.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

PARELHAS: "Está surgindo uma terceira via e vem com força!"

O Blog recebeu a informação que se articula no meio político parelhense, o fortalecimento de uma terceira via, ou seja, nem Bicudo, nem Bacurau e nem Petistas.
Segundo informes, existe um pessoa, que é um político experiente que tem conversado com diversos líderes político locais, semeando a ideia de que o radicalismo tem feito muito mal a cidade, e que por esse motivo, a criação de uma terceira via, seria uma opção a mais para os eleitores analisarem.
De acordo com informações colhidas, várias lideranças, ex-vereadores e líderes comunitários estão abraçando a ideia.

Vamos aguardar!



POLÍTICA: "Como será a atuação da Câmara Municipal?"

A população espera uma Câmara Municipal independente e transparente. Um leitor do blog, procurou este blogueiro para fazer algumas denúncias, pedi que ele procurasse o Legislativo para que apure as possíveis irregularidades na nova gestão PMDBista. 
Estamos apenas no inicio dos trabalhos legislativo e executivo.

NEPOTISMO: "Deputado Alberto Fraga dribla lei e trabalha com filha e genro no gabinete"

O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) é conhecido como defensor das famílias. Mas dedica atenção especial à própria. Para ajudar ainda mais os seus familiares, o parlamentar burlou a lei que proíbe o nepotismo até o quarto grau e criou uma fórmula engenhosa para empregar a filha Bruna Brasil Fraga e o genro João Ribeiro da Silva Neto no próprio gabinete. Até um disfarce é utilizado para encobrir a ilegalidade.
O casal dá expediente no gabinete de Fraga, mas seus registros funcionais são de outros lugares. A filha Bruna é lotada oficialmente no gabinete de outra Casa legislativa, o Senado. O seu registro de trabalho, com direito a crachá e tudo, é na primeira-secretaria, como assistente parlamentar júnior. O cargo parece de estagiário, mas tem salário de R$ 10 mil.
O gabinete onde Bruna conseguiu ser registrada é dirigido pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO). Amigo do deputado Fraga, o senador é poderoso na Mesa Diretora do Senado. Exerce o cargo de primeiro-secretário, uma espécie de prefeito da instituição. Cuida de toda a infraestrutura para o funcionamento dos gabinetes, comissões e plenário.
Em nota, o Senado afirmou que Bruna Brasil “encontra-se lotada na Diretoria-Geral, com exercício na Primeira-Secretaria do Senado Federal”. Ressaltou, ainda, que “aos servidores do Senado é permitido prestar serviços em qualquer órgão ou unidade da Administração Pública, desde que formalmente requisitados e cedidos”. Bruna, porém, é lotada em um cargo comissionado.
O chefe de gabinete da Primeira Secretaria do Senado, Fernando Damasceno – identificado por Bruna Brasil como seu superior no Senado – afirmou ao Congresso em Foco que “não é permitido a ela trabalhar nas dependências da Câmara dos Deputados, exceto quando estiver tratando de demandas institucionais da Primeira Secretaria”. Damasceno ressaltou, porém, que Bruna “eventualmente cuida de demandas institucionais da Primeira Secretaria junto a órgãos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados”.
Em várias oportunidades a reportagem procurou Bruna no seu local oficial de trabalho no Senado, sem sucesso. Bruna é encontrada diariamente no gabinete do pai. E vai secretamente. Para não deixar rastros do seu drible na lei que proíbe o nepotismo, quando está trabalhando no gabinete do pai Bruna assume a personalidade de Andressa.
Quando atende eleitores e até pessoas que não a conhecem e vão ao gabinete do pai Bruna se identifica como Andressa. Ao telefone também. Mas a personagem de Bruna existe. É Andressa Lilian Nascimento Delporto Arantes e está registrada na Câmara como secretária parlamentar e salário de R$ 2,2 mil. Para não criar muita confusão no disfarce, Bruna manda Andressa realizar intermináveis trabalhos externos.
A reportagem do Congresso em Foco acompanhou a rotina no gabinete do parlamentar por duas semanas. Bruna chega segunda-feira cedo na Casa. Ela não costuma andar com seu marido pelos corredores. Em uma terça-feira (13 de dezembro), dia da votação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos no Senado, Bruna ficou no gabinete até às 12h30, quando saiu para almoçar com seu pai. João Ribeiro saiu depois da esposa pela escada de emergência do quinto andar do Anexo 4 da Câmara dos Deputados.

