quarta-feira, 13 de março de 2024

ELEIÇÕES 2024: "Teimosia, prepotência e sabotagem, poderá fazer com que o grupo MDB/PT de Parelhas sofra um vexame ainda maior que em 2020"


Quem acha que o resultado das eleições de 2020 foi um vexame para o grupo que hoje faz oposição ao atual prefeito, poderá se surprender ainda mais com o resultado das eleições deste ano.

O grupo caminha a passos largos para sofrer a maior derrocata de sua história, história que aliás, foi muito bem alicerçada pelo ex-prefeito Dr. Antônio Petronilo e continuada pelo também ex-prefeito e  agora deputado Francisco do PT, e que começou a desmoronar na eleição de 2018, culminando na derrota acachapante de 2020.

Forças, não tão ocultas, que cogitaram um acordão com o grupo de situação, conspiram diariamente e vai ser muito difícil, a participação do líder bacurau, nessa eleição, nem nas redes sociais, o que torna o caminho  ainda mais íngreme  para o pré-candidato a prefeito Zequinha Professor.

Não bastasse a prepotência e sabotagem daqueles que foram os responsáveis diretos pela derrota em 2020, a nominata para a disputa proporcional, poderá ser ainda mais frágil que a das últimas eleições, possibilitando ao grupo da situação fazer uma maioria ainda mais ampla, conquistando o tão sonhado 2/3 do parlamento, para aprovar e desaprovar tudo que aprouver o atual mandatário, que por sua vez já tem certeza da vitória.

A teimosia em não querer fazer parte da federação, poderá custar muito caro ao grupo que governou Parelhas por 20 anos, 15 desses, com  maioria na câmara.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!





Deputado Francisco assume pela segunda vez a presidência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa


O deputado estadual Francisco (PT) foi eleito por unanimidade dos membros para reassumir a presidência da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

Membro permanente por quatro anos, tendo já presidido a mesma em 2020, e atuado na condição de vice-presidente no ano passado, o parlamentar ressalta os desafios para esse novo ciclo: “Pela importância dos temas tratados por esta Comissão, pretendemos seguir o ritmo que ocorreu no ano passado, agilizando a apreciação de votação das matérias que aqui chegam. Vamos promover também debates com representantes da sociedade sobre qualquer um dos temas que estão nas atribuições desta Comissão e vamos também visitar instituições e programas fora da Casa”, pontuou. 

O deputado Francisco lembrou ainda do esforço, dedicação e trabalho que marcou a Comissão em 2020 quando foi presidente. “Encerramos aquele ano com pauta zero, ou seja: todos os projetos que chegaram foram colocados em debate, apreciados e votados. Assim será o ritmo deste ano”.



SANTANA DO SERIDÓ: "Prefeito promete, não cumpre, e população da Comunidade Tuiuiú sofre com a chegada das chuvas"



A chegada do período chuvoso, que deveria ser motivo de muita alegria para o sertanejo tão sofrido com a estiagem, se transforma em momentos de angústia, pelo menos para moradores da Comunidade Tuiuiú, que ficam ilhados, sem ter como passar, por causa da precariedade que se encontra a passagem molhada, principal acesso da população a cidade.

Populares usaram as redes sociais para pedir, até pelo amor de Deus, que as providências sejam tomadas, para que os mesmos tenham de volta o simples direito de ir e vir, com segurança.

A restauração da passagem molhada, foi uma promessa do atual prefeito, inclusive divulgada e alardeada nas redes sociais, mas que infelismente não passou de mais um marketing político da atual gestão, como mostra o vídeo acima, com o título de "O Trabalho não para", que ao que parece, nem começou, apesar das promessas.

De acordo com a população, essa é só mais uma promessa feita e descumprida pelo atual mandatário.












PARELHAS: "Em maior recarga diária de 2024, Barragem Boqueirão, tem aumento de quase meio metro de sua lâmina d’água"


O açude Ministro João Alves, conhecido por todos como Barragem Boqueirão, aqui em Parelhas, teve sua maior recarga diária do ano de 2024. 

Após fortes chuvas que caíram no município nas últimas 24h, o avanço da lâmina d’água foi de 55 centímetros com a medição registrada no dia anterior.

O acumulado desde o início do período chuvoso foi de 1,02m de água acumulada. Construído em 1988, o manancial é um gigante com capacidade para 85 milhões de metros cúbicos de água, valor praticamente equivalente a capacidade de “dois Gargalheiras”, que possui 44 milhões de metros cúbicos de capacidade.

Fonte: Blog Ismael Medeiros



Governo Lula anuncia que o RN vai receber três novos Institutos Federais

 


O governo federal pretende inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) no país até o final do atual mandato, em 2026. No Rio Grande do Norte, as cidades de TourosSão Miguel e Umarizal são as cidades potiguares que receberão novas unidades.

O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, nessa quinta-feira 14. “Nós vamos fazer mais 100 institutos federais neste país para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo”, afirmou.

Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos. Os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.  

Atualmente, a rede federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino das IFs chega a mais locais. Atualmente, o país conta com mais de 680 unidades. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados tanto nos grandes centros quanto no interior do país.

Para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne essas instituições, o anúncio é positivo e é uma pauta que vem sendo discutida há um tempo. As instituições demandam tanto a expansão, criando novas unidades, quanto a consolidação, ou seja, a finalização de obras em curso e a contratação de pessoal em locais onde isso ainda não foi feito.

“Receber a expansão é um fator importante porque vamos chegar a novos espaços e novas cidades pelas cinco regiões do país, levando a educação profissional e tecnológica pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, que vem abarcando e recebendo a diversidade da sociedade como um todo”, diz o vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif e reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF SUL), Flávio Nunes.

Segundo ele, o Conif aguarda ainda as definições de como se dará essa expansão, de como serão selecionados os novos locais e também de como se dará a consolidação.

Os recursos tanto para a expansão quanto para a consolidação estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, estão previstos R$ 3,9 bilhões para ambos. Ainda falta, portanto, definir quanto será destinado a cada uma das rubricas.

FONTE: opotiguar.com.br