.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

LULA: “Não tem nesse país uma viva alma mais honesta do que eu”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse essa semana que não existe “uma viva alma mais honesta do que eu” ao responder denúncias de envolvimento dele em esquemas de corrupção.
“Se tem uma coisa de que me orgulho e que não baixo a cabeça para ninguém é que não tem nesse país uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, do Ministério Público, da Igreja Católica, da igreja evangélica, nem dentro o sindicato. Pode ter igual, mas eu duvido”, afirmou em uma entrevista de cerca de três horas concedida a blogueiros na sede do Instituto Lula, zona sul paulistana.
Para Lula, são remotas as chances de que ele seja indiciado nos processos que apuram corrupção na Petrobras e outras estatais.

DO BLOG: Realmente não existe nada de concreto contra o ex presidente, a não ser boatos.

POLÍTICA: "Fátima Bezerra "abençoa" chapa Alexandre/Nazilda"

Durante a festa de São Sebastião o Blog esteve um pouco ausente, devido os vários compromissos firmados antes dos festejos. Mas como blogueiro atento, nada escapou aos olhos nem aos ouvidos.
Em visita a nossa cidade para prestigiar a  festa, a Senadora Fátima Bezerra "abençoou" a chapa formada pelos pré-candidatos Alexandre e Nazilda, como prefeito e vice respectivamente.
"Alexandre e Nazilda não são nomes fortes somente para seus partidos, mas são nomes capazes de continuar o trabalho do nosso prefeito Francisco e com certeza terão todo o meu apoio". Destacou a Senadora.

PARELHAS: "Câmara Municipal realizou exposição fotográfica durante a festa de São Sebastião"

A exposição fotográfica "Parelhas e seus encantos" promovida pela Câmara Municipal de Parelhas, através do projeto Câmara Cultural 01/2015, foi realizada durante os festejos de São Sebastião. Foram quatro dias de exposição, com diversos artistas parelhenses, a culminância do projeto teve a participação  do historiador Tertuliano Pereira, com exposição de fotos temáticas sobre a história de Parelhas e também com o lançamento do livro "Corpo Vadio" da escritora parelhense Jeanne Araujo.

PARELHAS: "Câmara Municipal promove sessão solene de entrega de título de cidadão e comendas"

A Câmara Municipal de  Parelhas realizou no último dia 12/01, a sessão solene para a entrega do título de cidadão parelhense e para a comenda Senador Dario Pereira de Macedo,o título de cidadão são para pessoas que prestam relevantes serviços para a nossa cidade, mas não nasceram na nossa cidade, e a comenda  é dada para diversos profissionais que também fazem com que a nossa cidade se desenvolva, tanto no campo social,como econômico. Foram agraciadas 52 pessoas.

UTILIDADE PÚBLICA: "Estudantes tem até hoje(22) para se inscrever no PROUNI"

Hoje (22) é o último dia para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos têm até as 23h59, no horário de Brasília, para fazer a inscrição e concorrer a bolsas de estudos em cursos de instituições privadas de ensino superior. O resultado será divulgado no dia 25. De acordo com o Ministério da Educação, até as 19h de ontem (21), 1.304.995 candidatos tinham feito a inscrição.
Nesta edição, o ProUni vai ofertar 203.602 bolsas para 30.931 cursos. A incrição é feita na internet, no site do Prouni. No momento da inscrição, será necessário informar o número da inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, cada estudante pode fazer até duas opções de curso e instituição. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

PREOCUPANTE: "RN tem 188 casos notificados de microcefalia"

A Secretaria de Estado da Saúde Pública divulgou na tarde da última quarta-feira(20) o mais recente boletim epidemiológico de microcefalia no Rio Grande do Norte. Até a semana epidemiológica nº 02, terminada em 16/01/2016, a Sesap registrou um total de 188 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao Zika vírus, sendo três casos de intra-útero e 181 nascidos vivos, 2 nascimortos e 2 abortos. Até o momento ocorreram 16 óbitos.
Entre os casos notificados, 61 foram confirmados (53 por exame de imagem com alteração típica de infecção e quatro pelo isolamento do vírus zika e 4 óbitos pelo exame PCR) e 14 descartados para microcefalia relacionada à infecção congênita. Os casos notificados estão distribuídos em 49 municípios do RN.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) recebeu recentemente a confirmação da associação entre o Zika vírus com a microcefalia e outras malformações. Um exame realizado pelo Centro de Prevenção e Controle (CDC) dos Estados Unidos confirmou a hipótese em quatro casos.
Os quatro casos são relativos a dois abortos e dois recém-nascidos falecidos com poucas horas de vida. Todos os casos foram positivos para Zika vírus usando PCR, e as amostras do cérebro dos dois recém-nascidos submetidas à análise imunohistoquímica foram positivas. Ambos apresentavam microcefalia e outras malformações.

