.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

ATENÇÃO: Bancos fecham nos dias 31 e 01

As agências bancárias de todo o país estarão fechadas no dia 31 (último dia do ano) e no dia 01 (Dia Mundial da Paz). Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), no dia 31 os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de balanços e no dia 01 não abrirão por causa do feriado. As contas de consumo (água, luz, telefone, entre outras) e carnês que tiverem vencimentos nessas datas poderão ser pagas sem acréscimos no primeiro dia útil após o feriado, sexta-feira (02). Também será possível usar os meios alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Os impostos geralmente já vêm com suas datas ajustadas ao calendário de feriados federais, estaduais e municipais. Atualmente, 70% das transações financeiras já são realizadas pelos canais alternativos, de acordo com a Febraban.

CÉSAR DE CESÁRIO É O NOME PARA EMATER NO GOVERNO ROBINSON


Um dos nomes a serem anunciados pelo governador eleito Robinson Faria (PSD), nesta segunda-feira (29) para compor a administração indireta do seu governo será do parelhense César Oliveira, que esteve a frente da Superintendência do Incra recentemente. César é uma indicação do vereador natalense Hugo Manso, cujo nome foi submetido a plenária interna do PT e aprovado.

Transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, Chikungunya assusta o país

A febre chikungunya foi registrada no Brasil pela primeira vez em setembro deste ano. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde (do dia 15 de novembro), haviam sido identificados 1.364 casos no país, sendo 71 importados e 1.293 diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para locais onde há transmissão. A doença, causada por um vírus do gênero Alphavirus, é transmitida sobretudo pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue, e pelo Aedes albopictus. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, nas articulações e na cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo, que costumam durar de três a dez dias. A letalidade, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara e menos frequente que nos casos de dengue. Para evitar a transmissão do vírus, a orientação do ministério é que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas adotadas para o controle da dengue: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.