sábado, 29 de março de 2025

PARELHAS: "Com articulação do vereador Ildécio Prefeitura assina termo de adesão para educação no trânsito"


Graças a articulação do vereador Ildécio Oliveira,  a Prefeitura de Parelhas assinou um termo de adesão, trazendo para o município a educação no trânsito.

Parelhas dá um passo importante, e se torna uma das três cidades, e a primeira da região do Seridó, a implantar o Projeto Educar PRF, visando conscientizar as crianças sobre a importância do respeito as leis de trânsito.

Essa parceria com a Polícia Rodoviária Federal, é um marco na cidade, uma vez que reforça o compromisso com um futuro mais seguro.

"Uma das minhas prioridades como vereador de nossa cidade é a segurança, tem sido assim com nossos Guardas Municipais, buscando sempre fortalecer a categoria e agora, com essa parceria com  PRF, que visa assegurar que nossas crianças cresçam conscientes, não apenas de seus direitos, mas também de seus deveres como futuros cidadãos. Agradeço imensamente ao prefeito Dr. Tiago por sempre abraçar os nossos projetos e as nossas causas." Destacou o vereador Ildécio Oliveira


Deputado Francisco do PT visita obras do Governo do RN em Santana do Matos


O deputado estadual Francisco do PT esteve em Santana do Matos, nesta sexta-feira (28), para verificar de perto obras em andamento no município, realizadas pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Entre as obras visitadas, estiveram o recapeamento da RN 041 e a construção do Instituto de Educação do Rio Grande do Norte (IERN), com previsão para ser entregue no segundo semestre deste anos, oferecendo inicialmente cursos técnicos de administração e energias renováveis.

O deputado esteve ainda na Escola Estadual Aristófanes Fernandes, para onde ele destinou uma emenda de 100 mil reais para a construção de uma quadra de areia. A obra deve ser iniciada nos próximos dias. Antes o parlamentar já havia destinado para a escola 50 mil reais, que foram utilizados no laboratório de informática.

Além das visitas às obras, Francisco também se reuniu com trabalhadores e trabalhadoras da Colônia de Pescadores de Santana do Matos para debater formas de incentivar melhorias para a instituição. Durante a reunião, foram discutidas propostas que visam fortalecer o setor pesqueiro local, garantindo melhores condições de trabalho e apoiando o desenvolvimento sustentável da atividade.

Na visita em Santana do Matos, Francisco esteve acompanhado do ex-prefeito de Currais Novos, Odon Jr. (PT), do ex-vereador João Corcino (PT) e do vereador Som (PT), para observar os avanços nas obras que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores da região.

“Foi um dia bastante produtivo, porque pudemos acompanhar de perto os resultados do trabalho do Governo do Estafo aqui, que estão melhorando a qualidade de vida das pessoas também nesta região”, afirmou o deputado Francisco do PT.

Verba de hospital em Mossoró? Styvenson afirma uma coisa, mas portaria diz outra

 


Do Blog do Barreto

Na última sexta-feira, além de vir a Mossoró assinar uma suposta ordem de serviço para a construção de um hospital infantil em Mossoró (saiba mais AQUI), o senador Styvenson Valentim (PSDB) também aproveitou para visitar as obras do hospital da Liga de Mossoró de Estudos e Combate ao Câncer.

O senador afirma que mandou uma emenda de R$ 8 milhões para construir o que classifica como maior hospital oncológico de Mossoró e região.

Trata-se da Portaria GM/MS Nº 2.860, de 28 de dezembro de 2023, que habilitou Mossoró e outras cidades para receber recursos “para o custeio da Atenção Especializada”, o que significa verba para atendimento a pacientes e manutenção dos hospitais com pagamento de contas de água, luz, telefone, terceirizados e compra de insumos. Não há menção a construção de hospitais, o que seria dinheiro carimbado como sendo para investimento.

O artigo 2º da portaria é claro:

“Os recursos orçamentários objeto desta Portaria correrão por conta do Orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.302.5018.2E90 – Incremento Temporário ao Custeio dos Serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial para Cumprimento de Metas – Plano Orçamentário 0000 – Incremento Temporário ao Custeio dos Serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial para Cumprimento de Metas – Despesas Diversas e Planos Orçamentários referentes a dotações acrescidas por emendas de bancada, durante a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária de 2023, classificadas com Identificador de Resultado primário 2 – RP 2”.

Do Rio Grande do Norte 15 cidades foram habilitadas pela portaria do Ministério da Saúde.

Styvenson chamou para si a responsabilidade pelo envio dos recursos e conseguiu apoio da direção de Liga de Mossoró para vender a versão de que foi fruto de emenda dele sem dividir os louros com o Governo Federal.



Nome de Styvenson não aparece como autor do envio dos recursos na portaria

Mas o extrato do convênio assinado pela então secretária de saúde de Mossoró Morgana Dantas em 24 de maio de 2004 deixa claro que o dinheiro é resultado da portaria do Ministério da Saúde e da emenda.


Portaria lembra que emenda vem de Portaria do Ministério da Saúde

Digamos que foi uma verba a quatro mãos, mas para custeio e não para construção de hospital. Apesar de o nome do senador sequer aparecer na portaria.

FONTE: opotiguar.com.br