LAVA-JATO: "Delator diz que Aécio era “o mais chato” na cobrança de propina"

O entregador de valores Carlos Alexandre de Souza Rocha (“Ceará”) disse em sua delação premiada, que o senador Aécio Neves  (PSDB-MG) era “o mais chato” na cobrança de propina junto à empreiteira UTC.
Ceará trabalhava com Alberto Youssef. Segundo a reportagem, ele  afirmou ainda ter levado R$ 300 mil a um diretor da UTC no Rio, de sobrenome Miranda, que seriam destinados a Aécio. O delator  contou que Miranda estava ansioso pela “encomenda” e teria lhe falado: “Esse dinheiro tá me sendo muito cobrado”.

REGISTROS DE CHUVAS NA REGIÃO DO SERIDÓ

132 mm: Volta do Campo (Caicó)
120 mm: Bairro Soledade (Caicó) e sítio São Miguel (Currais Novos)
112 mm: Vila II do Sabugi (Caicó) e sítio Assembleia (Jardim de Piranhas)
111 mm: Bairro Boa Passagem (Caicó)
102 mm: Bairro Walfredo Gurgel (Caicó) e conjunto Serrote Branco (Caicó)
100 mm: Serra Negra do Norte (zona urbana) e Sítio Toco (Timbaúba dos Batistas)
98 mm: Estação Ecológica do Seridó (Serra Negra do Norte)
92 mm: Barragem Passagem das Traíras
90 mm: Fazenda Vida Nova (Timbaúba dos Batistas), Logradouro dos Enéas, sítio Oiticica, fazenda Várzea Redonda e sítio Lucas (Serra Negra)
85 mm: Sítio Cachoeira Grande
78 mm: Sítio Encampinado
74 mm: Barra do Lajedo
72 mm: Sítio Riacho
71 mm: Brasilgás (Caicó)
70 mm: Itans (Pelicano) e sítio Riacho de Meio (Caicó)
65 mm: Fazenda São Bernardo (Caicó) e Campal da Barra
64 mm: Sítio Nova Olinda
60 mm: São João do Sabugi (zona urbana)
45 mm: Sítio Pedrecal
30 mm: Sítio Jerusalém (São João do Sabugi) e São José do Seridó (zona urbana)
22 mm: Santana do Seridó
20 mm: Serra de João do Vale (Jucurutu)
16 mm: Sítio Alecrim (Serra Negra)

INVERNO: "Barragem de Serra Negra deverá sangrar em poucas horas"

As precipitações de ontem ocorridas na cidade de Serra Negra do Norte e em cidades paraibanas, fizeram com que aumentasse consideravelmente o volume armazenado na barragem Dinamarca em Serra Negra do Norte.
Baseado na última medição que foi feita agora a pouco ás 07:00, falta apenas 48cm para a barragem alcançar seu volume máximo, vindo a transbordar. A expectativa é que a barragem sangre dentro das próximas 24 horas.

NATAL: "José Agripino estuda lançar seu pimpolho candidato a prefeito"

Discretamente o DEM do senador José Agripino estuda a possibilidade de lançar à candidatura do deputado federal Felipe Maia a prefeito de Natal.
Felipe é um parlamentar atuante e respeitado no Congresso Nacional, tem uma matriz ideológica liberal de direita.

DESCOBERTA: "Planta da caatinga pode ajudar a combater o Aedes aegypti"

Duas plantas comuns na Caatinga – a cutia e a umburana – estão sendo estudadas por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido por terem compostos que funcionam como biopesticidas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da chikungunya. Os testes mostraram que os compostos dessas plantas são capazes de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos, valor de referência para que sejam classificados como eficazes.
O coordenador da pesquisa, Alexandre Gomes, contou que desde 2011 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga vem estudando plantas desse bioma em busca de substâncias com propriedades larvicidas contra o mosquito. “Já sabíamos que os compostos aromáticos, ou terpenoides, reconhecidos a partir do cheiro forte de certas plantas, são inseticidas. Se eu pegar a folha da pitanga e amassar, por exemplo, vou sentir o cheiro da pitanga. O mesmo ocorre com o cravo da índia. Essas plantas têm uma quantidade boa desses compostos chamados terpenóides”, explicou. Os óleos essenciais da cutia e da umburana também são obtidos por meio do sumo da folha.