terça-feira, 22 de julho de 2025

UTILIDADE PÚBLICA: "TRE/RN vai realizar atendimento itinerante no dia 25 de Julho na Comunidade Boa Vista dos Negros"


No próximo dia 25 de julho de 2025, a comunidade quilombola de Boa Vista dos Negros, no município de Parelhas, receberá o Atendimento Itinerante da Agenda pela Equidade e Diversidade, uma ação promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) com foco na promoção da inclusão e cidadania.

O atendimento ocorrerá das 9h às 14h e é direcionado a todos os moradores da comunidade que necessitam regularizar ou tirar o título de eleitor, bem como acessar outros serviços do TRE-RN. 

A ação tem como objetivo grantir o acesso das comunidades quilombolas aos serviços eleitorais, promover a educação cívica e eleitoral, esclarecendo sobre o processo, direitos e deveres dos cidadãos facilitando a reguralização eleitoral de pessoas em situação de vunerabilidade social proporcionando o direito do voto e da cidadania plena.

Documentos necessários para o atendimento:

*Comprovante de residência

*Documento de identificação com foto

Para homens nascidos em 2006, é obrigatória a apresentação do comprovante de quitação com o serviço militar.




Tornozeleira em Bolsonaro não gera comoção e cena pública é de isolamento político


A decisão do STF de impor uma tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com restrição de circulação após as 19h, não provocou a reação esperada por seus apoiadores mais radicais. Na frente da sede da Polícia Federal em Brasília, onde ele prestou depoimento, o único som foi o de uma marcha fúnebre executada por um trompetista.

Ao ouvir os primeiros acordes da música, Bolsonaro interrompeu a entrevista em que negava envolvimento em um suposto complô contra as instituições, um dos motivos que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar a medida. Não houve protestos massivos, como previsto por aliados, como o deputado Marco Feliciano (PL-SP). Nem mesmo lideranças expressivas da extrema direita compareceram ao local.

Mais tarde, o ex-presidente foi até a sede do PL, seu partido, mas não encontrou o presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto. Passou algum tempo esperando, sem receber apoio público de figuras influentes. Em todo o país, não foram registradas manifestações significativas em defesa de Bolsonaro.

O único protesto relevante do dia ocorreu em São Paulo, na Rua 25 de Março, onde comerciantes se mobilizaram contra uma possível investigação do governo dos EUA sobre importações. Alguns manifestantes, vestidos como presidiários e usando máscaras de Donald Trump e Bolsonaro, pediram a prisão do ex-presidente, criticando sua aliança com políticas protecionistas americanas.

Longe do caos anunciado por seus aliados, o primeiro dia de Bolsonaro com a tornozeleira foi marcado por isolamento político, ausência de mobilização popular e o cumprimento silencioso da ordem judicial — incluindo o retorno para casa antes do horário estipulado.

Com informações do ICL.




PARELHAS: "Diferente de outros tempos, visita de General Girão ao municipio não foi notada"


Passou completamente desapercebida a visita do deputado federal General Girão ao município de Parelhas neste final de Semana.

Em outros tempos, quando o deputado contava com o apoio do vereador Felisberto Nascimento, a chegada do parlamentar era quase um evento, com entrevistas, visitas a obras na cidade, almoços com lideranças matérias em blogs e portais da região.

Hoje, distante do ex-aliado, General Girão começa a sentir o peso das suas escolhas, o que poderá se refletir nas eleições do ano que vem.

Como diria a turma do treino: "Quem era Girão?"



VÍDEO: "Ex-ministro da saúde Marcelo Queiroga compara julgamento de Bolsonaro ao de Jesus Cristo: "É ainda mais grave". Assista!



O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Marcelo Queiroga (PL), resolveu inovar no bolsonarismo raiz.

Em vídeo publicado nas redes sociais, ele comparou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro com o sacrifício de Jesus Cristo – e foi além: disse que o caso de Bolsonaro seria “ainda mais grave”.

Em tom solene e com fundo religioso, Queiroga cita o capítulo 53 do livro de Isaías, usado por cristãos como referência à crucificação de Cristo.

Sem nenhum pudor na analogia, o médico que ocupou o Ministério da Saúde conclui que o processo enfrentado por Bolsonaro “é mais grave”.

ASSISTA: https://www.instagram.com/p/DMYPEowR225



ELEIÇÕES 2026: "Disputa pelo espólio político de Vivaldo na região do Seridó já começou"


Com a decisão de não disputar a reeleição em 2026, o deputado estadual Vivaldo Costa abrirá caminho para uma das disputas mais sensíveis da política seridoense: a sucessão do seu espólio político-eleitoral. E o cenário já sinaliza um possível embate entre aliado e familiar.

De um lado, o atual prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, articula nos bastidores e dá sinais claros de que pretende levar o nome à disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Do outro, Bibi Costa, ex-prefeito de Caicó e irmão de Vivaldo, já se comporta como pré-candidato declarado, reafirmando que seu nome estará nas urnas em 2026.

A equação política será delicada. Resta saber como o “Papa Jerimum” vai resolver o problema. A preferência de Vivaldo é clara e pública: Dr. Tadeu. Mas o deputado declarou que vai reunir a família para buscar o entendimento.

Heitor Gregório