quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Governo do DEM diz que vai cortar o salário dos servidores estaduais que estão em greve




Os servidores da administração pública que entraram em greve terão os valores referentes a cada dia de paralisação descontados. 

O Governo do Estado vai divulgar hoje um ofício circular a todos os órgãos da administração direta e indireta, informando que os dias em que os servidores não foram trabalhar serão descontados no pagamento do próximo mês. 

O Executivo afirma que há amparo legal para o desconto e que, caso ocorra o pagamento, os gestores podem incorrer em crime de improbidade administrativa.

Desde o início do mês diversos servidores públicos iniciaram o movimento grevista devido ao não pagamento, no mês de setembro, dos valores referentes a planos de cargos e salários dos servidores, além da falta de condições de trabalho para algumas categorias. 

No Rio Grande do Norte, participam da greve técnicos administrativos da Secretaria de Educação, servidores do Detran, Emater, Procuradoria Geral do Estado, Emparn, Fundação José Augusto, Idema, Idiarn e Jucern.

No entendimento do procurador-geral do Estado, Miguel Josino, todos terão descontados os dias que não foram ao trabalho.

O Poder Executivo argumenta que há decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que preveem o desconto dos dias não trabalhados e que o único caso em que os dias deveriam ser pagos seria se a greve fosse provocada por atraso nos vencimentos dos servidores. 

Miguel Josino disse que os gestores poderiam cometer crimes de improbidade administrativa caso efetuem os pagamentos. "A governadora determinou a suspensão do pagamento antes de viajar", frisa Josino.

“Vamos distribuir o ofício circular para todos os gestores e dirigentes da administração indireta", afirma o secretário de Administração do Estado, Anselmo Carvalho.
Governo arbitrário

Na opinião dos sindicalistas das categorias que estão em greve, a postura do Governo do Estado demonstra arbitrariedade por parte da governadora Rosalba Ciarlini. 

O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta estado (Sinai), Santino Arruda, disse que havia a informação extra-oficial sobre o não pagamento dos dias referentes à greve. Contudo, com a confirmação, ele criticou a gestão. 

"A atitude, caso se confirme, demonstra muito claramente o quanto o Governo Rosalba é arbitrário e o quanto o Governo desrespeita as regras de bom funcionamento e boa convivência. É o seu perfil com relação ao serviço público", disse o sindicalista.

Acrescentando: "Os servidores não estão preparados para o corte. Ninguém está. Acredito que essa medida será um tiro no pé do próprio Governo e, depois de termos acesso ao documento, vamos reagir".

Fonte: Oliveira Wanderlei

Secretária de Meio Ambiente pede a colaboração da população para fortalecimento da Cooperativa de Catadores




A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais apóia a Cooperativa dos Catadores. O incentivo é dado desde o ano de 2009, quando o Prefeito Municipal, Francisco Assis de Medeiros se reuniu com um grupo de pessoas que já obtinham renda através da seleção de lixo.
Eles se organizaram e desde então a cooperativa vem lutando para se fortalecer dentro do município. A Secretária Gildete Maria revela que é difícil iniciar um trabalho como esse: “Só cerca de oito pessoas estão mais a frente da cooperativa. É difícil convencer catadores a participarem, pois eles acham que cooperativa tem que ter um lucro imediato, e não é bem assim. Você coleta, vende e distribui a renda entre os sócios”.
São diversas novidades em relação à manipulação do lixo. Parelhas é um dos 25 municípios da região do Seridó envolvidos no Consórcio de Resíduos Sólidos. A previsão é para que esse consórcio inicie os trabalhos em Junho de 2012. Todos os resíduos irão para Jardim do Seridó e de lá para Caicó, para o aterro sanitário. Também existe o projeto do Banco do Brasil da Unidade de Beneficiamento de Lixo, em parceria com o SEBRAE e a Prefeitura Municipal.
A pretensão é ajudar ainda mais os catadores, que hoje se reúnem em uma sede improvisada no Abatedouro da cidade. A primeira ação é conscientizar a população da importância da reciclagem, e da pré-seleção do lixo em casa. Gildete Maria explica melhor: “Separem em uma sacola apenas embalagens vazias de shampoo, desodorante, refrigerante e todos os outros materiais de plástico, que são o foco dos catadores hoje. Liguem para Edinalva, que hoje é a Presidente Interina da Cooperativa. Procurar as pessoas corretas é preciso. Nós convidamos também os catadores de rua para participarem. A cooperativa tem que ser fortalecida”.
As ações para este fortalecimento começam a partir de atitudes da população, que separando material plástico e entregando para os catadores da cooperativa, valorizam o trabalho dos que participam dela efetivamente.

Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação

O PT RECEBE MAIS UM FILIADO...

A cada dia o PT  parelhense recebe novas adesões, ao que parece, as pessoas tem entendido que o novo jeito de se fazer política em Parelhas é mesmo a melhor opção.
Desta vez quem está filiado ao nosso partido e possivelmente será candidato a vereador, e o nosso amigo, Robenilson, conhecido por todos nós como "Gibi".
Robenilson é uma pessoa muito querida pela nossa população e muito respeitado no meio evangélico.
Com a chegada do companheiro Robenilson, o PT  já passa de mais de 30 novos filiados, somente este ano!
Vamos a luta, Parelhas precisa da união de seu povo! Muitas surpresas ainda estão por vir...

ZÉ PROMESSA ATACA OUTRA VEZ....

Como continua atrás em toda e qualquer pesquisa, o candidato da oposição ataca de "Zé Promessa",outra vez.
Depois de ter prometido a secretaria de educação se ganhasse as eleições, para três pessoas, o nobre pré- candidato, anda prometendo agora a Secretaria de Esportes para duas pessoas ao mesmo tempo, já pensou?
Primeiro prometeu para "Fulano" e agora prometeu a mesma secretaria para "Siclano" , não é de lascar um negócio desses? E haja promessas, impossíveis de serem cumpridas!