Congresso em Foco


ATUAÇÃO: "Nélter propõe fortalecimento das Câmaras do RN"

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) propôs o fortalecimento das Câmaras Municipais  do Rio Grande do Norte através da construção, ampliação ou reforma das sedes dos legislativos com  recursos provenientes de emendas parlamentares. Em seu pronunciamento, na sessão plenária desta terça-feira (7), o deputado anunciou que o assunto será discutido em audiência pública na Assembleia no mês de março.
“Os vereadores são para-choques junto à população. Muitas vezes esses parlamentares não tem, sequer, um gabinete para trabalhar e algumas Câmaras não possuem nem sede própria ou precisam de melhorias. Por isso, queremos discutir a possibilidade do repasse dos recursos públicos para esta finalidade através de emendas dos deputados e contamos com o apoio de todos”, defendeu Nélter Queiroz.
Ele disse ainda que convidará representantes do Governo, Federação das Câmaras, União de Vereadores, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e Câmara Municipal de Natal para o debate em torno do assunto. “A presidente da Câmara Municipal de Jucurutu já fez, inclusive, uma consulta pública junto ao Tribunal de Contas do Estado para saber se é legal este repasse, o que contribuirá para a discussão”, acrescentou o parlamentar.


URGENTE: "Justiça cassa mandato da prefeita de Ouro Branco"

Chega ao blog a informação que a prefeita de Ouro Branco doutora Fátima perdeu os direitos políticos e deverá ser afastada do cargo.
O resultado oficial da Justiça será publicado nas próximas horas mas cabe recurso.

FÁTIMA BEZERRA: "Imaginem se fosse a Dilma indicando o José Eduardo Cardozo!"

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou, em nota divulgada nesta segunda-feira 6, a possibilidade de Michel Temer indicar o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.
A senadora lembra que a própria tese de doutorado de Moraes, "em julho de 2000, defendeu que, na indicação ao cargo de ministro do STF, fossem vedados os que exercem cargos de confiança 'durante o mandato do presidente da República em exercício' para que se evitasse 'demonstração de gratidão política".
Abaixo, a íntegra da nota:
Corre a notícia de que o presidente ilegítimo, Michel Temer, poderá anunciar nesta segunda-feira o nome que pretende submeter ao Senado para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal com a morte de Teori Zavascki.
O nome cotado seria o de Alexandre de Moraes, o seu próprio ministro da Justiça. Filiado ao PSDB, Moraes foi advogado de Eduardo Cunha e de uma cooperativa de transporte em São Paulo identificada como um dos braços do PCC. 
Foi ainda secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, no governo Alckmin, em uma gestão marcada por truculência e violência desmedida frente a protestos e atos. 
De acordo com notícia publicada pelo Estadão, o próprio Alexandre de Moraes, em tese de doutorado apresentada na Faculdade de Direito da USP, em julho de 2000, defendeu que, na indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, fossem vedados os que exercem cargos de confiança "durante o mandato do presidente da República em exercício" para que se evitasse "demonstração de gratidão política".
Agora, imaginem se fosse a Dilma indicando o José Eduardo Cardozo!


CURRAIS NOVOS: "Prefeito Odon Jr. apresenta mensagem anual"

O Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, fez na noite desta segunda-feira (06), a leitura da mensagem anual da Prefeitura Municipal na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Currais Novos, solenidade que contou com a presença dos vereadores, do vice-prefeito Anderson Alves, secretários municipais, servidores, e população. 

“Currais Novos vive um momento único e importante em sua história com a presença de dois jovens no executivo municipal, missão concedida pela mais alta honraria da democracia de um povo: o voto. A consciência cidadã da população currais-novense confirmou o nosso desejo de mudança no modo de governar e de realizar as ações que o povo tanto deseja”, disse Odon Jr. O prefeito apresentou dados sobre a situação financeira do município e disse que o momento é de grandes desafios. “Todas as dificuldades nos motivam a construir uma cidade que tenha como valores a inovação e modernização do serviço público, a integração das unidades administrativas e orçamentárias e o fortalecimento do papel do servidor através de capacitações, valorização e orientação da gestão e do trabalho desempenhado ao planejamento humano e financeiro”, comentou Odon Jr.

