quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rosalba é investigada pela Justiça Eleitoral e pode ficar oito anos inelegível


Agora é oficial: a governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, faz parte do processo eleitoral que apura possíveis práticas vedadas ocorridas na eleição de Mossoró em 2012 e que beneficiaram os então candidatos Cláudia Regina, também do DEM, e Wellington Filho, do PMDB, eleitos prefeita e vice, respectivamente. E, dessa forma, além de correr o risco de ver a “afilhada política” perder o cargo eletivo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por ações por ela praticada, Rosalba ainda corre o risco de ficar inelegível por oito anos, baseado na Lei da Ficha Limpa.
Isso porque nos recursos contra a expedição do diploma (RCED), movidos pela coligação de Larissa Rosado, do PSB, candidata derrotada para Cláudia Regina no pleito de outubro passado, e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), são solicitadas as cassações da prefeita e do vice. Consequentemente, agora fazendo parte do processo como litisconsorte passivo, Rosalba não perde o cargo de governadora, mas pode ficar também na condição de inelegível, em caso de condenação pelo colegiado eleitoral.
CLIQUE AQUI e saiba mais n’O Jornal de Hoje
FONTE: Robson Pires

ATENÇÃO TROCADORES DE PARTIDO, VEM UM NOVO POR AÍ!


A proposta, que foi aprovada ontem pela Câmara dos Deputados e que deve ainda passar pelo Senado, restringe o acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda na televisão, que são vitais para o funcionamento financeiro dos partidos e para a visibilidade dos candidatos.
PPS e PMN querem formar uma nova força de oposição ao governo Dilma e ensaiam dar fôlego a eventual campanha do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ao Planalto em 2014.
O MD terá inicialmente 13 deputados federais, mas trabalha para atrair mais parlamentares. A estratégia é buscar especialmente nomes do PSD, antigos oposicionistas que embarcaram no projeto do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab --que já articula apoio a reeleição da presidente Dilma.
Com a criação do MD, abre-se um prazo de 30 dias para que os políticos mudem para o partido sem o risco de perder o mandato. No radar dos integrantes do MD está a possibilidade de o ex-governador José Serra deixar o PSDB para ingressar na nova sigla.
Advogados do PSD já avaliam a possibilidade de questionar na Justiça a saída de deputados --isso apesar de a legislação prever a fusão como causa justa para um filiado deixar uma legenda sem sofrer punição.

EM TEMPO: A formação de um novo Partido se dá com a fusão do PPS com o PMN, mas abre brechas para aqueles que gostam de mudarem de sigla.

'Está perdendo a noção', diz Cid Gomes sobre Eduardo Campos


O tema é sensível para a presidente Dilma Rouseff, acusada pelo PSDB de ser "leniente" com a inflação.
"Quem defende elevação de taxa de juro é banqueiro. Ele está encantado pela direita", disse Cid.
Ontem o Banco Central subiu o juro básicoda economia brasileira, a taxa Selic, em 0,25 ponto percentual, para 7,50% ao ano.
O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) saiu em defesa de Campos. "Desde quando aumentar juro é coisa de direita. Dilma e Lula aumentaram juros e não são de direita", afirmou.
Na terça-feira (16), o ex-ministro Ciro Gomes, irmão de Cid, havia dito que irá abrir uma discussão interna em seu partido para mostrar que uma eventual candidatura de Campos "inoportuna".
Ele disse, porém, que irá apoiar uma eventual postulação do pernambucano caso a maioria do partido decida lançá-lo.
"Está bom mas podemos fazer melhor? Isso é conversa de marqueteiro. O Brasil precisa de debate profundo de ideias", afirmou o ex-ministro, em crítica ao slogan de Campos.
"O PSB não tem ideia nenhuma, pelo que eu saiba", disse, ponderando que Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede), possíveis candidatos em 2014, também não possuem.
Ciro afirmou que Campos é o mais preparado dos três. "Mas é zero de ideia".
O ex-ministro disse ainda que o governador de PE "faz um discurso também reacionário quando vai conversar com empresários reacionários de São Paulo". "Vamos disputar com a Dilma pela direita?"

Ex-presidente do Flamengo entrega camisa rubro-negra ao Papa Francisco


O ex-presidente do Flamengo Márcio Braga entregou uma camisa do clube da Gávea ao Papa Francisco durante encontro na tarde desta quarta-feira. Em audiência pública realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, o ex-dirigente rubro-negro presenteou o líder mundial da Igreja Católica.
Em imagem divulgada pela sua assessoria de imprensa no Facebook, Braga ofereceu uma camisa personalizada ao Papa, com a inscrição “Francisco” na parte frontal da camisa do Flamengo.
Segundo a divulgação, Márcio ainda aproveitou o encontro para falar sobre futebol com o Sumo Pontífice, apaixonado pelo esporte e torcedor do São Lorenzo, da Argentina, sua terra natal.
“São 40 milhões de torcedores, igual a torcida do San Lorenzo de Almagro?”, brincou o ex-presidente do Flamengo, recebendo um sorriso de Francisco em sinal de aprovação.

