória. A partir de 2017, Natal vai ser outra cidade com participação popular, cultura e transparência”.
A companheira de chapa de Mineiro, Carla Tatiane, disse ter “orgulho” da indicação do PC do B. “Vamos fazer de Natal uma cidade mais inclusiva. Pra ganharmos essas eleições, precisamos de todas as militâncias. Essa campanha, tenho certeza, vai ser linda. Natal merece mais”, ressaltou.
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, disse que a eleição de Mineiro e Carla é a certeza de que Natal “terá a melhor administração para reapresentar os trabalhadores”. “O golpe em curso no país é contra os trabalhadores. Por isso, temos que impedir que esse processo avance, fortalecendo candidaturas que enfrentam os golpistas nas cidades. Essa é a razão de eu ter vindo aqui defender a eleição de Mineiro e Carla. Contem com a militância da CUT”.
Para a senadora Fátima Bezerra, os governos petistas têm “a marca da inclusão social no país e também aqui no Estado”. Ela deu exemplo de várias obras realizadas pelas gestões de Lula e Dilma, mas destacou que “o que mais marcou para o povo potiguar foi a expansão das escolas técnicas”. “Proporcionalmente, fomos o estado que mais avançou: tínhamos duas e hoje temos 21”, completou.
Fátima disse que Mineiro “é o melhor candidato a prefeito, com uma vida limpa dedicada a Natal e ao Rio Grande do Norte. Entregamos nas suas mãos, Mineiro, os nossos sonhos”, disse, em tom emocionado.
A convenção contou, ainda, com a presença dos presidentes dos diretórios municipal e estadual do PT, Juliano Siqueira e Eraldo Paiva, respectivamente; da presidente da CUT-RN, Eliane Bandeira; do presidente nacional da Federação Única dos Petroleiros, Zé Maria; e do presidente estadual do PC do B, Antenor Roberto.