Durante a mensagem, o Prefeito Odon Jr destacou ações já realizadas pela Prefeitura nestes primeiros dias de gestão, tais como: redução de horas extras; concerto de ambulância; elaboração do Plano de Contingência Contra as Arboviroses; fortalecimento da parceria com o curso de Medicina da UFRN, assim como ampliação das residências multiprofissionais; ampliação no número de matrículas na rede municipal de ensino; mobilização social de incentivo à Educação de Jovens e Adultos – EJA; avanço no índice de atualização da condicionante da saúde do Programa Bolsa Família de 12% para 60%, após um grande esforço das secretarias de Saúde e Assistência Social; apoio aos artesãos e alunos da Escola Municipal Professora Trindade Campelo na FIART; planejamento do 1º Festival Literário de Currais Novos; articulação para a retomada do Conselho de Política Cultural; reunião com a Associação Curraisnovense de Música e IFRN para discutir a reestruturação da Banda Maestro Santa Rosa; funcionalidade à Ouvidoria Municipal; retomada de obras importantes como Creche Tipo “B” do Bairro Dr.José Bezerra, a Unidade Básica de Saúde do Parque Dourado, o Teatro Municipal, pavimentação das ruas Benedito Gonçalves, Tota Construtor e Berilo e o início do calçamento da Rua Luiz Janilson; realização de mutirões de limpeza; retomada do abastecimento de comunidades como São Sebastião, Santo André e Poço de Serra; realização de 14 reuniões em diversas comunidades rurais; mais de 20 cortes de terras em comunidades rurais; entre outras ações.

Jean Souza



RN: "Governo proíbe apoio financeiro da administração pública para custear carnaval"

O governador Robinson Faria publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7) um decreto que proíbe a concessão de ajuda financeira, por parte dos órgãos da Administração Pública Estadual, para custear despesas com as festividades carnavalescas.
De acordo com o texto, entre as justificativas para a impossibilidade de apoio estão a severa crise econômica e financeira que afeta o país e o Rio Grande do Norte, assim como a crise hídrica vivida pelo Estado.
O decreto explica ainda que a ação ocorre devido à necessidade da “Administração Pública priorizar o fornecimento à população dos serviços públicos essenciais e permanentes, sobretudo de saúde, segurança e educação”.
RESTAURANTE

EXEMPLO: "Aos 11 anos, menino ensina a mãe a ler em Natal"

O pequeno Damião Andrade, de 11 anos de idade, ainda não tem muita desenvoltura na leitura, mas já conseguiu um grande feito: ensinou a mãe – que nunca frequentou uma escola – a escrever o próprio nome. “Todo mundo rejeitando ela e eu resolvi ajudar. Eu ajudei, ela tá sabendo as letras, já aprendeu o nome”, conta o garoto.
Em cada letrinha que aprende dona Sandra de Andrade descobre um mundo novo. “Ele lê e explica. Vai lendo e explicando o que significa”, diz.
A ideia de ensinar a mãe a ler e escrever veio do gosto pela leitura.Incentivado pelas professoras da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, Damião levava livros todos os dias para ler em casa. “Todo dia ele trazia quatro livros pra casa, devolvia e trazia mais quatro. E ele ficava lendo pra mim e eu fiquei cada vez mais vendo ele no que eu queria ser”, diz a mãe, orgulhosa.
“A leitura é trabalhada para além da escola. Ela não fica aqui na escola, a gente quer que os nossos alunos desenvolvam o hábito pela leitura também fora da escola”, diz Maria Ziane de Araújo, diretora da escola.
Para a professora do garoto, Damião é um exemplo de como o hábito de ler pode mesmo mudar o universo das pessoas. “Mesmo Damião ainda em processo de leitura ele se prontificava a ler para a mãe e sempre voltava dizendo da alegria dela de ter compreendido a história”, conta Teresa Moura.
E quando questionado por que gosta tanto de ler, Damião tem a resposta na ponta da língua: “A imaginação vai mais longe”.


