sexta-feira, 8 de julho de 2022

Aprovada e sancionada lei do vereador Ildécio que cria o dia da Guarda Municipal


O prefeito de Parelhas Dr. Tiago Almeida, sancionou a Lei 2669. 2020 de 06 de Julho de 2022, que cria  o dia da Guarda Municipal, a ser comemorado no dia 26 de Setembro.

A lei de autoria do vereador Ildécio Oliveira, tem como objetivo valorizar a referida Guarda Municipal, uma vez que a mesma, tem tido papel de destaque no município de Parelhas, no que diz respeito a manutenção da ordem e defesa do patrimônio público.

Para o vereador Ildécio, a valorização destes profissionais tem sido uma das prioridades de seu mandato.

'' Essa foi uma maneira que achei de homenagear essa classe tão importante para nossa cidade. A guarda Municipal tem desempenhado um trabalho muito importante e nada mais justo que dentre 365 dias do ano, o dia 26 de Setembro seja reservado para agraciar esses valorosos guerreiros que tem desenvolvido um trabalho extraordinário em  nosso município.'' Destacou o vereador Ildécio




Dirigente do PL, de Bolsonaro, é indiciado por abusar sexualmente das netas


O dirigente do Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), e vice-presidente estadual da sigla em São Paulo, José Renato da Silva, foi indiciado pela Polícia Civil por abusar sexualmente das netas quando elas tinham 6 e 7 anos até a adolescência.

Caso foi revelado pela filha, Cintia Renata Lira da Silva, que também diz ter sido abusada pelo pai quando era criança. Ela publicou um desabafo no Instagram sobre o caso na quarta-feira (6). Cintia é secretária municipal de Suzano (SP), cidade em que José Renato já foi prefeito.

No texto, ela conta que viveu por anos guardando esse segredo e que só decidiu denunciar o pai depois de tomar conhecimento de que suas filhas passaram pela mesma situação. Na carta aberta, a secretária ainda relata como se sentiu e como vem apoiando as filhas.

“Por várias vezes oscilei em fazer isso e permanecer calada, quieta no meu canto conhecido, porque já estou acostumada a lidar. Passei minha vida inteira tentando provar para alguém, sempre com a sensação de não pertencer ao lugar, seja ele qual fosse”, conta.

Cíntia ainda critica a posição de algumas pessoas que tentaram abafar a situação para preservar a imagem de José Renato.

“Eu, uma criança de 6 anos apenas, e minhas filhas tinham 6 e 7 aninhos quando começaram os abusos feitos pela mesma pessoa, o avô. Elas continuaram sendo abusadas pelos 9 anos seguintes. Crianças sendo acariciadas por quem deveria protegê-las. Sendo obrigadas a acariciá-lo também. Não tinha como sermos adultas e saudáveis tendo que conviver com isso e ainda nos calar”, afirma.

98FM



Dra. Júlia Ferreira terá apoio PSDB-Mulher Nacional e no Pará participa de Seminário de Capacitação


 RN tem 53% dos mais de 2,5 milhões de eleitores feminino, PSDB RN valoriza as candidaturas das mulheres e tem dado apoio   

 Mais mulheres na política. Esse é o principal objetivo do II Seminário de Capacitação Política: Representação, Democracia e Eleições 2022 promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS Brasil) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), que terá dois dias de programação. O encontro de capacitação acontece em Belém (PA) e conta com a participação de 50 pré-candidatas pela Federação PSDB-Cidadania de todo Brasil. A convite do Nacional, a médica Dra. Júlia Ferreira, vice-presidente do segmento do Rio Grande do Norte representa o Estado, no evento.

 “O Rio Grande do Norte 53% do eleitorado é feminino. Mas, em 2018 nenhuma mulher foi eleita deputada federal. Hoje tem uma representante na condição de suplente. Faremos um trabalho para conscientizar o Estado, que ao invés de votar nulo ou branco, vote em mulheres. Mais de 350 mil eleitores votaram branco e anularam o voto para deputado federal no Estado, na campanha passada. Só isso elegeria dois deputados federais, das oito vagas que o nosso RN tem direito no Congresso Nacional”, comentou Dra. Júlia, que há mais de 10 anos atende a população na Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, terceiro maior colégio eleitoral potiguar.

 E atualmente, o Brasil ocupa a 145º posição em um ranking de 187 países no que tange à representação feminina na política. Levando em consideração apenas a América Latina, só o Haiti —sem nenhuma mulher no Legislativo— está pior do que o Brasil no ranking. A representação feminina ainda é um desafio muito grande no Brasil, o país está atrás de diversos países da América Latina na questão da representação. 

