quarta-feira, 8 de março de 2023

Ministério Público processa Ratinho por falas misóginas contra Natália Bonavides


O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação civil pública pedindo a condenação de Carlos Roberto Massa, o “Ratinho” e da Rádio Massa FM pela prática de dano moral coletivo causado às mulheres que já atuam ou pretendem atuar na política. 

O MPF pede que o apresentador seja condenado a pagar R$ 2 milhões de indenização, pela veiculação de estereótipos de gênero e propagação de violência generalizada em fala criticando a deputada federal Natália Bonavides (PT/RN). 

O órgão requer, também, que a Rádio Massa FM seja obrigada a veicular campanhas e ações de conscientização sobre os direitos das mulheres e combate à violência de gênero, pelo período mínimo de um ano.

O caso se refere a um programa de rádio apresentado por Ratinho, em 15 de dezembro de 2021. De acordo com a ação, ao criticar a atuação política da parlamentar no Projeto de Lei (PL) 4.004/2021, o apresentador sugeriu que ela fosse eliminada com o uso de uma “metralhadora”. No PL, a deputada federal defende que as declarações de casamento não façam referência ao gênero dos casais, para evitar constrangimentos a pessoas da comunidade LGBTQIA+ e assegurar o tratamento igualitário.

Além da ameaça de morte, Ratinho se dirige a Natália Bonavides em tom jocoso e utilizando estereótipos discriminatórios que atingem todas as mulheres, conforme sustenta a ação. “Você não tem o que fazer”; “vai lavar roupa”; “vá costurar a calça do seu marido”; “a cueca dele”; “vá lavar louça”; “isso é uma imbecilidade esse tipo de coisa” e “a gente tinha que eliminar esses loucos” foram algumas das expressões utilizadas pelo apresentador.



TOMBA FARIA: “chegou a hora da Governadora Fátima mostrar que é a mãe e madrinha do piso dos professores”


Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quarta-feira (08), o deputado Tomba Farias (PSDB) discursou sobre a não implantação do piso salarial dos professores pelas gestões do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte e cobrou do governo estadual a agilidade no pagamento dos educadores.

“Quando Senadora, Fátima Bezerra (PT), dizia em todos os locais ser a mãe, madrinha do piso salarial dos professores e que ele deveria ser pago de todo jeito, por incrível que pareça, o piso salarial dos municípios governados pelo PT não está sendo cumprido”, revelou o deputado municipalista. 

Tomba também relembrou que no ano passado o governo não cumpriu com o acordo dos professores. “Em 2022 o Governo do Estado fez uma negociação com os educadores e não cumpriu e agora estamos no ano de 2023, com o piso novamente sem o pagamento do ano anterior”, questionou.

Blog do FM



Sob a presidência de Francisco do PT, CCJ da Assembleia aprova 13 projetos na primeira reunião de 2023


O deputado estadual Francisco do PT realizou, nesta terça-feira (07), a primeira reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, ocasião em que foram apreciados e votados treze projetos.

Presidente da CCJ, Francisco do PT destacou que “a reunião foi muito boa, com um nível de discussão que pretendemos impulsionar ao longo dos nossos trabalhos – dentro desse espírito colaborativo dos deputados”.

Das 16 matérias constantes na pauta, 13 foram aprovadas por unanimidade. “A CCJ tem um papel extremamente relevante, pois é aqui onde inicia a tramitação de todos os projetos da Casa. Na condição de presidente, queremos deliberar sobre o maior número possível de proposições, contribuindo assim com a sua tramitação e, por fim, aprovação. Compromisso é com o povo e o desenvolvimento do Estado”, pontuou.