ALERTA: "Brasil confirma 68 mortes por febre amarela"

Os casos confirmados de febre amarela subiram para 189 no País, com 68 mortes, segundo boletim desta segunda-feira, 6, do Ministério da Saúde. Minas continua a ser o Estado mais afetado pela doença, com 167 confirmações e 59 óbitos.
As cidades mineiras com mais óbitos confirmados são Ladainha (22) e Caratinga (20). Ainda há casos suspeitos em Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Tocantins.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que o Rio Grande do Norte não é considerado pelo Ministério da Saúde área de transmissão da febre amarela.

RESTAURANTE

TÁ CHEGANDO, TÁ CHEGANDO....ADQUIRA JÁ A SUA SENHA!


POLÍTICA: "Vereador Frank Professor participa da posse da direção do Sindicato"

O vereador Frank Kleber, participou no último domingo(05) da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Parelhas que aconteceu no Restaurante Recanto Verde.
Na oportunidade Frank Professor, colocou o seu mandato inteiramente a disposição do Sindicato, bem como de sua presidente Elizamar Costa, para ajudar no que for preciso.
"Sinto uma alegria muito grande em está na posse, dessa minha amiga de guerra e de lutas, Elizamar fará, não tenho dúvidas, um grande mandato e o vereador Frank está aqui para ajudar sempre que vc precisar minha querida companheira". Discursou o vereador Frank Professor


ARTIGO: "Ser Blogueiro é está preparado para as adversidades"


Criar um Blog é muito fácil, até uma criança cria em questões de minutos, basta se instruir através de bons tutoriais por ai e com certeza logo qualquer pessoa terá uma página na internet, para divulgar o que quiser, como por exemplo, denunciar, se lamentar, gritar, formar opinião, dizer o que sente e o que achas, em fim… O espaço é seu para fazer o que você bem entender. Mas manter um blog no ar atualizado, e dar vida a ele é difícil, há… Como é difícil. Pois exige, tempo, criatividade, conteúdo, cuidados, educação e paciência.

Hora elogiado, hora criticado…

Às vezes somos aplaudidos, somos elogiados, quase diariamente, mas todo blogueiro tem que está preparado para enfrentar as adversidades, como por exemplo, afrontas, revoltas, ameaças, as discordância, os anônimos que são muitos, os amigos falsos e os verdadeiros, enfrentar o medo e ter a coragem de publicar a verdade sem vírgulas. Que digam aqueles que decidiu ser formador de opinião.


Às vezes passamos horas ali, tentando mudar algo na postagem , editando, buscando uma imagem que venha ser abraçada pelo texto, enfim, aquela ânsia de que saia tudo perfeito, e agrade os olhos de quem nos lê.

Cada um com seu talento, mas todos com o mesmo objetivo, crescer na blogosfera, e levar a quem lê um pouco de nós, de nossas idéias, do que gostamos, do que é bom para nós que possa ser bom pra eles, enfim, sempre aprimorando, atualizando, renovando.


O mais interessante é que podemos dividir nossas opiniões, mesmo que seja algo bem pessoal, que as ideias surgem nos momentos mais estranhos, e às vezes somos nossos mais fiéis admiradores. Só precisamos lembrar-nos de nos disciplinar sempre. 


Enfim, a vida de blogueiro é assim, bem divertida, com vantagens e desvantagens, horas transbordando, horas se preocupando para ter algo a postar, mas tem prazer de cuidar do seu cantinho, acreditando sempre em seu potencial, e formando opinião da vida como ela é, apesar de sabermos que o preço que se paga as vezes é alto demais.

Adaptação do texto do Blog Guamaré em Dia.

BRASIL: "Filiado ao PSDB e indicado de Temer para o STF, Alexandre de Moraes será sabatinado no Senado"

Filiado ao PSDB, auxiliar do presidente Michel Temer (PMDB) no Ministério da Justiça, Alexandre de Moraes foi o indicado do Palácio do Planalto para a vaga do STF, aberta com a morte do ministro Teori Zavascki.
Moraes foi auxiliar dos governos Alckmin e Kassab, em São Paulo. Também foi promotor de Justiça. 
Para assumir, precisa da aprovação do Senado, onde será sabatinado.
Os senadores do PT criticaram a indicação política, esquecendo que nos governos Lula e Dilma o STF foi preenchido por indicações políticas de interesse do partido.
Agora a vez do interesse do PMDB. Sem uma reforma política que barre essas arrumações, isso vai continuar acontecendo.
Mas reforma assim, não interessa nem ao PT, nem ao PMDB, muito menos ao PSDB.
E as panelas emudeceram...