 A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, ex-governadora do Rio Grande do Sul, destacou a organização das mulheres do partido ao relembrar que a primeira reunião oficial do PSDB-Mulher Nacional para elaborar o Regimento Interno do Secretariado foi realizado em outubro de 1999 no Pará. “Eu tive esse caminho, conquistado, aceito e valorizado, e hoje presido as mulheres do PSDB Nacional. Faço capacitação há muitos anos. Fundei, junto com outras mulheres, o PSDB-Mulher lá em 1998, e nunca paramos. O que eu posso fazer, devo fazer e quero fazer agora? É poder dar o apoio para que outras mulheres que queiram fazer isso não encontrem tantas dificuldades e preconceitos”

 A ex-ministra do Planejamento e ex-deputada federal lamentou o atraso do Brasil no quesito representatividade feminina e garantiu que o PSDB-Mulher se manterá firme nesta luta, independentemente dos rumos que a política interna tomará. Dra. Júlia conversou com Yeda Crusius e explicou que no Rio Grande do Norte, o PSDB vem fazendo um trabalho de valorização das pré-candidatas a deputadas, inclusive com espaços igualitários nas inserções partidárias que o partido teve direito em junho.

 Capacitação

 O curso está sendo ministrado para mulheres de todas as regiões do país e teve como pré-requisito nunca ter participado das capacitações promovidas pelo Secretariado até então. Dr. Júlia Ferreira participou da plenária sobre a importância da Amazônia para Brasil e recebeu orientações sobre Comunicação Política, redes sociais e Legislação Eleitoral. Nesta sexta-feira (8) estão previstos painéis sobre gestão estratégica de Campanha Eleitoral, financiamento de Campanha Eleitoral e Recursos Partidários; além de Políticas Públicas e Bandeiras Eleitorais 2022. Dra. Júlia retorna neste sábado (9), onde cumpre agenda em municípios da região Seridó.



Deputado Francisco do PT realiza sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Literatura Potiguar


A Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta sexta-feira (8), Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Literatura Potiguar. Proposto por Francisco do PT, o evento contou com a participação de professores, escritores, poetas e outras personalidades e instituições relacionadas à Cultura e à Literatura do Rio Grande do Norte.

Francisco do PT iniciou seu discurso justificando que os homenageados escolhidos são a representação do que de melhor tem sido confeccionado em termos da arte escrita e do processo de incentivo e propagação da Literatura Potiguar.

“Na condição de professor deputado, eu tenho oferecido atenção especial ao patrimônio artístico e cultural do RN, fazendo do meu mandato uma ferramenta de diálogo e vazão das demandas dos nossos artistas. Apresentamos requerimentos e fizemos gestões junto ao governo estadual, somando-nos à luta pelas leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, no plano federal. Além disso, conversamos com centenas de artistas e/ou entidades representativas e destinamos emendas parlamentares em prol do fortalecimento cultural”, destacou Francisco.

O deputado continuou sua fala, registrando que é de sua autoria a lei que reconhece a Dança do Espontão como patrimônio cultural e imaterial do RN.

“Também fizemos requerimentos pela recuperação das nossas casas de cultura; apresentamos o Projeto de Lei do Conselho Estadual de Cultura; destinamos emendas para a Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso, o Teatro de Rua de Janduís e o Museu de Francisco Dantas; além de ser nossa a lei que criou o Dia Estadual do Teatro”, acrescentou.

Mais especificamente sobre a Literatura Potiguar, ele lembrou que é de sua autoria o projeto de lei, em tramitação na Casa, que torna obrigatória a utilização das obras dos autores potiguares no currículo escolar.

Dando sequência à sessão, o parlamentar agradeceu a iniciativa do ex-deputado Sandro Pimentel, o qual, segundo Francisco, foi quem o colocou no caminho da professora Michele Paulista para realizar as homenagens.

“Mesmo sem estar presente aqui com um mandato, ele continua atuando na defesa dos mais importantes setores do RN, entre eles a Literatura. E eu tenho certeza que essa sessão estaria sendo realizada nesta data por você, Sandro, dado o seu compromisso com a Cultura, Arte e Literatura do nosso Estado”, frisou o deputado.

Sandro Pimentel externou sua satisfação em voltar à Casa Legislativa, após um ano e meio de sua saída.