DEU NO BLOG DO MARCOS DANTAS: "Com aliados insatisfeitos, tendência natural de Rosalba é se aproximar do PMDB em Parelhas"


"Com aliados insatisfeitos, tendência natural de Rosalba é se aproximar do PMDB em Parelhas"

Informações dão conta de que alguns aliados de primeira hora da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) andam insatisfeitos com ela em Parelhas. Creditam à governadora uma falta de ação do seu governo para a importante cidade do Seridó. Alguns, inclusive vereadores com mandatos ameaçam “pular do barco”.
Caso isso aconteça, a tendência normal da governadora será conquistar o apoio das lideranças do PMDB de Parelhas, liderado pelo ex-prefeito Antônio Petronilo, uma das mais expressivas figuras do partido na região do Seridó.
Além do PMDB já ser da base de apoio do governo Rosa, outra ação poderia fazer com que o partido
em Parelhas corre-se para os braços da governadora: “basta ela convocar Kelps Lima para seu secretariado e Dr. Antônio assumir a cadeira na Assembléia, ajudando Parelhas e ajudando o Seridó”, disse um dos aliados do ex-prefeito ao Blog.

PREFEITO DE PARELHAS FRANCISCO MEDEIROS (PT) SE REÚNE COM EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE


Avaliar a PPI - Programação Pactuada e Integrada do município de Parelhas junto aos prestadores. Este foi o objetivo da reunião que aconteceu na manhã de hoje (17) na Secretaria de Saúde, e que contou com a presença do Prefeito Francisco Medeiros (PT), do Secretário de Saúde Tarcísio da Costa Clementino e parte de sua equipe, representantes do Hospital Dr. José Augusto Dantas e da Maternidade.Dr. Graciliano Lordão.

Foi mostrado através dos técnicos da SMS uma análise a série histórica dos procedimentos, apresentando resultados aos prestadores. Um dos objetivos do encontro foi buscar métodos que viabilizem repasse de recursos do Ministério da Saúde, de acordo com o que é produzido pelo município na área da saúde pública. 

PREFEITO FRANCISCO MEDEIROS (PT) RECEBE EM SEU GABINETE MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR



Na manhã de ontem (17) o Prefeito Francisco Medeiros (PT)  recebeu em seu Gabinete parte dos Motoristas dos Transportes Escolares, onde junto a Secretária de Educação Ildelita Roque discutiram questões referentes ao pagamentos dos motoristas.

MELHOR UTILIZAÇÃO DO PORTAL TURÍSTICO DE CURRAIS NOVOS


O vereador Odon Junior protocolou um requerimento na sessão do dia (16) para melhor utilização do portal turístico que está localizado na entrada da cidade, no bairro Paizinho Maria. 

O pedido feito por Odon é para que o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Celso Cruz faça a abertura do centro turístico e otimize sua utilização para que ele possa atender nossos visitantes e turistas.  

Odon Junior fez duas sugestões para melhor utilização do espaço. Primeiro é o recrutamento de estagiários do curso de turismo e do guia de turismo (IFRN) para o Portal. E o segundo foi para que o centro pudesse ser aproveitado pela AMSO para divulgar, por exemplo, os restaurantes, os locais de hospedagem, as atrações turísticas e os eventos da cidade e região. Assim, acolher e propagar a marca do seridoense que é a hospitalidade para todos os visitantes que chegasse ao nosso município (porta do Seridó) disponibilizando informações sobre a região e indicando telefones e endereços úteis ao turista.

VEREADOR ODON JR DIVULGOU LEI FEDERAL QUE GARANTE A ISENÇÃO DE TAXAS EM VESTIBULARES PARA INSTITUIÇÕES FEDERAIS


O vereador Odon Júnior informou na sessão da Câmara Municipal dessa última terça-feira, 16 de Abril de 2013, que foi sancionada pela presidente Dilma Roussef uma lei garante isenção de taxas em vestibulares de instituições federais para estudante de baixa renda. "Essa é uma luta histórica do Movimento Estudantil e da Juventude do PT que agora sai do papel", afirmou Odon Jr. O decreto assegura direito a aluno de escola pública e de escola particular que utilize bolsa de estudo integral. Nesta última quinta-feira (11 de abril de 2013), a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.799, que assegura a isenção total da taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais a estudantes de baixa renda. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). 

Como funcionará
O decreto já passa a valer para os próximos vestibulares. Para conseguir a isenção total, o candidato deverá compravar renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por integrante da família. Também é necessário entregar documentos que demonstrem ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral na rede particular.
Algumas instituições federais já adotavam critérios para a isenção total ou parcial da taxa de inscrição. Após a publicação da lei, a gratuidade passa a ser obrigatória para todas. O decreto estabelece ainda que, em outros casos, as universidades podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.