ABSURDO: "Deputado se aposenta depois de apenas dois anos de mandato"

O deputado Manuel Rosa Neca (PR-RJ) chegou à Câmara como suplente, em janeiro de 2013. Cinco meses mais tarde, ingressou no plano de previdência dos congressistas. Completou apenas dois anos de mandato como deputado federal. Com o aproveitamento (averbação) de parte de mandatos anteriores de vereador e prefeito em Nilópoles (RJ), além de mais 26 anos de contribuição ao INSS, conseguiu a aposentadoria e recebe, hoje, R$ 8,6 mil. Esse é um dos exemplos das facilidades do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), que conta com regras bem mais brandas e flexíveis do que as previstas na reforma da Previdência a ser votada pelos deputados e senadores nos próximos meses.
Mas as regras do plano são ainda mais permissivas. Um deputado pode se aposentar a partir de apenas um ano de exercício do cargo, desde que faça averbações de outros mandatos ou contribuições ao INSS. O ex-deputado Junji Abe (PSD-SP) exerceu o cargo por  apenas quatro anos, entre 2011 e 2015. Em janeiro de 2015, teve aprovadas pela Câmara a averbação de mandatos de deputado estadual, vereador e prefeito de Mogi das Cruzes que somavam 20 anos de exercício desses cargos. O valor da averbação ficou em R$ 1,4 milhão. Em junho daquele ano, conseguiu ainda o aproveitamento de 12 anos de contribuições ao INSS. Fechou 24 anos de mandatos e assegurou uma aposentadoria de R$ R$ 23 mil.

Congresso em Foco


UTILIDADE PÚBLICA: "Vem aí concurso público em Ouro Branco-RN"

A Prefeitura Municipal de Ouro Branco-RN empreende consulta a instituições públicas de Ensino Superior para preparação e realização do concurso público do município.

As propostas financeiras serão analisadas, e após constatação de viabilidade, por meio de procedimentos legais pertinentes, será realizado o certame, com vagas para os níveis médio e superior.

Na última quinta-feira (03), a prefeita Dra Fátima recebeu em seu gabinete a equipe da Comissão Permanente de Concursos – CPCON, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a qual apresentou a proposta e orçamento da instituição.



PODER: "PMDB e PSDB disputam comando Ministério da Justiça"

Principais partidos da base aliada, PSDB e PMDB devem travar uma disputa para indicar o novo ministro da Justiça que ficará no lugar de Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Peemedebistas marcaram encontro na noite de segunda-feira na residência do novo presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), para debater o assunto.
A ideia é influenciar a indicação do novo ministro mas, segundo um dos participantes da articulação, o nome não deverá ser de um senador. — Vamos conversar sobre isto, ver quais são os nomes possíveis. Mas não deve ser nenhum senador — afirmou um senador peemedebista.
No PSDB, os parlamentares também pretendem brigar para manter a vaga, já que Alexandre de Moraes, apesar de ser amigo pessoal de Temer, é um quadro do partido. Dois nomes que estão sendo cogitados são os dos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), que é líder do governo no Senado, e Antonio Anastasia (PSDB-MG), que já ocupou interinamente o Ministério da Justiça. Aloysio, no entanto, sai na frente por demonstrar mais “ambição” pelo cargo, segundo correligionários.


PARAÍBA: "40 cidades em colapso total por causa da seca"

O número de cidades da Paraíba em colapso total de abastecimento devido à estiagem aumentou 60% em um ano. Segundo dados da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a quantidade subiu de 25 cidades sem água nas torneiras em 2016 para 40 em 2017. As cidades em racionamento eram 102 no ano passado e, agora, são 117.
Oito municípios entraram na lista de cidades em racionamento no sábado (4). O novo plano foi adotado devido à falta de chuvas na bacia hidrográfica Coremas/Mãe D’Água, que está com apenas 4,6% da capacidade máxima. Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e São Bento encontravam-se em situação de alerta e passaram a adotar racionamento das 5h do sábado às 5h da segunda-feira.
Boa parte das cidades que está em colapso ou racionamento está localizada no Sertão ou Cariri do estado. Essas regiões e o Curimataú paraibano fazem parte do semiárido. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) é de chuvas satisfatórias, com início do período chuvoso em fevereiro e término em março, com maior predominância no último mês.