Volto aqui para uma causa nobre. Não sabia se teria coragem de retornar, após ter meu mandato assaltado, mas eu não poderia deixar de prestigiar esse momento. Eu me lembro muito de quando a professora Michele me propôs que o RN tivesse uma lei onde o Dia da Literatura Potiguar pudesse ser lembrado. E eu até achei que já existia, mas ainda não. O nosso estado é um celeiro de pessoas e instituições que se dedicam à Literatura dia e noite, e elas devem ser devidamente lembradas e reconhecidas. Por isso eu me senti muito lisonjeado por ter apresentado essa legislação no nosso Estado”, acrescentou Sandro Pimentel, reforçando a importância de haver políticas públicas perenes que garantam o reconhecimento da Cultura e da Literatura.

A professora Michele Paulista ressaltou que “hoje é um dia histórico, porque é a primeira vez que se comemora o Dia Estadual da Literatura Potiguar”.

Ela explicou que o dia escolhido foi 9 de julho porque é a data de nascimento de Gilberto Avelino, poeta macauense, e de Veríssimo de Melo, “natalense que dispensa apresentações”.

“Mesmo no contexto político em que vivemos, contrário à Cultura e à Educação, seguimos resistindo. Quando fui conversar com o deputado Francisco para pedir que pudéssemos incluir os conteúdos de Literatura do RN no currículo escolar, para a minha surpresa, ele já havia incluído. Não importa se não vai cair no Enem. Nós não podemos ter uma visão tão pragmática; precisamos gerar o sentimento de pertencimento nos alunos”, afirmou. 

Falando em nome dos homenageados, Diogenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL) e Conselheiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ressaltou sua honra em participar da sessão, em nome da academia fundada por Câmara Cascudo.

“Não tem futuro quem não cuida do seu passado. E nós estamos aqui, no presente, cuidando do nosso passado e do que há de melhor nele, que é nossa Literatura como um todo”, enfatizou o poeta e escritor Diogenes da Cunha Lima.

Para o presidente da ANRL, “o Rio Grande do Norte é um riquíssimo estado pobre. O RN tem plenas condições de ser mais desenvolvido, mas vive na pobreza, em grande parte. Ao mesmo tempo, há uma vontade de vencer e superar obstáculos. E a cultura é a base desse trabalho”, disse.

Ainda de acordo com Diogenes da Cunha Lima, “Câmara Cascudo é o maior dos escritores do Brasil que estudaram o brasileiro”. 

“Ele mostrou isso através dos seus livros e estudos sobre religiões, costumes, lendas e mitos. Nenhum escritor teve essa visão. Então ele é um orgulho legítimo potiguar”, disse o ex-reitor da UFRN Diógenes da Cunha Lima.

Finalizando sua fala, o conselheiro do IPHAN enalteceu os seus amigos Veríssimo de Melo e Gilberto Avelino, registrando que os dois pertenceram à nossa academia e eram como irmãos para ele. 

Ao todo, foram 30 os homenageados (personalidades e instituições), dentre os quais estão: 

Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Academia Macauense de Letras e Artes – AMLA

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Diogenes da Cunha Lima

José Lacerda Alves Felipe

Maria das Graças de Macedo Azevedo (In Memoriam)

Michelle Patrícia Paulista da Rocha

Pinto Júnior (In Memoriam)

Tarcísio Gurgel

Thiago Gonzaga



ASSUSTADOR: ''Carro de juiz que mandou prender ex-ministro de Bolsonaro é atacado em Brasília''

 


Responsável pela ordem de prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, o juiz Renato Borelli, da 15ª Vara da Justiça Federal em Brasília, foi alvo nesta quinta-feira (7) de um ataque enquanto dirigia, logo após deixar sua residência na capital federal. No início da tarde, o carro foi atingido por fezes de animais, ovos e terra.

O juiz não se feriu. Ele ficou com a visão prejudicada porque parte do vidro dianteiro ficou manchado. Mas conseguiu controlar o carro.

O juiz comunicou o caso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que vai tomar providências para apurar os fatos.

Logo após determinar a prisão de Ribeiro e dois pastores, Borelli recebeu dezenas de ameaças, a maioria pela internet. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi acionado para apurar as ameaças.

O juiz autorizou a operação da Polícia Federal que no último dia 22 prendeu o ex-ministro da Educação e os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, suspeitos de cobrar propina para liberação de verbas públicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, mesmo sem cargos no ministério.

g1